+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento de trafego clientes wireless

    Ola pessoal, tudo bom?
    Seguinte, estou montando uma solução para o provedor via radio onde trabalho com linux(debian) em cartões Compact Flash.
    Bem, minha questão é quanto o monitoramento, que até hoje era feito com MRTG e alguns scripts que captavam o trafego gerado pelo iptables de cada cliente, regras de iptables com MARK. até ai OK.
    Só que o alto volumende grava/le/grava/le nos cartoes, devido aos scripts e ao mrtg em si, os cartões estão sendo danificados, sendo necessario depois de alguns meses reinstalar o linux no mesmo.
    Queria alguma solução que tivesse pouco gravação em disco, pensei em instalar o SNMPD e de alguma forma capturar o trafego dos clientes. pode ser até pelas regras do iptables, embora não sei como fazer o iptables alimentar o snmp(mas tudo bem, to pesquisando).
    Ouvi falar do Bandwidthd, ele é bom? gera muito I/O no disco?
    Obrigado?

    OBS: Nossa, falei tanto só pra pérguntar se o bandwidthd é bom, hehehe, mas ok, valeu.

  2. #2

    Padrão

    ative o snmp .. ele coleta informacoes na HORA .. so montar um servidor normal.. e coletar as informações de 5 em 5 minutos...

  3. #3

    Padrão

    Entendi, é o que eu imaginei, instalar o snmpd no meu NAT e em um outro servidor mais parrudo instalar algo que consulte o snmp no NAT, como mrtg....

    Valeu.

  4. #4

    Padrão

    Alguem por acaso sabe como faço para especificar um determinado IOD para a eth0 por exemplo, pois em cada servidor que instalei uns ficava com 2 outros 4, outros 3, e queria especificar um, tipo em todos os servers o IOD 20 é a eth0