+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy polarização da antena e linha privativa... duvidas enormes..

    Boa tarde,

    estou em mudança aqui no meu provedor. acabei de assinar um linha empresarial com ip fixo.
    Hoje eu trabalho com um ziwell 120 akela de 1 porta e uma omni hyperlink 18,5dbi muito bom para o começo. Depois de um tempo comprei a licensa mkt e coloquei na rede com o basico.. hotspot, p2p e cachefull.

    Agora estou pensando em migra totalmente eu possui 2 adsl vo cancelar os 2 por causa da link empresarial de 4megas 600 de up(vamos ver c chega tudo aki rsrs)

    eu estou pensando em migrar de vertical para horizontal 60 clientes hehe vo ter muito trabalho.
    sera q compensa o trampo ???
    iriei compra 4 hyperlink 14dbi horizontal
    2 rb433 ou uma rb600a? to com duvida entre qual routerboard colocar...
    e 4 cartao r52h...

    sera que vai da uma mudança significativa muito boa ???
    estou com muito medo de mecher em 60 clientes mudando a polarização e naum funcionar legal..

    espero a ajuda de vc´s estou querendo deixa tudo redondo esse mes ainda...

    muito obrigado a todos do under sem vc´s naum estaria onde estou.

    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Depende se sua cidade estiver com a polazização vertical poluida ai sim , mas se realmente tiver tendo problemas. Mudar só por mudar eu acho que não compensa.

    De unde vc é e quanto conseguiu este link. De que operadora?

  3. #3
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Smile

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    Boa tarde,

    estou em mudança aqui no meu provedor. acabei de assinar um linha empresarial com ip fixo.
    Hoje eu trabalho com um ziwell 120 akela de 1 porta e uma omni hyperlink 18,5dbi muito bom para o começo. Depois de um tempo comprei a licensa mkt e coloquei na rede com o basico.. hotspot, p2p e cachefull.

    Agora estou pensando em migra totalmente eu possui 2 adsl vo cancelar os 2 por causa da link empresarial de 4megas 600 de up(vamos ver c chega tudo aki rsrs)

    eu estou pensando em migrar de vertical para horizontal 60 clientes hehe vo ter muito trabalho.
    sera q compensa o trampo ???
    iriei compra 4 hyperlink 14dbi horizontal
    2 rb433 ou uma rb600a? to com duvida entre qual routerboard colocar...
    e 4 cartao r52h...

    sera que vai da uma mudança significativa muito boa ???
    estou com muito medo de mecher em 60 clientes mudando a polarização e naum funcionar legal..

    espero a ajuda de vc´s estou querendo deixa tudo redondo esse mes ainda...

    muito obrigado a todos do under sem vc´s naum estaria onde estou.

    obrigado
    Kara!!!!

    Umas das vantagens de usar na HORIZONTAL é q vc terá um pouco nenos de interferência... Legal! Pois, a maioria do provedores pequenos usam este sistema:

    Omni 18 ou 15 dbis ( A grande maioria é na """"""Vertical"""" )
    Ap 400mW
    E antenas que trabalham na VERTICAL,
    pois a grande maioria vendidas nas lojas, por algumas pessoas, elas nem sabem o q é vertical ou horizontal.
    Sem servidores
    Controla tudo no Ap (controle de banda, bloqueio de MAC e Firewall)
    ----------------------------------------------------------------------------------------
    De uma volta de carro ou bicicleta e veja seus concorentes bem proxímos a vc. Veja tbém os seus clientes e a possição de suas antenas.
    Vc deve fazer um estudo das antenas em que os seus clientes possuem, se estas são possívelmente na possição vertical ( |> ) ou são antenas direcionais de (12 dbi 60º)-(as panelinhas iguais ao modelo da aquarios). E ver se o custo compete trocar as antenas dos seus clientes, pois todos ""devem"" ter as antenas na mesma possição q as do seu provedor. Se não, irá ter baixa de sinal... Se vc não tiver q comprar, pelo ao menos, vc terá de trocar a polarização de quase todas.
    -----------------------------------------------------------------------------------------
    Vlw!
    Última edição por Oldayr; 19-05-2009 às 18:27.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Depende se sua cidade estiver com a polazização vertical poluida ai sim , mas se realmente tiver tendo problemas. Mudar só por mudar eu acho que não compensa.

    De unde vc é e quanto conseguiu este link. De que operadora?
    aki tem muito provedor na vertical.. tem no minimo uns 5 ao meu redor. Não eh questao de problema eh pq vo fazer um investimento grande.. .ai queria melhorar pra melhor..hehe

    eh telefonica... a operadora... e a respeito do provedor.. qual seria o melhorzinho para esse serviço.. globo? terra? uol ??
    Última edição por clodevaldo; 20-05-2009 às 00:06.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Kara!!!!

    Umas das vantagens de usar na HORIZONTAL é q vc terá um pouco nenos de interferência... Legal! Pois, a maioria do provedores pequenos usam este sistema:

    Omni 18 ou 15 dbis ( A grande maioria é na """"""Vertical"""" )
    Ap 400mW
    E antenas que trabalham na VERTICAL,
    pois a grande maioria vendidas nas lojas, por algumas pessoas, elas nem sabem o q é vertical ou horizontal.
    Sem servidores
    Controla tudo no Ap (controle de banda, bloqueio de MAC e Firewall)
    ----------------------------------------------------------------------------------------
    De uma volta de carro ou bicicleta e veja seus concorentes bem proxímos a vc. Veja tbém os seus clientes e a possição de suas antenas.
    Vc deve fazer um estudo das antenas em que os seus clientes possuem, se estas são possívelmente na possição vertical ( |> ) ou são antenas direcionais de (12 dbi 60º)-(as panelinhas iguais ao modelo da aquarios). E ver se o custo compete trocar as antenas dos seus clientes, pois todos ""devem"" ter as antenas na mesma possição q as do seu provedor. Se não, irá ter baixa de sinal... Se vc não tiver q comprar, pelo ao menos, vc terá de trocar a polarização de quase todas.
    -----------------------------------------------------------------------------------------
    Vlw!
    o meu problema seria esse pois tem muito aki ao redor.. q compra o kit mercado livre e coloca para funcionar... (foi como começei ..hehe)
    agora vo mudar a polarização de total as antenas.. e aquarius 25dbi... entuam naum vo ter problema certo ???

    qual roteboard deve usar.. devo seguir o conselho do vendedor.. compra 2 rb433 ou 1 rb660a?

    espero a ajuda de vc´s obrigado !!

  6. #6
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão Expanssão!!!!

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    o meu problema seria esse pois tem muito aki ao redor.. q compra o kit mercado livre e coloca para funcionar... (foi como começei ..hehe)
    agora vo mudar a polarização de total as antenas.. e aquarius 25dbi... entuam naum vo ter problema certo ???

    qual roteboard deve usar.. devo seguir o conselho do vendedor.. compra 2 rb433 ou 1 rb660a?

    espero a ajuda de vc´s obrigado !!
    1º) Ponto - Quanto a questão de polarização, SIM! VAI TER QUE TROCAR TODAS.
    (Veja no site da AQUARIOS os formatos horizontal e vertical)

    2º) Ponto - Vc deve assinar o do seu provedor adsl. Ex. Se for telefonic e tiver acesso é melhor, pois em um possível problema resulve tudo lá.)

    3º) Ponto - A RB433 é o ínicio de todos, pois se vc não tem experiências, é legal! Veja a sua nessecidade de atendimentos a clientes para não investir sem poder crescer... não precisa ser investimento inxuto, porém, nem muito exagerado...

    RB 1000 = R$ 1700,00 no Mastercard
    Card Engenius 600 mW = R$ 500,00 no Mastercard
    Fonte 8,4 Am = R$ 60,00 no Mastercard
    Cx. Hermética = R$ 150,00 no Mastercard
    Entre outros = R$ 800,00 no Mastercard

    Tomar um preju desses e não ser legalizado e a tia ANA levar tudo...

    NÃO TEM PREÇO !!!



    CAMINHE NO TAMANHO DOS SEUS PASSOS... PASSOS LONGOS SÓ COM UMA BOA SEGURANÇA...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    1º) Ponto - Quanto a questão de polarização, SIM! VAI TER QUE TROCAR TODAS.
    (Veja no site da AQUARIOS os formatos horizontal e vertical)

    2º) Ponto - Vc deve assinar o do seu provedor adsl. Ex. Se for telefonic e tiver acesso é melhor, pois em um possível problema resulve tudo lá.)

    3º) Ponto - A RB433 é o ínicio de todos, pois se vc não tem experiências, é legal! Veja a sua nessecidade de atendimentos a clientes para não investir sem poder crescer... não precisa ser investimento inxuto, porém, nem muito exagerado...

    RB 1000 = R$ 1700,00 no Mastercard
    Card Engenius 600 mW = R$ 500,00 no Mastercard
    Fonte 8,4 Am = R$ 60,00 no Mastercard
    Cx. Hermética = R$ 150,00 no Mastercard
    Entre outros = R$ 800,00 no Mastercard

    Tomar um preju desses e não ser legalizado e a tia ANA levar tudo...

    NÃO TEM PREÇO !!!



    CAMINHE NO TAMANHO DOS SEUS PASSOS... PASSOS LONGOS SÓ COM UMA BOA SEGURANÇA...

    tava pensando em fazer da seguinte forma...
    RB 433 AH ou RB 433
    3 cartão R52H
    3 setorial hyperlink de 120º... uma coisa q naum vi.. c a 120º tem horizontal ??

    pois eu consegueria fechar os 120º... pq com as de 90º teria q ter 4...
    espero a ajuda de vc... sobre a 433ah e 433 compensa pagar uns 120 a mais ??

    t + galera

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    tava pensando em fazer da seguinte forma...
    RB 433 AH ou RB 433
    3 cartão R52H
    3 setorial hyperlink de 120º... uma coisa q naum vi.. c a 120º tem horizontal ??

    pois eu consegueria fechar os 120º... pq com as de 90º teria q ter 4...
    espero a ajuda de vc... sobre a 433ah e 433 compensa pagar uns 120 a mais ??

    t + galera
    Olha vou te dar algumas dicas.

    Utilize RB433 mesmo, porém utilize 2 delas com somente 2 cartões em cada uma.
    E Antenas Utilize setoriais de marcas boas e de 90 que são homologadas.

    Outro detalhe muito importante, corra atras da licença da Anatel, mesmo que seja tercerizada pois vale apena, para voce não perder clientes e nem ter problemas a frente.

  9. #9
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Olha vou te dar algumas dicas.

    Utilize RB433 mesmo, porém utilize 2 delas com somente 2 cartões em cada uma.
    E Antenas Utilize setoriais de marcas boas e de 90 que são homologadas.

    Outro detalhe muito importante, corra atras da licença da Anatel, mesmo que seja tercerizada pois vale apena, para voce não perder clientes e nem ter problemas a frente.

    Aí!
    Mandou ver... boa dica!!!!!!!!!!!!!

  10. #10

    Padrão

    as rb 433 tem clock menor masi mesmo assim vai ser boa para meu uso ???
    vo colocar 4 hyperlink 90 horizontal...
    sera q meus cliente navegar na vertical.. ate eu mudar todos ???

    ah e to investindo na parceria.. hehe

    vlw por tudo galera...

  11. #11
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    as rb 433 tem clock menor masi mesmo assim vai ser boa para meu uso ???
    vo colocar 4 hyperlink 90 horizontal...
    sera q meus cliente navegar na vertical.. ate eu mudar todos ???

    ah e to investindo na parceria.. hehe

    vlw por tudo galera...
    Kara!

    Se vc irá investir em alguma parceria legalizada... segura o investimento, pois os seus horizontes irão muito alem do q tu pensas, vc terá """uma grande liberdade""" de alcance e concorrência...

    Mais, se vc só quer expandir tem q pensar bem, pois pelos cálculos essa brincadeira fica em torno de 7600,00 arredondados... Pense o seguinte: - com + 4000,00 vc legaliza e ainda vai expandir...

    VlW!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Kara!

    Se vc irá investir em alguma parceria legalizada... segura o investimento, pois os seus horizontes irão muito alem do q tu pensas, vc terá """uma grande liberdade""" de alcance e concorrência...

    Mais, se vc só quer expandir tem q pensar bem, pois pelos cálculos essa brincadeira fica em torno de 7600,00 arredondados... Pense o seguinte: - com + 4000,00 vc legaliza e ainda vai expandir...

    VlW!

    eu vo inverstir na parceiria logo logo..so vo arrumar tudo aki .. e ja vo licenciar \o/

  13. #13

    Padrão

    a minha duvida que eu queria a ajuda de vc´s....
    o cartao r52h é homologado ????
    qual fonte ... para min usar 2 com deles ????


    entre o ubiquiti xr2 e o r52h qual seria o melhor ???

    r52h e xr2 qual as principais diferenças entre eles ???


    comprei as rb 433ah so falta os cartao e a fonte

    obrigado a todos !!!

  14. #14
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    a minha duvida que eu queria a ajuda de vc´s....
    o cartao r52h é homologado ????
    qual fonte ... para min usar 2 com deles ????


    entre o ubiquiti xr2 e o r52h qual seria o melhor ???

    r52h e xr2 qual as principais diferenças entre eles ???


    comprei as rb 433ah so falta os cartao e a fonte

    obrigado a todos !!!

    Vai depender da caracteristicas da sua àrea.

    Exemplo:

    Já fez o SITE SOUVEY da àrea?
    Já viu os canais que dá para vc trabalhar?
    Qual o setor que mais vc vai colocar clientes?
    Já viu o nível de sinal q vc terá de mandar aos seus clientes? (63mW-(Ideal) / 100mW, ou outro?)

    Não acredite em vendedor q diz q um cartão cabe 200 clientes, pois isso é estimativa.

    Isso é muito pessoal de cada àrea, te aconcelho a estudar a sua àrea e ver estatisticas de nível de RUÍDOS DE HORA A HORA NO SEU AP.

    Exemplo:

    - Traça uns clientes imaginários aos 3km em (360º) da onde irá ser a estação emissora e veja os obstáculos; prédios, morros, bácias entre outras deformindades e repare como o seu sinal chega.
    Aí vc saberá qual cartão comprar, se é de 63mW, 100mW, 600mW ou dependendo da situação cartões multiplos 2,4 ghz ou 5,8 ghz.


    Vlw?

  15. #15

    Padrão

    compre somente 3 paineis! praticamente fecha os 360!

    nao recomendo uso de parceria! tive problemas! e muita gente jah teve!

    compre link q v vai ter mais qualidade ainda

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Vai depender da caracteristicas da sua àrea.

    Exemplo:

    Já fez o SITE SOUVEY da àrea?
    Já viu os canais que dá para vc trabalhar?
    Qual o setor que mais vc vai colocar clientes?
    Já viu o nível de sinal q vc terá de mandar aos seus clientes? (63mW-(Ideal) / 100mW, ou outro?)

    Não acredite em vendedor q diz q um cartão cabe 200 clientes, pois isso é estimativa.

    Isso é muito pessoal de cada àrea, te aconcelho a estudar a sua àrea e ver estatisticas de nível de RUÍDOS DE HORA A HORA NO SEU AP.

    Exemplo:

    - Traça uns clientes imaginários aos 3km em (360º) da onde irá ser a estação emissora e veja os obstáculos; prédios, morros, bácias entre outras deformindades e repare como o seu sinal chega.
    Aí vc saberá qual cartão comprar, se é de 63mW, 100mW, 600mW ou dependendo da situação cartões multiplos 2,4 ghz ou 5,8 ghz.


    Vlw?
    Bom nun raio de 3km eu tenho visao aberta, se tiver obstaculos é pouco somente arvores enormes...
    Se tenho um raioo de uns 3km de visao aberta.. posso deixa setado os cartao nos 63mw correto?
    O canal que vo trabalha vai ser o 3. Sobre as setorial qual a distancia de uma para a outra ?
    a minha torre esta com uns 25 metros e visao aberta... as unicas coisas q me barra sao as arvores mesmo.

    So tenho duvida entre o cartao mini pci tem muito, não sei qual seria o melhor para min....
    r52h, xr2, engenius..

    esperando resposta de vc´s obrigado !!

  17. #17
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    Bom nun raio de 3km eu tenho visao aberta, se tiver obstaculos é pouco somente arvores enormes...
    Se tenho um raioo de uns 3km de visao aberta.. posso deixa setado os cartao nos 63mw correto?
    O canal que vo trabalha vai ser o 3. Sobre as setorial qual a distancia de uma para a outra ?
    a minha torre esta com uns 25 metros e visao aberta... as unicas coisas q me barra sao as arvores mesmo.

    So tenho duvida entre o cartao mini pci tem muito, não sei qual seria o melhor para min....
    r52h, xr2, engenius..

    esperando resposta de vc´s obrigado !!
    O seu provedor ficará assim:

    63mW potência
    Canal 3 (para operar)
    Distância das setorias:
    -Se for routerBoard e PC AP. (não tem necessidade de distância)
    -Se for AP´s, 1 Metro de distância em 360º de cada. Tanto das laterais quanto as de costas.
    Visada tem que se """ Perfeita """, não existe meio termo, ou é ou não é.
    Todos os card´s são legais porém, geralmento quando configuro eu vou nos dos colegas eles e eu usamos muito xr2 ou r52h. + a preferência é por r52h.