Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nano 2 - Troughput

    Fala galera blza.
    Estou montando um PTP com 2 Nano 2,4 e fizemos todo o alinhamento corretamente, só que nos testes que fizemos o TX esta baixissimo e o RX até que esta razoavel.

    Vou detalhar as informações:
    Versão de Firmware - 3.3.2 / Testei também com o original
    Nano 2 - AP+WDS
    Canal - 13
    Banda - B

    Rate Algorithm - EWMA
    Noise Immunity - Ativado
    ACK Timeout - Auto
    Antena - Vertical

    Distancia do Enlace - 420 Metros VISADA LIMPA
    4 leds acesos das Nano.

    Ja alternei a posição das antenas e troquei para diversos canais e mesmo assim continua
    ocilando dessa taxa pra baixo. Também ja fiz scan e coloquei em canais menos usados e nada.

    Gostaria de alguma opiniao dos amigos do que poderia estar influenciando essa taxa ficar assim.
    Segue anexo do teste:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clipboard01.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	39,8 KB
ID:      	4378  
    Última edição por Gustavinho; 20-05-2009 às 17:55. Razão: Adicionei versao do firmware

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Fala galera blza.
    Estou montando um PTP com 2 Nano 2,4 e fizemos todo o alinhamento corretamente, só que nos testes que fizemos o TX esta baixissimo e o RX até que esta razoavel.

    Vou detalhar as informações:
    Versão de Firmware - 3.3.2 / Testei também com o original
    Nano 2 - AP+WDS
    Canal - 13
    Banda - B

    Rate Algorithm - EWMA
    Noise Immunity - Ativado
    ACK Timeout - Auto
    Antena - Vertical

    Distancia do Enlace - 420 Metros VISADA LIMPA
    4 leds acesos das Nano.

    Ja alternei a posição das antenas e troquei para diversos canais e mesmo assim continua
    ocilando dessa taxa pra baixo. Também ja fiz scan e coloquei em canais menos usados e nada.

    Gostaria de alguma opiniao dos amigos do que poderia estar influenciando essa taxa ficar assim.
    Segue anexo do teste:
    Voce já tentou alterar a potencia? Pode estar com muita potencia para esta curta distância.
    E pode atualizar para a versão 3.4 que está bem redondinha.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Voce já tentou alterar a potencia? Pode estar com muita potencia para esta curta distância.
    E pode atualizar para a versão 3.4 que está bem redondinha.
    Entao 1929 eu abaixei, aumentei e nada cara.....ta complicado viu....2 dias apanhando pra essa nano e até agora nada....vou colocar a 5,8 no lugar pra testar e ver como fica...

    Gozado que ela como AP+WDS ela ja fica com todos os leds acesos ja na estação vai conforme o alinhamento....ja reparou isso???

    Vou atualizar pra 3.4 pra ver.!

    vlww

  5. #5

    Padrão

    Cara nem pra 3.4 e nenhuma outra mais essa Nano2 ta atualizando =\....

    To fazendo uns testes com a Nano5 aqui e ta dando isso de trough. (Lembrando 420 metros, visada limpa)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         troughput-Nano5-420metros.jpg
Visualizações:	253
Tamanho: 	47,1 KB
ID:      	4384  

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Cara nem pra 3.4 e nenhuma outra mais essa Nano2 ta atualizando =\....

    To fazendo uns testes com a Nano5 aqui e ta dando isso de trough. (Lembrando 420 metros, visada limpa)
    O Nano só faz configuração com IE. Com Firefox ou Opera dá erro.

    Nesta distancia deveria mesmo passar mais um pouco.
    Que config está usando para fazer o ptp. Station WDS ou ap WDS?

    Em Advanced fiz assim:
    ACK deixaei em automático.
    RTS e Fragmentation deixei em off
    Algoritimo deixeir em ewma.
    E habiilitei a caixa noise immunity

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O Nano só faz configuração com IE. Com Firefox ou Opera dá erro.

    Nesta distancia deveria mesmo passar mais um pouco.
    Que config está usando para fazer o ptp. Station WDS ou ap WDS?

    Em Advanced fiz assim:
    ACK deixaei em automático.
    RTS e Fragmentation deixei em off
    Algoritimo deixeir em ewma.
    E habiilitei a caixa noise immunity
    Entao 1929 aqui só uso o IE mesmo pra navegação....mais a nano agora nao sobe mais o firmware por nada, vou ver se ligo pro fornecedor pra trocar, pois só pode ser problema, não é possivel...fiz de tudo ja....

    Fiz a config assim, AP+WDS e Station WDS
    Meu advanced esta igual o seu.

    O alinhamento eu fiz com bussola para nao ter erro, pra vc ter noção, aqui do meu escritorio eu vejo a repetidora sem sair da cadeira, pois esta bem proximo e não passa disso a velocidade.

    Quanto ta passando o seu trough ai???

  8. #8

    Padrão

    Pessoal o ack esta setado certo pra distancia
    acho que em 2.4 não vai passar mais que 5.5Mbits so se for um link fullduplex, mas isto so com mikrotik.

    Estou precisando fazer um PTP em 1.5KM e preciso que passe com folga 12Mbits neste link e estava pensando em Nano5 mas agora que estou vendo os resultados estou pensando em desistir. rs

    Seta as interfaces dos lados, caso tenha uma maquina ligado em 100Mbits full duplex. Acho que vai melhorar um pouco.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Entao 1929 aqui só uso o IE mesmo pra navegação....mais a nano agora nao sobe mais o firmware por nada, vou ver se ligo pro fornecedor pra trocar, pois só pode ser problema, não é possivel...fiz de tudo ja....

    Fiz a config assim, AP+WDS e Station WDS
    Meu advanced esta igual o seu.

    O alinhamento eu fiz com bussola para nao ter erro, pra vc ter noção, aqui do meu escritorio eu vejo a repetidora sem sair da cadeira, pois esta bem proximo e não passa disso a velocidade.

    Quanto ta passando o seu trough ai???
    Passa entre 17 e 18 mbps em 1200m. E eu não fiz apontamento nenhum. Só coloquei lá em cima e alinhei mais ou menos a olho, já que ele tem ângulo de 60º não é tão crítico o alinhamento.

    E num site survey quanto de sinal está fazendo a leitura? Nos meus dá em torno de -45 a -50 dbm

    Você não consegue nem colocar um firmware anterior? 3.1.1 por exemplo?
    Última edição por 1929; 22-05-2009 às 12:00.

  10. #10

    Padrão

    Entao os testes de bancada que fiz passaram 29.08 Mbps TX e RX..........eu troquei as Nano2 pelas Nano 5 pra ver como ficava e infelizmente ainda estou só com esses resultados...

    Ja mexi em tudo nas Nano's e nada de subir.....e interferencia tenho absoluta certeza que não é...pois eu fiz diversos testes com Site Survey e encontrou uma rede muito distante.

    Ta punk viu!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Passa entre 17 e 18 mbps em 1200m. E eu não fiz apontamento nenhum. Só coloquei lá em cima e alinhei mais ou menos a olho, já que ele tem ângulo de 60º não é tão crítico o alinhamento.

    E num site survey quanto de sinal está fazendo a leitura? Nos meus dá em torno de -45 a -50 dbm

    Você não consegue nem colocar um firmware anterior? 3.1.1 por exemplo?
    Na Nano2 ja nao ta subindo mais nenhum firmware....nem antigo e nem mais atual!!!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Na Nano2 ja nao ta subindo mais nenhum firmware....nem antigo e nem mais atual!!!!
    Como último recurso: dá um reset nele e tenta novamente.

    Ah! e na bancada, deu 54mbps.

  13. #13

    Padrão

    vocÊ tentou usar um cabo PoE mais curto?

    o thourg realmente está bem abaixo do que deveria dar aí..
    não tem alguma coisa atrapalhando ou interferindo no sinal por aí não?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    vocÊ tentou usar um cabo PoE mais curto?

    o thourg realmente está bem abaixo do que deveria dar aí..
    não tem alguma coisa atrapalhando ou interferindo no sinal por aí não?

    Cara entao to usando de 4 a 5 metros de PoE.

    Não tem nada interferindo...eh uma linha reta mesmo de 420 metros de distancia.


    1929 inesplicavelmente voltou a aceitar firmware...pois trouxe ela na bancada e consegui atualizar....

    Na bancada deu 5 Mbps em banda B e em G deu 13, isso a Nano2

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    Puts pior que ja tentei cara....

    Mais o amigo jociano esta me ajudando a ver o que pode ser o problema....vamos ver que resultado sai nas alterações que ele esta fazendo pra mim....depois vou postar aqui..!!! vlwww

  17. #17

    Padrão

    tenta colocar uma antena externa de 19dbi da pro eletronic e faz o teste , não tô dizendo que precisa de melhorar a antena, mas a vezes a antena do Nano pode tá com algum problema

  18. #18

    Padrão

    amigo quando iniciei com nano deu um problema desse, verifica se no QoS não esta ativado para somente passar essa banda ok, no meu caso só era isso

    outra coisa a antena do nano é somente uma trilha de cobre em uma placa de circuito com 2 pinos nas pontas extremas, n tem como ser problema na antena, com certeza deve ser somente configuração, desmarca o qos e pronto!
    Última edição por multlink; 29-05-2009 às 12:23.

  19. #19
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Qual altura esta esse nano? tem q olhar se o fresnel nao esta sendo obstruido. outra coisa... consegui melhorar o throughput fixando o ACK... qual a latencia entre as pontas? tlvz sua solução esteja nessas perguntas.
    Abraço
    boa sorte

  20. #20

    Padrão

    yondaime, multlink, stevens144 ....agradeço atenção de vocês.

    Cheguei em algumas conclusões dos testes que fiz por aqui e vou postar.
    Com a ajuda do amigo jociano, ele me disse que a soma do RX e TX seria a velocidade total dos link ou seja o troughput full. E em cima disso conclui que meu esta passando 30 Mb.

    Pois antes eu estava utilizando a ultima firmware que esta no site da ubnt, e como o amigo 1929 postou uma pagina que nunca tinha visto deles, eu baixei a versão 3.4-RC e fiz o upgrade.

    Só de ter mudado de firmware meu troughput aumento coisa de 2 MBs na Nano5.
    Com isso estou passando as seguintes velocidades no enlace

    Distancia: 420 metros
    RX:15.64 Mbps
    TX:15.78 Mbps
    Potencia: 20Dbm


    Até aqui maravilha, o interessante disso foi com a Nano2 que estava no mesmo enlace e não estava passando nem 5 MB full direito....que foi onde fiz a troca pelas Nano5 e fiz todo o procedimento que falei acima.

    Mais ontem fiz um enlace de 3.44 com as mesmas configurações dessas Nano2 que acabou ficando parada por aqui......e o resultado foi

    Distancia: 3.44 KM
    RX:3.65 Mbps
    TX:5.01 Mbps
    Potencia: AP 23Dbm


    Final das contas eu acho que as Nanos tem mais desempenho a maior distancia, mesmo eu alterando a potencia deixando a mais baixa possivel eu consegui obter resultados como esse....mexi em tudo quanto é tipo de config delas e a visada de 420 metros é limpa e sem poluição (pelo que pesquisei), agora como o amigo falou, poderia ser o fresnel, mais esse ptp que fiz com a Nano2 esta muito pior a visado do que a de 420 metros....

    Enfim estou satisfeito com o enlace da Nano2, pois nao imaginei atingir essa velocidade.
    Obrigado pessoal.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano5.JPG
Visualizações:	159
Tamanho: 	36,1 KB
ID:      	4501   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano2.JPG
Visualizações:	134
Tamanho: 	36,0 KB
ID:      	4502