+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão lan house - DSL PPoE + link a radio ..

    BOm pessoal.. seguinte, desde jah agradeço a juda que me for concebida...

    Onde trabalho tem uma lan e um provedor de internet juntos ..

    na lan tem um speed roteado num radio edmax operando em modo gateway pela porta wan e destribuindo pela s lan ou seja:

    Moden dsl roteado - wan do radio - lan do radio - switch - computadores
    ip 192.168.1.1 ip 192.168.1.2 ip 192.168.0.100 - ip 192.168.0.2 em diante ..

    Tudo funciona normal, só que o speed aki nessa região cai demais e como a tem o provedor aki do lado queria colocar o link via radio tbm, de emergencia, mais gostaria de coloca-lo de um jeito que não precisasse sair trocando ips, se necessario jah deixo o dns do provedor configurado nas maquinas...

    Gostaria que me aconselhassem uma configuração para este esquema...
    Um mk, bfw, etc..

    qualquer passa o msn que eu add .. vlw

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Onde trabalho tem uma lan e um provedor de internet juntos ..
    na lan tem um speed roteado num radio edmax operando em modo gateway pela porta wan e destribuindo pela s lan ou seja:
    Moden dsl roteado - wan do radio - lan do radio - switch - computadores
    ip 192.168.1.1 ip 192.168.1.2 ip 192.168.0.100 - ip 192.168.0.2 em diante ..
    Tudo funciona normal, só que o speed aki nessa região cai demais e como a tem o provedor aki do lado queria colocar o link via radio tbm, de emergencia, mais gostaria de coloca-lo de um jeito que não precisasse sair trocando ips, se necessario jah deixo o dns do provedor configurado nas maquinas...
    Gostaria que me aconselhassem uma configuração para este esquema...
    Um mk, bfw, etc..
    qualquer passa o msn que eu add .. vlw
    Um Mikrotik pode ser útil pois ele entra na sua rede para receber os seus acessos a internet, seja via adsl (speed) e também via rádio. Esse Mikrotik passa a ser o Gateway e DNS de sua rede interna (ou várias redes diferentes se desejar).

    Com isso não precisa mais mudar a configuração de sua rede interna para o caso de mudar seu acesso.

    Manualmente voce escolhe que link está usando através de IP/ROUTES alterando o Gateway padrão.

    Existe diversas formas de melhorar isso, colocando um script para alterar automaticamente; usar os dois links simultâneos e fazer um balanceamento entre eles; controlar a banda de cada uma das estações da rede; etc

    Mas para esses itens pode pesquisar mais nos tópicos do forum ou checar o link:
    Mikrotik - UnderLinux Wiki

  3. #3

    Padrão

    amigo vc tem facilidade em fazer isso?? me passa o script que faz alterar o link alterar automaticamente.???
    pois preciso fazer isso rapido.. do resto eu me viro..
    Última edição por danix; 27-05-2009 às 23:37.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    amigo vc tem facilidade em fazer isso?? me passa o script que faz alterar o link alterar automaticamente.???
    pois preciso fazer isso rapido.. do resto eu me viro..
    Na prática não faço, por isso tem que pesquisar. Apenas sei que é possível.

    De qualquer forma tente ver isso daqui:

    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

    Ou pesquise por aqui (ou no Google):

    FailOver
    Link_de_Sombra