+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Custo de Redes Meraki/SkyPilot

    Olá pessoal. Estou acompanhando esse fórum e creio que alguns de vcs podem me ajudar.

    Alguém sabe dar uma estimativa de custo por km2 para implantar uma rede mesh da Meraki ou SkyPilot? Lendo o site dos fornecedores no Brasil, entendi que seria necessário um gateway mais um CPE a cada 100m (ou seja, uns 15 CPE por km2), confere?

  2. #2

    Padrão SkyPilot

    Montamos uma rede SkyPilot, aproximadamente 1km2 com 10 CPEs e 1 Extender e 1 Gateway. Nesse Km2 funciona em 110% do local. Dá pra navegar na praça, falar com cell voip, etc.. até dentro de algumas casas o sinal entra e você consegue conexão (as vezes não muito boa) mas com antena sem obstrução funciona em todo lugar. Pontos falhos: A Saida (única - Gateway) gera 8 Mbps (real), ou seja, usuários pesados nessa rede, nem pensar; Custo de energia elétrica (tem que ter um poste a cada 150 metros -- no meu caso -- custo de energia é alto pois não consome nada mas cobram um minimo.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado por compartilhar a experiência Israel. Se puder responder algumas perguntas, agradeço ainda mais. Esse sistema é público ou é por assinatura? Qual foi a CPE, o SkyAccess? Qual foi seu fornecedor? Pode me dar uma noção do custo de implantação (equipamentos)?

  4. #4

    Padrão

    Use a rede MESH da Motorola junto com Canopy - é bem melhor...

  5. #5

    Padrão SkyPilot

    lgomess, é por assinatura, nós instalamos em um bairro da nossa cidade 10 postes (próprios), pedimos ligação de energia e colocamos a CPE (SkyAccess). O Gateway e o Extender ficaram em torres nossas. Nós trabalhamos com PPPoE, então o cliente tem que se logar no wi-fi e pedir autenticação para navegar. Criamos uma rede (SSID) para VOIP (Vlan) o qual só consegue fazer acesso ao sistema de VOIP (para testes apenas). Faz muito tempo que fizemos esse projeto e foi bem caro, mas a proposta parecia válida, então não tenho como te estimar preços. Na ocasião compramos com a Ynoma, não sei se eles ainda revendem. Recentemente recebi a informação de que a WDC está vendendo (Se quiser o contato deles ... Renata (11) 9218-5378 -- pede um orçamento sem compromisso). Não sei qual será tua aplicação, mas vou te dar 2 dicas que acho extremamente importantes (pelo menos foi pra mim). O sistem Gateway é o que faz a saida da rede para a internet, ele tem capacidade real de 8 a 10 Megas Full (isso pra internet, por causa de tamanho de pacotes e tal) então isso acabou inviabilizando o projeto para nós. Em contra-partida o Gateway ou Extender (que são os pontos Mesh que se comunicam entre si e mandam sinal para as CPEs) são de uma potencia surpreendente, consegui um link de 18KM entre o SkyGateway e o SkyAccess, além disso consegui um link sem visada perfeito (3KM em linha reta mas por reflexão deu quase 6km -- o software mostra a distancia dos CPEs ao Gateway), tinha um morro no meio e eu mirei 45 graus mais ou menos do ponto certo (o Gateway estava atras do morro) e funcionou, sem cair, sem perda de pacotes, com modulação 24. Ele estava refletindo em uns barracões. Achei muito legal isso. Hoje uso muito pouco eles, uso nesse projeto dos 10 postes, para alguns links de empresa e para cameras de uma prefeitura (para cameras ele funciona muito bem, você cria uma VLAN dentro dele separando as cameras do restante da rede, muito interessante para prefeituras).
    Qualquer dúvida, só falar.

  6. #6

    Padrão

    Um dos problemas é o sinal do equipamento do usuário. O SkyPilot tem 400mW de potência (fala alto) mas se o notebook ou equipamento do usuário tiver pouca potência (falar baixo) não ocorre comunicação.
    É comum o notebook a 500m de um SkyPilot achar a rede (faz a varredura e encontra o SSID da rede WiFi do SkyPilot) com sinal bom, mas na hora que manda conectar, não fecha. Isso ocorre porque o sinal do SkyPilot chega no notebook mas o sinal do notebook não chega de volta.
    Com 10 equipamentos por Km2 vc consegue uma cobertura completa para notebooks, mas acho dificil de justificar financeiramente um projeto desses. O normal é usar antenas externas nos equipamentos dos usuários, para dar maior alcance.

  7. #7

    Padrão

    Obrigado Israel e mlrodrig. Vou pedir o orçamento na WDC. Dadas as restrições de banda, a solução parece ser mais indicado como grande hotspot para usuários de notebook mesmo ou para aplicações específicas como citou o Israel.

  8. #8
    tonyslash
    Visitante

    Padrão fornecedor meraki

    olá, em resposta ao post inicial verifiquei varios fornecedores mas nenhum para os equipamentos meraki, alguem sabe de algum fornecedor para meraki? ja que a WNI nao trabalha mais com marca
    preciso com urgencia

  9. #9

    Padrão

    vc poderia solicitar diretamente com o pessoal da meraki mesmo;
    aqui o link cm os modelos e os preços;
    https://store.meraki.com/store/browse

  10. #10
    Nao Registrado
    Visitante

    Padrão Ainda precisa de um contato meraki??

    Citação Postado originalmente por tonyslash Ver Post
    olá, em resposta ao post inicial verifiquei varios fornecedores mas nenhum para os equipamentos meraki, alguem sabe de algum fornecedor para meraki? ja que a WNI nao trabalha mais com marca
    preciso com urgencia
    Se ainda precisar de um contato com a meraki me mande um email ([email protected]) que tenho o contato direto, com preços e tudo.

    abcs

  11. #11

    Padrão Re: Custo de Redes Meraki/SkyPilot

    IsraelNeto, esta solução de energia que voce se refere, seria em cada poste colocar um contador de energia?
    Estes postes que voce colocou estão em via pública ou em propriedade particular?
    Um dos grandes empecilhos para a difusão do mesh, creio eu é exatamente a energia.

    Painel solar fica caro. Consultei alguns moradores para ver da possibilidade de utilizar energia deles, mas daí tem que ceder internet gratuitamente. É o mais viável , dependendo da concentração de usuários.

    OUtra coisa, você fez 1km linear ou 1 km². Se for quadrado não é suficiente 10 CPEs mas 100 para dar uma cobertura semelhante ao que o Rodrigo falou, com notebooks dentro de casa.

    Meraki e skypilot fica fora de cogitação. O preço é salgado. Creio que um PicoStation com open-mesh seria melhor.
    Para evitar o estrangulamento que voce falou, não seria apropriado por exemplo estabelecer ponto a ponto em 5.8 com Airmax e fazer dai um gateway. Assim cada ponto a ponto poderá absorver mais tráfego e evitaria o excesso de saltos entre nós.
    O que acha?

  12. #12

    Padrão Re: Custo de Redes Meraki/SkyPilot

    IsraelNeto, esta solução de energia que voce se refere, seria em cada poste colocar um contador de energia?
    Estes postes que voce colocou estão em via pública ou em propriedade particular?
    Um dos grandes empecilhos para a difusão do mesh, creio eu é exatamente a energia.
    Painel solar fica caro.
    Consultei alguns moradores para ver da possibilidade de utilizar energia deles, mas daí tem que ceder internet gratuitamente.
    É o mais viável , dependendo da concentração de usuários.

    OUtra coisa, você fez 1km linear ou 1 km². Se for quadrado não é suficiente 10 CPEs mas 100 para dar uma cobertura semelhante ao que o Rodrigo falou, com notebooks dentro de casa.

    Meraki e skypilot fica fora de cogitação. O preço é salgado. Creio que um PicoStation com open-mesh seria melhor.
    Para evitar o estrangulamento que voce falou, não seria apropriado por exemplo estabelecer ponto a ponto em 5.8 com Airmax e fazer dai um gateway. Assim cada ponto a ponto poderá absorver mais tráfego e evitaria o excesso de saltos entre nós.

    O que acha?

  13. #13

    Padrão Re: fornecedor meraki

    Citação Postado originalmente por tonyslash Ver Post
    olá, em resposta ao post inicial verifiquei varios fornecedores mas nenhum para os equipamentos meraki, alguem sabe de algum fornecedor para meraki? ja que a WNI nao trabalha mais com marca
    preciso com urgencia
    Tonyslash, no final de 2011 a Meraki fechou com um grande distribuidor no Brasil, se ainda quiser maiores informações pode entrar em contato comigo através de uma mp.
    Grata!

  14. #14

    Padrão Re: SkyPilot

    Quem quiser comprar Meraki, tenho alguns do modelo Mini-Meraki Indoor na caixa, completo, sem uso (até 10 pçs = R$ 160,00 cada
    de 11 a 50 pçs = R$ 110,00 cada ). Quem tiver interesse, envie e-mail para [email protected].

  15. #15

    Padrão Re: fornecedor meraki

    Quem quiser comprar Meraki, tenho alguns do modelo Mini-Meraki Indoor na caixa, completo, sem uso (até 10 pçs = R$ 160,00 cada
    de 11 a 50 pçs = R$ 110,00 cada ). Quem tiver interesse, envie e-mail para [email protected].