+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb WiMax - Alguem utilizando???

    Boa tarde pessoal, alguem ja esta utilizando WiMax?? ou esta pretendendo usar?? ou testar???

  2. #2

    Padrão wimax

    sim muita gente esta usando wimax, que pretende saber?

  3. #3

    Exclamation No Brasil?

    Rapaz te afirmo que pode ter gente testando, mas usando realmente mesmo, se tiver é uma "dezena" entre milhares de pessoas.

    flw.

  4. #4

    Padrão

    Mesmo porque soluções WIMAX frequência 2.4 Ghz e 5.8 Ghz ainda são poucas, e algumas que se dizem WIMAX , são na verdade um Beta- Wimax.

  5. #5

    Padrão

    Ola, tenho um pouco de experencia em Wi-Fi e gostaria de aprender sobre WiMax, pq sempre precisamos aprender. Minha rede ak tah blz, mas inovacoes para melhor, eh sempre bom...

  6. #6

    Padrão

    Por estes lados (Portugal) temos muitas instalações Wimax já a funcionar, quer a nivel de autarquias (ligando museus, campos de jogos, bibliotecas, etc) quer a nivel empresarial (ligando desde estaleiros, pontos de venda, armazens, etc). em alguns casos com, com dados, som e imagem, mas para disponibilizar directamente ao publico por exemplo num hotspot o que fazemos é levar o sinal com um link Wimax, depois ligamos a um router wifi para dar internet ao utilizador final.
    Dá uma olhada nos case study nas páginas de um fabricante por exemplo Alvarion, Motorola, etc.

    espero ter ajudado

  7. #7

    Padrão

    aqui no Brasil se não me engano a frequencia wimax verdadeira que é 3,5 GHz é licenciada por leilão. Me corrijam se estiver errado pois estou repassando o que vi aqui no forum mesmo.

  8. #8

    Padrão A embromatel está usando :(

    Eu tenho em casa "somente até sexta, pois pedi portabilidade" um sistema WIMAX embratel PME, as primeiras 3 semanas funcionou muito bem, eu reconfigurei o ip do CPE para 192.168.254.254 para não mudar minha rede interna, o uso era para telefonia e internet "evitar usar o link já que o mesmo é só de 1MB Frame Relay GVT para os meus clientes.

    Bom, eis que algo aconteceu, o sinal ficava caindo "acredito que eles tenham mudado a posição da antena da ERB deles" e o sinal ficou uma droga, não passava de 84/8 os tecnicos da embromatel de curitiba foram diversas vezes no local, mesmo assim não conseguiram resolver, para piorar o gerente deles fez a gentileza de entrar no CPE, trocar a senha e colocar nas CFGS padrão ip 192.168.15.1, resultado eu não conseguia mais acesso a internet e o telefone continuava uma droga "é um voip dentro da CPE".

    Resumo da brincadeira, WIMAX não é a oitava maravilha do mundo, funciona, porem é muito instável, os tecnicos/engenheiros precisam entender antes de tudo que rede interna não atrapalha rede externa, não acredito que com os equipamentos atuais seria possivel ter qualidade nos clientes a uma distancia superior a 1KM da ERB, eu estou a 1,2Km segundo o GPS, e é bem diferente do wifi "de qualidade" que uma vez acertado ele estabiliza e pronto, para vc ter uma ideia se eu me chegasse perto do aparelho ele matava o sinal.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00566.jpg
Visualizações:	298
Tamanho: 	1,89 MB
ID:      	4451   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00567.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	1,70 MB
ID:      	4452  


  9. #9

    Padrão

    Olha pra mim sinceramente isso não é Wimax.
    Pois oque eu conheço como wimax seria uma frequencia de 3,5ghz, onde o troupht seria igual ou parecido ao que temos em 2,4 e 5,8ghz.
    Esse que o pessoal vem dizendo ai é a mesma coisa que o 3G das OPERADORAS, é uma verdadeira droga, porque a velocidade que ele atinge no máximo é de 7,2mbps.
    Mas na minha mente funciona assim, por que é a mesma frequencia que os celulares, muito baixa e isso não da velocidade alta com capacidade de passar internet banda larga.
    Agora tomem muito cuidado com os equipamentos milagrosos que dizem ai no mercado, de wimax 2,4 e 5,8ghz.
    Até hoje eu não vi nenhum funcionar sem visada com trouphut bom.
    Isso pra mim seria Wimax trouphut alto e sem visada.
    É a promessa do wimax que eu ainda não vi.