+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Zonas- colocar ip interno ou externo?

    estou montando um servidor de e-mails e estou na dúvida se coloco um ip valido(dedicado e fixo) ou coloco um ip da rede internta??


    se for IP da rede interna como ele faria para responder quando pingar: ping meudominio.com.br responder o ip valido? e onde vou colocar o IP valido visto que a placa de rede vai estar com o IP interno: 192.168.1.1??

    tenho um firewall + squid(porta 3128) com um IP valido rodando e faz NAT para uma rede 10.0.1.X sendo que o gateway é 10.0.1.254.

    enrtão não sei se coloco no server de e-mails um ip valido na faixa do firewalll 200.65.64.XXX ou coloco um IP interno pois se colocar o IP interno estou na duvida de onde colocar os ips validos pois pelo o que entendi no /etc/resolv.conf do servidor de e-mails tenho que ter os IPs onde os nomes vão ser resolvidos e se for interno como faço para direcionar?

  2. #2

    Padrão

    quem vai responder é o seu ip-externo, conforme definido no MX. Só que é boa prática estabelecer o servidor em DMZ, em rede distinta tanto da externa (internet) quanto da interna, por suposto:

    externa: 200.200.200.200/26
    interna: 192.168.1.0/24
    a DMZ iria para um dos outros blocos definidos na RFC-1918, por exemplo: 172.???

    a administração - envio da porta 25 para a DMZ seria responsabilidade de suas regras de firewall.

    aqui Designing and Using DMZ Networks to Protect Internet Servers vc encontra boas informações a respeito.

    divirta-se

  3. #3

    Padrão

    blz estou fazendo testes para ver primeiro se ele responde mas quando coloco as zonas com meu dominio: fernandogalvao.com.br e meu IP externo o dns para de funcionar e quando reiniciar ele dá esse erro:

    root@email:/home/novaf# /etc/init.d/bind9 restart
    * Stopping domain name service... bind9 rndc: connect failed: 127.0.0.1#953: connection refused


    quando tiro a zonas ele volta a funiconar normal..pode me ajudar nisso??