+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Liberar Ip para uma lista de Mac's

    Bom dia Galera. Pesquisei bastante e não encontrei referências sobre a implementação abaixo. Ver se vc's podem mim ajudar.
    Tenho um server DHCP rodando aqui na facul que trabalho com ip amarrado ao MAC. Só que, nem sempre esses notebooks estão no campus e ficamos sem poder usar o ip amarrado a este mac. Dessa forma, teria como liberarmos um range para uma lista de mac's(em um arquivo) sem fixar ip ao mac e outro range para mac não cadastrados??
    Ex:

    range de 192.168.0.1 a 192.168.0.100
    sendo que temos 100 mac's em um arquivo, sem fixar ip ao mac

    range de 192.168.1.1 a 192.168.1.100
    para mac's não cadastrado

    Agradeçido

  2. #2

    Padrão

    Eae galera, ninguém nunca teve essa necessidade??? Será que pode ser feito de uma forma melhor do que essa?? Por favor, nos ajudem.

    Att.

  3. #3

    Padrão

    Explique onde roda esse dhcp. Mikrotik, Acess point ou outro. A forma que eu entendo é de se trabalhar com dhcp dinamico , de forma que quando tal mac não esrtiver usando libera o ip para outra maquina, mas acho que isso só com mikrotik.

  4. #4

    Padrão

    Eu fiz isso usando debian, mas com MK eu acho que eh a mesma coisa.
    Vc cria uma lista com os MAC que vc quer autenticar em um determinado ranger e pros não cadastrados vc cria um outro range.
    Vc pode criar um script e executar no MKT

  5. #5

    Padrão

    Ola Fernando.
    Hoje tá rodando no Fedora 8, o qual é proxy transparente, setando ip para mac's cadastrados. As maquinas cadastradas recebem o ip setado, estas tem acesso a web com algumas restrições(bloqueio de conteúdo com squid). Já as máquinas sem cadastro, recebem ip's que são totalmente bloqueados, sendo qualquer acesso direcionado para a página de erro do squid personalizada. Esta página informa nossa política de acesso e contém um link para formulário de cadastro onde conseguimos capturar o mac no envio do mesmo(Php + mysql). Ao cair um registro no banco, verificamos a vida do aluno, professor e/ou funcionário perante a faculadade e liberamos o acesso para o mesmo.
    Esse é o princípio do funcionamento aqui, só que os ip's ficam restritos as máquinas tornando o sistema pouco eficiente. Queria liberar ip's para uma determinada lista de máquinas sem atrelar ip ao mac, dessa forma não teria desperdício. A máquina que não estivesse no Campus não ocuparia um ip, sendo este possivelmente direcionado para outra maquina.
    Entendeu?
    Agradeço a ajuda.

  6. #6

    Padrão

    Ola Logica, como vc fez isso com o Debian?? Mim da uma luz, por favor.
    Vlw

  7. #7

    Padrão

    Eae galera, alguém mim da uma luz.

    Att.

  8. #8

    Padrão

    Galera, a minha necessidade é essa abaixo, liberar um range de ip para uma determinada lista de mac's sem atribuição, tudo aleatório. Alguém ja fez esse teste?? Será que funciona?? Espécie de gambiarra ai, rsrsr.
    Pela idéia ai, ele iria liberar ips de 2 a 6 para essas 5 máquinas cadastradas. Não sei se funciona, mas é essa a idéia.

    subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0
    {
    option broadcast-address 192.168.0.255;

    option routers 192.168.0.1;

    range 192.168.0.2 192.168.0.6;

    host LAB-23-M01 { hardware ethernet 00:40:A7:07:91:28;}
    host LAB-23-M02 { hardware ethernet 00:40:A7:07:91:11;}
    host LAB-23-M03 { hardware ethernet 00:40:A7:07:92:2B;}
    host LAB-23-M04 { hardware ethernet 00:40:A7:07:91:20;}
    host LAB-23-M05 { hardware ethernet 00:40:A7:07:92:7C;}
    }
    Última edição por rndrama; 20-05-2009 às 17:40.