+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK como servidor de Internet, Via cabo e Wireless

    Bom tarde amigos do forum!!

    Trabalho com informática a um tempo, estou agora desenvolvendo meus conhecimento em adm. de redes e servidores, tanto a parte de estrutura como lógica.

    A alguns meses, com a ajuda dos posts aqui no Under, montei meu primeiro MK (AMD k6/2 500mhz-HD10gb-MEM.256mb), com a versão crackeada, mas para teste e aprendizado, hj ele funciona como meu Gateway, serv. DHCP, Firewall sem problemas...

    Minha rede: Minha conexão de Internet e via rádio, recebo a conexão através de um Roteador gi-link, em modo Brigde, e vai direto via rede para o MK.

    Meu MK tem duas placas de rede (rj-45) Uma recebe a conexão e a outra joga para um switch. Até aí tudo ok, funcionando 100%.

    Adicionei ao MK um placa wireless (AirPlusG DWL-G510) para trabalhar com AP-Brigde, integrando assim uma conexão Sem fio a minha rede.

    Add IP a brigde, esta ok; SSID ok; configurei as brigdes entre lan e wlan; DHCP funcionando ok! clientes wireless conectados pegam IP perfeitamente; Criptografia ok; acesso o MK remotamente com winbox pela wireless, até aí tudo bem. Só que os cliente não acessão a Internet.

    Li vários artigos sobre a configuração do AP-Brigde, tanto aqui no fórum como em outras fontes, já refiz várias vezes as configurações e nada, sei que deve ser uma coisinha de nada, mas devido a minha ignorância no assunto não sei identificar o problema, gostaria da ajuda do mais experientes no assunto.....

    Colocarei aqui algumas fotos da minha configuração.

    Desde já estarei agradecido!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interfaces.JPG
Visualizações:	364
Tamanho: 	86,3 KB
ID:      	4354   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IP_Address.JPG
Visualizações:	260
Tamanho: 	49,1 KB
ID:      	4355  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DHCP_Server.JPG
Visualizações:	268
Tamanho: 	74,1 KB
ID:      	4356   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Route_List.JPG
Visualizações:	260
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	4357  


  2. #2

    Padrão

    Bem rasonline, vamos tentar simplificar um pouco... se a sua intenção é atender clientes wireless e cabo com a mesma faixa de ip e utilizando um único range de DHCP acho que seria mais interessante vc adicionar na bridge as interfaces de rede local e a wireless e adicionar apenas o ip nela e fazer o NAT dessa rede. Não vejo sentido vc usar 2 ips da mesma classe conforme a imagem que vc postou sendo que a interface de rede local faz parte também da bridge.

    Crie a bridge, adicione as interfaces dos clientes nela e coloque o ip falso na bridge, depois em IP->Firewall->NAT crie uma regra com a chain src-nat em src-address coloque sua rede interna tipo: 192.168.1.0/24 e na aba action selecione masquerade, isso já seria suficiente para seus clientes navegarem, tanto a cabo quanto na wireless.

    Qualquer dúvida é só perguntar...

    abraços,

    Reinaldo.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado amigo, como havia comentado antes, seria apenas uma coisinha para resolver. Estava juntando na brigde a rede Wlan e o link.

    Troquei e colocquei na brigde rede local e wlan, funcionou tranquilo. Sobre a NAT ja estava feito, recebo minha conexão de Internet atraves de um IP válido, sobre o IP na brigde, não precisou.

    Te agradeço a ajuda

    Valeu amigo...