+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes se enxergando na rede

    Senhores Tenho pesquisado aqui no fórum sobre os tópicos relacionados (clientes se enxergando na rede) e as regras encontradas não tem sido eficaz no meu provedor. Por esse motivo. (embora tenha visto vários comentários que esse problema e simples de resolução não tenho conseguido solucionar no meu provedor. Por essa razão, tomei a liberdade de pedir aos membros do fórum que ajudem nesse problema.
    ---todas as regras encontradas não funcionam meu servidor e computador que tem apenas o sistema mikrotik instalado.
    --- uso para sistema de irradiação duas Routerboard sendo:
    --- 01 RB 133 com três slots tendo nessa RB dois cartões eugênius.
    --- 01 RB 433 com três slots tendo nessa RB dois cartões eugênius.

    dai o sistema esta instalado assim:
    modem 3com recebe o sinal ADSL da brasil telecom e solta dois cabos que vão pra as RBS
    1º - cabo RJ 45 sai do modem e entra na lan da RB 133
    2º - cabo RJ 45 sai do modem e entra na lan da RB 433
    fiz todos as orientações que encontrei no fórum. Nenhuma teve seu funcionamento no meu provedor
    estou muito preocupado com essa falha no meu provedor. Haja visto que já tenho 150 usuários e tenho considerável demanda de clientes que querem aderir ao meu sistema
    portanto e com cautela tenho procurado sanar esse problema e não tenho tido resolução dai a iniciativa de pedir ajuda ao membros do fórum.
    não sei se consegui explicar corretamente e pra maior esclarecimento que se fizer necessário por favor adicionem meu email - [email protected]

    desde já agradeço a boa vontade dos colegas do fórum.

  2. #2

    Padrão

    como vc conecta os clientes ?
    uma forma facil e rapida que acho e fica otimo para todo tipo de controle é vc fazer com que todos clientes se conecte pelo ppoe é muito mais seguro vc pode atribuir um pool diferente para dhcp e para os clientes uma outra foixa de ip bem diferente tipo dhcp 192.168.1.x e ppoe 10.0.2.x
    fica otimo.

  3. #3

    Padrão continuando a ajuda

    obrigado por sugerir uma alternativa.
    a sugestao parece ser uma saída segura pra resolver meu problema pensando sim resolvi pedir ao colega uma apostila (caso tenha) que possibilite efetuar tal operaçao. no caso de nao ter e sendo uma operaçao simples por favor discriminar pra que eu possa efetuar no meu provedor. desde ja agradeço.
    em tempo gostaria de saber se o colega sabe de algum curso que capacite de forma mais avançada o manuseio do mikrotik. pois percebo que a maioria dos colegas tem tido problemas unicamente por falta de conhecimento do os mikrotik.
    caso se interesse em continuar a ajuda que mim prestou (e agradeço muito pela açao.) adicione meu msn.
    [email protected] para maior contato e quem sabe ate o colega vir aqui na minha cidade para ajudar no desenvolvimento do meu provedor que esta iniciando agora. (sei que falta muito ainda pra concluir esse projeto) e claro que tudo isso com preço a combinar.
    att marcao

  4. #4

    Padrão

    Garanto a vc que o melhor curso que existe é as tentativas que vc fizer no seu mikrotik so ele poderia dar a capacitação necessaria a vc, mas com certeza se vc tiver em vista algo mais grandioso o curso sera a melhor escolha possivel a vc.
    mas poste aqui as suas duvidas sobre configurar nesse modo e irei responder
    de inicio de uma lida na wiki do under-linux q vc vera como é simples.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Garanto a vc que o melhor curso que existe é as tentativas que vc fizer no seu mikrotik so ele poderia dar a capacitação necessaria a vc, mas com certeza se vc tiver em vista algo mais grandioso o curso sera a melhor escolha possivel a vc.
    mas poste aqui as suas duvidas sobre configurar nesse modo e irei responder
    de inicio de uma lida na wiki do under-linux q vc vera como é simples.
    Abraços
    farei isso de3sde ja agradeço a atençao.

  6. #6

    Padrão

    Estarei aqui se precisar de ajuda mas desde ja todos os testes é sempre bom ser feito na bancada vc podera ter um outro pc mais simples para testes e configurar do seu geito e quando vc achar q esta otimo so or o backup no seu servidor real.
    nao esqueça dos usuarios e qualquer mudança feita no teste e se for posto no servidor real dos clientes pedera dodas e ficara so com o do servidor teste.

  7. #7

    Padrão

    agradeço sua ajuda e ja estou providenciando um servidor pra testar isso que vamos construir.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    como vc conecta os clientes ?
    uma forma facil e rapida que acho e fica otimo para todo tipo de controle é vc fazer com que todos clientes se conecte pelo ppoe é muito mais seguro vc pode atribuir um pool diferente para dhcp e para os clientes uma outra foixa de ip bem diferente tipo dhcp 192.168.1.x e ppoe 10.0.2.x
    fica otimo.
    Não há necessidade de soltar DHCP dentro de uma rede que a forma de autenticação é PPPoE, o protocolo não trabalhar em cima de ip.

    Voltando ao problema do amigo!

    Se sua rede for toda wireless é simples a resolução do problema.

    Se usar criptrografia sem controle de MAC apenas vá em cada cartão e logo em baixo da do menu terpa default forwand, você desabilita essa regra.

    Agora se você não usa criptrografia e apenas controle de MAC você tera que desabilitar o default forwand na aba wireless e depois em access list tera que sair desabilitando de cada mac o forwarding.

    Caso não utilize controle de MAC nem criptrografia apenas clica la em Default forward em cada cartão que ninguem consiguira se enchergar.

    Tudo isso se for rede wireless, agora se o amigo tiver rede cabeada e utilizar swuitch sem gerenciamento ai vai complicar um pouco.a

  9. #9

    Padrão

    1 - La em Wireless a opção "Deafault Farworded" deve estar desabilitada ok
    2 - Bloqueie as portas 135-139 tcp e udp. (compartilhamento do windows)
    com isso se ja acaba seu problema.