+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inicializar Serviço named no Fedora 10

    Ola pessoal, xtou a montar o servidor DNS usando BIND 9.6.0(ficheiro tar) no fedora 10. Ja descompactei e instalei e tbm ja configurei o ficheiro named.conf, agora ñ consigo inicializar o servidor na minha máquina.

  2. #2

    Padrão

    Ola quais são os ERROS que a BIND apresenta?

  3. #3

    Padrão

    olha soh se vc fez por .tar vc colocou o executavel no /etc/init.d/ eu particularmente prefiro instalar ele pelo yum usando o comando yum install bind vai por mim mais facil e pratico e para levantar ele use o comando service named start ou /etc/init.d/named start

  4. #4

    Padrão

    Ola muito obrigado por responderem. A questao é apos a intalacao e a configuracao:

    # service named start
    #named unrecognazed comand

    segundo li tenho q ter ou crar um escript de iniciallizacao do servidor. Mas n sei como.

    OBS: A instalacao deve ser feita mesmo apartir do ficheiro .tar.

  5. #5

    Padrão

    como te falei prefiro fazer atraves do yum ou atraves de um pacote rpm pq ele ja cria automaticamente esse script para inicialização.

    bom vamo lah dentro do pacote .tar.gz deve ter uma pasta de exemplos lah dentro vai ter o script que vai iniciar o bind, acredito q vc vai ter q dar um chmod 755 named e depois copiar ele para o diretorio /etc/init.d/

    agora de cabeça eu não lembro se ele ja vai estar no ntsysv (programa que inicializa automaticamente os programas no linux), ou se vc vai ter q colocar ele via comando para startar no boot.

    se nao funcionar o service named start utilize esse comando /etc/init.d/named start.

    esqueça um pouco essa do service programa start pq ele soh funciona nos red hat like vc pode vir a ter problemas para lembrar onde fica os executaveis em outra distro

  6. #6

    Padrão

    aproveitando o topico:
    eu cheguei a instalar o yum aqui atraves desse comando: yum install bind
    porem, nao sei quais as configuracoes basicas que devo fazer para que ele atenda somente como cache... e as configuracoes para que a rede interna faca a pesquisa primeiramente nele.
    pois quero fazer o cache dns para a rede interna...
    para assim ter ganho de conexao.
    poderiam ajudar? pelo menos um passo a passo basico

  7. #7

    Padrão

    Ola pessoal, finalmente consegui achar um exemplo para construir o script de inicialização do serviço named
    já testei e funciona na boa :-). Obrigado a todos pela atenção.

  8. #8

    Padrão

    Caro mascaraapj,

    Para o bind funcionar como cache basicamente so tens que configurar a zona "hint" ou seja a zona que contem os enderecos dos rootservers.
    E nos PCs da rede, basta editares o ficheiro /etc/resolv.conf adicionando o seguinte:
    search nome_do_dominio_da_rede
    nameserver ip_do_servidor_bind