+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda

    Bom dia galera do Under.
    bom dia senhores e senhoritas admin de sistemas.

    Fui procurado pela associação comercial de minha cidade e me pediram a possibilidade de instalar um servidor voip em minha cidade. o objetivo é comunicação gratuita entre associados e seria mais um serviço que eles estariam disponibilizando para os mesmos.

    mas as duvidas são as seguintes.
    1º é possivel em termos legais uma empresa estando no simples instalar e vender um sistema destes?
    "sem vendas de créditos" só a comunicação entre ramais.
    2º que tipo de maquina ou maquinas, e conexão para atender em torno de 600 usuários, acho que no máximo umas 400 ligações simultaneas no horário comercial.
    3º quais distros deveria usar?


    obrigado pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia Kohorth,

    Primeiramente, tem várias maneiras de você achar a solução desse seu desafio. Para atender essa sua necessidade eu indico a utilização do PBX Asterisk, que é uns dos PBX open source mais utilizado do mundo, com ele você poderá configurar seus mais de 400 ramais e ter muitas outras opções.
    Com o Asterisk você pode ter a comunicações entre ramais utilizando a rede local, sem gastos; A não ser se você quiser interligar o Asterisk com a rede pública de telecom, para esta opção mais complexa você terá que comprar placas de link's como E1/T1, etc.
    Respondendo sua primeira pergunta, o Asterisk é open source e pode sim ser implementado em termos légais na empresa. A grande jogada do Asterisk é a "performance" em alta disponibilidade, realmente 400 ligações simultanias vai exigir muito do processador da máquina; Se a empresa desejar alta qualidade nas ligações eu te indicaria um servidor com processador Xeon com uns 4GB de memória, acho que atenderia bem a sua demanda.
    Para a implementação indico a você instalar o Asterisk Now que é uma versão do asterisk em modo gráfico que possibilita o gerenciamento de chamadas em tempo real e outras funcionabilidades. Quando você instala o Asterisk Now ele vem com a distro CentOs como padrão.

    Então é isso amigo, boa sorte nesse seu projeto, vou citar alguns link's que irá te ajudar caso for utilizar o Asterisk.

    Asterisk :: The Open Source PBX & Telephony Platform |
    Asterisk Guru - Tutorials and howto's for the asterisk PBX and voip in general
    Guia de Configuração do Asterisk, capítulos gratuítos
    Dicas VoIP
    AsteriskBrasil.org - A comunidade brasileira do PBX Open Source
    http://www.asteriskonline.com.br/

  3. #3

    Padrão RES: Servidor VoIP

    Bom dia Kohorth,

    Primeiramente, tem várias maneiras de você achar a solução desse seu desafio. Para atender essa sua necessidade eu indico a utilização do PBX Asterisk, que é uns dos PBX open source mais utilizado do mundo, com ele você poderá configurar seus mais de 400 ramais e ter muitas outras opções.
    Com o Asterisk você pode ter a comunicações entre ramais utilizando a rede local, sem gastos; A não ser se você quiser interligar o Asterisk com a rede pública de telecom, para esta opção mais complexa você terá que comprar placas de link's como E1/T1, etc.
    Respondendo sua primeira pergunta, o Asterisk é open source e pode sim ser implementado em termos légais na empresa. A grande jogada do Asterisk é a "performance" em alta disponibilidade, realmente 400 ligações simultanias vai exigir muito do processador da máquina; Se a empresa desejar alta qualidade nas ligações eu te indicaria um servidor com processador Xeon com uns 4GB de memória, acho que atendenria bem a sua demanda.
    Para a implementação indico a você instalar o Asterisk Now que é uma versão so asterisk em modo gráfico que possibilita o gerenciamento de chamadas em tempo real e outras funcionabilidades. Quando você instala o Asterisk Now ele vem com a distro CentOs como padrão.

    Então é isso amigo, boa sorte nesse seu projeto, vou citar alguns link's que irá te ajudar caso for utilizar o Asterisk.

    Asterisk :: The Open Source PBX & Telephony Platform |
    Asterisk Guru - Tutorials and howto's for the asterisk PBX and voip in general
    Dicas VoIP
    AsteriskBrasil.org - A comunidade brasileira do PBX Open Source

  4. #4

    Padrão

    Bom dia Amigo
    o asterisk é um sistema fantatico mas pra voce fazer 400 ligações simutaneas tem ser um link dedicado muito grande ,pois não vai acabar compensando em termos financeiros ,o bom mesmo é voce ja implantar uma operadora de voip...se precisar de mais orientação me contate
    msn-[email protected]

    Obrigado Valdecy

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mariouzae Ver Post
    Bom dia Kohorth,

    Primeiramente, tem várias maneiras de você achar a solução desse seu desafio. Para atender essa sua necessidade eu indico a utilização do PBX Asterisk, que é uns dos PBX open source mais utilizado do mundo, com ele você poderá configurar seus mais de 400 ramais e ter muitas outras opções.
    Com o Asterisk você pode ter a comunicações entre ramais utilizando a rede local, sem gastos; A não ser se você quiser interligar o Asterisk com a rede pública de telecom, para esta opção mais complexa você terá que comprar placas de link's como E1/T1, etc.
    Respondendo sua primeira pergunta, o Asterisk é open source e pode sim ser implementado em termos légais na empresa. A grande jogada do Asterisk é a "performance" em alta disponibilidade, realmente 400 ligações simultanias vai exigir muito do processador da máquina; Se a empresa desejar alta qualidade nas ligações eu te indicaria um servidor com processador Xeon com uns 4GB de memória, acho que atendenria bem a sua demanda.
    Para a implementação indico a você instalar o Asterisk Now que é uma versão so asterisk em modo gráfico que possibilita o gerenciamento de chamadas em tempo real e outras funcionabilidades. Quando você instala o Asterisk Now ele vem com a distro CentOs como padrão.

    Então é isso amigo, boa sorte nesse seu projeto, vou citar alguns link's que irá te ajudar caso for utilizar o Asterisk.

    Asterisk :: The Open Source PBX & Telephony Platform |
    Asterisk Guru - Tutorials and howto's for the asterisk PBX and voip in general
    Dicas VoIP
    AsteriskBrasil.org - A comunidade brasileira do PBX Open Source


    primeiramente quero agradecer a suas dicas. vão me ajudar e muito.
    a intenção é utilizar a publica da telecom, ou seja cada associado conectado atravéz de seu proprio sistema de internet. (Radio,ADSL,LINK dedicados), direcinoandos ao servidor de vóip.

  6. #6

    Padrão

    estava vendo alguns tópicos e vi o Disc-OS.
    achei bem interessante.
    será que ele não serviria?
    e quais tipos de ata seria o recomendado.

  7. #7

    Talking

    Assim, você tem dimensão do projeto e da área atendida???
    Por que dependendo da geografia do local, você pode utilizar mikrotik pros peers se conversarem, e daí gastar menos com links de operadora e tal, pq 400 canais simultaneos num é qualquer coisa não. Pra solução Asterisk, eu sugiro clustering, pois um servidor só, por mais parrudo que seja, não aguenta tantos canais ao mesmo tempo, limitação do daemon do asterisk mesmo.