+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPoE, não funciona controle de banda!!! ajuda por favor!!!

    Pessoal mais um vez agradeço a atenção de todos....

    O que acontece é o seguinte.. é meu primeiro servidro PPPoE...
    na verdade estou fazendo ele encima de uma RB 333.... o servidor pppoe roda encima de uma interface wireless... ta autenticando navegando tudo blz... mais não consegui controlar a banda
    ja configurei o Queues mais não deu muito certo....

    Acredito que possa ser algum problema com a configuração do pppoe talvez... pois entendi bem a parte de configuração do mesmo... mais fiquei meio perdido... de como ele faz para repassar a internet pros clientes....consegui repassar mais acho que esta faltando algo!!

    Se alguem tiver um tutorial de como fazer um servidor pppoe e os rotiamentos necessarios e controle de banda agradeço

  2. #2

    Padrão Solução pppoe

    boa noite meu amigo eu te aconselho a fazer o controle de banda pelo pppoe mesmo e nao no queues. qualquer duvida estou no MSN . [email protected]

  3. #3

    Padrão

    realmente é pelo pppoe mesmo e fica muito facil vc tera que ir em profile aquele q vc quando inclui um cliente tem a opção de escolha o seu deve estar em defalt por q nao a controle entao vc tera q ir na aba profile e cliar um novo controle e vc apenas determina a banda sendo em up primeiro depois download entao seria 128k/300k isso se vc quizer uma banda de 300 para o cliente.

  4. #4

    Padrão

    sim chefe vc criou tipo la no profile e colocou as ops tudo certo ai tipo ale dos prifile vc tem que criar outro esquema no profile para gerenciar o pppoe em tudo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    realmente é pelo pppoe mesmo e fica muito facil vc tera que ir em profile aquele q vc quando inclui um cliente tem a opção de escolha o seu deve estar em defalt por q nao a controle entao vc tera q ir na aba profile e cliar um novo controle e vc apenas determina a banda sendo em up primeiro depois download entao seria 128k/300k isso se vc quizer uma banda de 300 para o cliente.
    Opa blz agora entendi.... no caso vou criar 1 profile pra cada faixa de velocidade, no caso 1 pros meus clientes que tem 256, outro pros que tem 128.

    no caso quando crio o profile vou na aba "Limits" e coloco o controle de banda, na opção "Rate Limit (tx/rx)"

  6. #6

    Padrão

    isso mesmo vc faz o controle ai mesmo
    acho muito funcional alem do mais vc nao precisa ir no cliente configurar ip e se o cara muda ip e ele tiver acabado de logar isso vira um problema e ja no ppoe isso nao importa ele pode mudar para qual ele quizer mesmo ele ja sendo de outra rede concorrente ele poderia se conectar numa boa.
    vc pode alterar a pagina delogir do hotspot para ter um discador qualquer pode ate ser da brasiltelecom e o cliente instala e disca.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    isso mesmo vc faz o controle ai mesmo
    acho muito funcional alem do mais vc nao precisa ir no cliente configurar ip e se o cara muda ip e ele tiver acabado de logar isso vira um problema e ja no ppoe isso nao importa ele pode mudar para qual ele quizer mesmo ele ja sendo de outra rede concorrente ele poderia se conectar numa boa.
    vc pode alterar a pagina delogir do hotspot para ter um discador qualquer pode ate ser da brasiltelecom e o cliente instala e disca.
    Blz funcionou bem agora.....

    Só que me ocorreu outra duvida... como estou usando numa RB encima da torre, todos meus clientes se conectão na mesma.. mais tenho 2 links, 1 para os clientes residenciais (que arrebentam no downloado..rsrsrs) e outro para as Empresas..... como faço pra direcionar eles... pois no caso criei somente uma regra de NAT e chega somente em 1 gateway.

    Tem como eu colocar no pppoe 1 faixa diferente de ips, tipo assim 172.17.1.xxx para os residenciais e 172.18.1.xx para as empresas. E os residenciais fazer NAT para o gateway 192.168.50.1 e os empresarias para fazer o NAT para o gateway 192.168.77.1

  8. #8

    Padrão

    mikrotik da para fazer inumeras configuraçoes...
    mas q tipo de RB vc esta usando e por que quer deichar links separado
    vc pode juntas os dois links e fazer um load balance e deichar tanto os clientes empresarial feliz quanto o residencial.
    qual a topologia da sua rede diz ai.
    que tipo de antena vc manda sinal omni ou paineis vc tem quantas RB quantos cartoes?

  9. #9

    Padrão

    Tenho varias RBs 333, 433ah, 532a....

    no caso tenho uma na central...532a com uma dragstar para mais 4 cartões... tenho 4 paineis setoriais e 1 omini.

    para o interior tenho ptp com emp-8602 em 5,8 e distribuio em geral com 1 omini em cada ponto. que são mais 7 pontos de distribuição.
    Estão todos com IPxMAC e agora vou passar tudo pra pppoe... mais ainda não fiz em nenhum destes pontos ainda.. pois estou querendo pesquizar mais o que seria melhor.

    A minha ideia é mander meus servidores linux.. gerenciando o proxy transparent e o Firewall por causa do iptables. e atender as RBs através dos servidores, e fazer que cada RB funcione como um outro servidor em cada ponto.. autenticando os clientes através do pppoe e controlando a banda.

    So estou meio perdido, pois até agora so usei as RBs como bridge pra fazer os clientes chegarem no servidor para receberem a internet.

  10. #10

    Padrão

    vc esta fazendo ppoe dentro das RB e controlando em cada RB.
    concerteza vai funcionar mas cara vc imagina que confuzão vai ser quando vc tiver uns 400 clientes e quando vc nao puder mais fazer esse trabalho e por alguem para fazer nossa vai ser uma loucura.
    eu aconcelho vc usar todas RB somente em bridge sera mais facil no futuro, por q vc se prepare por q tera q mudar as omni para paineis ou nano station por varios motivos.
    De inicio aconcelho vc controlar a banda dos clientes em uma unica maquina e fazer ppoe na mesma maquina e continuar a usar hotspot tb junto com ppoe por q seus clientes podera ver a pagina do hotspot e baixar o discador e fazer um cadastro eles mesmo contendo todos os dados q vc precisar.
    um pc com 1 giga de ram faz esse trabalho com muita folga tendo em vista que as RB so tem 64 mb de ram.
    se vc tiver problema com link compre uma rb1000 e fala load balance e todos ficara satisfeito.
    quantos clientes vc pretende atingir ?
    sobre usar os servidor linux com proxy trasparente é uma boa opção se vc tiver conhecimento para isso, entao sera mais simples deiche todos as RB em bridge e compre um minirouter para controlar banda e ppoe sera bem mais simples pode acreditar.
    mas ainda prefiro tudo em uma maquina so.
    backup faceis de fazer se algo der problema sera facil por de voltar no ar.

  11. #11

    Padrão

    Blz Muito Obrigado Deson pelos pareceres....

    Só pra encrementar um pouco mais a conversa vou te passar o por que cheguei nessa conclusão.

    eu tenho uma rede bem ramificada, assim tenho uma repetidora a 40 km da sede que choga pra mais duas repetidoras, sendo que 1 das pontas choga somente para mais uma repetidora e a outra choga para mais 4 repetidoras que ainda 1 delas choga em mais uma repetidora....
    e da central tenho mais 6 repetidoras .... todas essas em torno de 40 km de distancia...
    como eu jogo nesses canais as linhas telefonicas que os clientes tem na cidade para os distritos e atendo a internet através de dhcp.. esta cherando muito trafego na rede... por isso pensei na opção de mander as RBs na localidades longes... como servidores.. fazendo que as solicitações sejam minimizadas somente atendendo a internet.. e nenhum tipo de autenticação nos ptps que tenho montado para atender essas localidades.

    Que tu acha... sobre o controle eu tenho 1 sistema no Servidor linux feito em PHP que controla todos cadastros... e hoje ja faso backup das RBs toda vez que atualizo qualquer informação....

    Será que vai ser a melhor opção fazer o que estou pensando?

  12. #12

    Padrão

    realmente vc esta certo em diminuir o trafego apartir de cada torre e rb se for pensar por esse lado ficar otimo mas isso iria funcionar se vc nao tivece um servidor mikrotik no inicio de onde toda net sai pelo seguinte motivo vou lhe explicar.
    vamos por o exemplo de apenas 2 torre para ficar mais simples
    torre 1 link - modem - servidor lonix com sistema php
    torre 2 com RB fazendo controle de banda diminuindo o trafego na rede tudo correto sem esse controle na torre os clientes podera almentar o trafego na rede.
    mas se vc tiver um unico servidor mikrotik para os clientes se conectarem sera a mesma coisa por q eles so ira se comunicar se tiver conectado na rede e o servidor ira fazer esse controle mesmo sendo no inicio o controle ou na torre final a velocidade sera a mesma o trafego sera o mesmo a unica diferença sera que o servidor tera q trabalhar menos gerenciar os clientes.
    nesse modo q vc esta utilizando ppoe em cada torre fica otimo tb e dependendo da distancia vc podera deichar alguem responsavel por cada torre onde ele mesmo possa cadastrar os clientes disponibilizando senhas diferentes de acesso de cada rede ou uma lista ja cadastrada no ppoe tipo cliente01, cliente50 .
    costumo dizer time q esta ganhando nao se meche entao se esta funcionando para vc faça dessa forma continue ate formar um tive realmente melhor que esse isso se existir claro.
    entao resumindo vc resolveu o seu problema
    pode ate fazer um teste sobre o trafego feito depois de conectado entre dois pcs na mesma rede em mesma torre tendo o mikrotik no inicio do link e vera q ele mesmo assim gerencia o trafego.