+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post balanceamento com 2 link no mickrotik

    Boa tarde amigos do fórum sou novato aqui e preciso de uma ajuda de voces.

    E seguinte

    Trabalho numa instituição da unopar, aonde sou técnico em manutenção dos equipamentos, na verdade que eu tenho que fazer um balanceamento de bando no mickotik com o sinal velox e o sinal da unopar, vou passar o que eu já tenho pronto.

    Tenho o sinal da unopar que chegar com o ip 192.168.0.1

    Tenho o sinal da velox que já funciona no mickrotik com o ip 192.168.254.254 já esta configurando e funcionando.

    Preciso na verdade e ligar esse 2 link no mickrotik com um balanceamento com os 2 link
    Que puder passar passo a passo para mim ficaria muito feliz, e porque sou iniciante no mickotik.

    Quem puder me ajudar ficaria muito feliz.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oteniel Ver Post
    Boa tarde amigos do fórum sou novato aqui e preciso de uma ajuda de voces.

    E seguinte
    Trabalho numa instituição da unopar, aonde sou técnico em manutenção dos equipamentos, na verdade que eu tenho que fazer um balanceamento de bando no mickotik com o sinal velox e o sinal da unopar, vou passar o que eu já tenho pronto.

    Tenho o sinal da unopar que chegar com o ip 192.168.0.1

    Tenho o sinal da velox que já funciona no mickrotik com o ip 192.168.254.254 já esta configurando e funcionando.

    Preciso na verdade e ligar esse 2 link no mickrotik com um balanceamento com os 2 link
    Que puder passar passo a passo para mim ficaria muito feliz, e porque sou iniciante no mickotik.

    Quem puder me ajudar ficaria muito feliz.

    ok vamos la

    gatway 1 - 192.168.0.1
    gatway 2 - 192.168.254.254

    primeiro vai em fireawal mangle clica no "+" deixa marcado prerouting em protocol colaca Tcp, dst port colca 80, depois vai na aba action e coloca mark routing, e coloca o nome de load deixa marcado passtrougt. depois da ok, certifique que essa regra fique acima das outras se vc tiver, se tiver embaixo e so arrastar pra cima.

    cadastre os address de acordo com os gatwey, certifique que vc ta pingando nos gatways

    agora vamos em ip - router clica no "+" so acrescentar os dois gatways nessa mesma rota e marca em routing mark "load" e da ok
    depois cria outra rota so com um gatway ai vc escolhe qualquer um e da ok, esse não precisa marcar routing mark, depois e so da ok.


    se vc conseguir posta ai que vou postar um script pra se algum cair o outro subtituir, blz

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isacloko Ver Post
    ok vamos la

    gatway 1 - 192.168.0.1
    gatway 2 - 192.168.254.254

    primeiro vai em fireawal mangle clica no "+" deixa marcado prerouting em protocol colaca Tcp, dst port colca 80, depois vai na aba action e coloca mark routing, e coloca o nome de load deixa marcado passtrougt. depois da ok, certifique que essa regra fique acima das outras se vc tiver, se tiver embaixo e so arrastar pra cima.

    cadastre os address de acordo com os gatwey, certifique que vc ta pingando nos gatways

    agora vamos em ip - router clica no "+" so acrescentar os dois gatways nessa mesma rota e marca em routing mark "load" e da ok
    depois cria outra rota so com um gatway ai vc escolhe qualquer um e da ok, esse não precisa marcar routing mark, depois e so da ok.


    se vc conseguir posta ai que vou postar um script pra se algum cair o outro subtituir, blz
    Amigo Isacloko seguindo esse seu método, quais são as regras que você utiliza para dividir o trafego nos links? tipo, https, p2p e outros?!?

    abração

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isacloko Ver Post
    ok vamos la

    gatway 1 - 192.168.0.1
    gatway 2 - 192.168.254.254

    primeiro vai em fireawal mangle clica no "+" deixa marcado prerouting em protocol colaca Tcp, dst port colca 80, depois vai na aba action e coloca mark routing, e coloca o nome de load deixa marcado passtrougt. depois da ok, certifique que essa regra fique acima das outras se vc tiver, se tiver embaixo e so arrastar pra cima.

    cadastre os address de acordo com os gatwey, certifique que vc ta pingando nos gatways

    agora vamos em ip - router clica no "+" so acrescentar os dois gatways nessa mesma rota e marca em routing mark "load" e da ok
    depois cria outra rota so com um gatway ai vc escolhe qualquer um e da ok, esse não precisa marcar routing mark, depois e so da ok.


    se vc conseguir posta ai que vou postar um script pra se algum cair o outro subtituir, blz


    Bom Pessoal...

    No meu caso é o seguinte... eu já tenho um ip real que entra através de cable modem num pc-ap, e queria colocar outro cable modem, o primeiro vamos chamar de cable1 ele está com 192.168.0.1, de 2 mb, o outro cable2 tb tem 2 mb e queria colocar para juntar os link´s no pc-ap. tem como ??
    o que devo fazer me ajudem aew por favor porque o cable1 está com o gargalo estourado hehehe..
    abração a todos

  5. #5

    Padrão

    izak será que vc pode passar este script ai carinha...
    eu estou na mesma situação no provedor que eu trabalho...
    só que no meu caso tem uma lan house aki que é dsl pppoe speed e que colocar u link a radio como emergencia...

  6. #6

    Padrão

    amigos tb tenho o mesmo problema para ser resolvido.

    tenho uma lan house com mikrotik, onde tenho dois links um de 512k x 512k e outro de 2Mb x 416k da brasil telecom.

    uso apenas ip e mac e o proxy para cache.

    ainda não sei qual a melhor opção e como fazer para fazer um balanceamento de carga e quando um link cair o outro assumir automaticamente.

    alguem poderia me dar um help =/

  7. #7

    Padrão duvida NTH

    duvida NTH
    Como ficaria o NTH DE 2 LINKS DE TAMANHOS DIFERENTES COMO ABAIXO:
    LINK1 = 1024
    LINK2 = 512

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isacloko Ver Post
    ok vamos la

    gatway 1 - 192.168.0.1
    gatway 2 - 192.168.254.254

    primeiro vai em fireawal mangle clica no "+" deixa marcado prerouting em protocol colaca Tcp, dst port colca 80, depois vai na aba action e coloca mark routing, e coloca o nome de load deixa marcado passtrougt. depois da ok, certifique que essa regra fique acima das outras se vc tiver, se tiver embaixo e so arrastar pra cima.

    cadastre os address de acordo com os gatwey, certifique que vc ta pingando nos gatways

    agora vamos em ip - router clica no "+" so acrescentar os dois gatways nessa mesma rota e marca em routing mark "load" e da ok
    depois cria outra rota so com um gatway ai vc escolhe qualquer um e da ok, esse não precisa marcar routing mark, depois e so da ok.


    se vc conseguir posta ai que vou postar um script pra se algum cair o outro subtituir, blz


    cara to com meu provedor aki funciona blz com 2 links configurado funfando!!
    mas se um link cai nao passa automaticamente para o outro!!!
    passa o script ai para nos colega creio q nao ira resolver so meu problema como de muitos outros!!
    obrigado