+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik como Roteador Principal em link Telefonica via Fibra

    Saudações
    Sou novo no forum e estou precisando de uma ajuda, se possível.
    A Telefônica está me entregando aqui um link via fibra e gostaria de colocar a minha routerboard 493AH para, a princípio, receber o link (Pois o aluguel do roteador deles é uma facada). Já tenho a classe de IP disponível, mas estou levando surra.
    Alguem já passou por isso e poderia me dar um help?
    Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    apanhando onde?

    Para começar adicione a classe IP + a máscara que te deram em IP / Address. Segundo, vá a IP / Routes acrescente o gateway (e as rotas). Terceiro, vá em IP / Firewall e faça as regras de redirecionamento de seus IP's ou NAT para os seus clientes (conforme sua necessidade). Têm muitas regras possíveis, mas dependerá da estrutura de sua rede. Mas com esta configuração já começa a navegar. Qualquer coisa entra em contato.

  3. #3

    Padrão IP WAN

    Olá,
    Seguinte o seu gerente de conta te passou o IP LAN e o WAN ? Ex:

    " Esse IP você usa na interface conectada ao SDH, o conversor de Fibra para Ethernet"
    IP WAN LOCAL
    189.15.77.202
    255.255.255.252

    "Esse IP você adiciona como default route"
    IP WAN REMOTO ( GATEWAY )
    189.15.77.201

    É muito comum a Telefonica fornecer de cara apenas 1 bloco de ip /29, caso você precise
    de mais, fale com o seu gerente de conta eles são obrigado a fornecer quantos você precisar.

    "Esse ip você adiciona na sua interface LAN, de onde você vai ter acesso a internet"

    IP LAN
    189.30.77.240/29
    Então ficaria assim

    IP LAN
    189.30.77.241
    255.255.255.248

    IPS que você pode usar nas maquinas para ter acesso:

    189.30.77.242 até 189.30.77.246
    sempre com mascara 255.255.255.248

    e não esqueça no mikrotik de adiconar a regra para liberar o acesso
    /ip firewall nat> add chain=srcnat action=accept out-interface=ETHER1

    Bom se seu cenário for diferente me avise e esplique os detalhes para poder te ajudar.
    O IP's que usei aqui são meramente para exemplo, use os que lhe foram fornecidos.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Olá,
    Seguinte o seu gerente de conta te passou o IP LAN e o WAN ? Ex:

    " Esse IP você usa na interface conectada ao SDH, o conversor de Fibra para Ethernet"
    IP WAN LOCAL
    189.15.77.202
    255.255.255.252

    "Esse IP você adiciona como default route"
    IP WAN REMOTO ( GATEWAY )
    189.15.77.201

    É muito comum a Telefonica fornecer de cara apenas 1 bloco de ip /29, caso você precise
    de mais, fale com o seu gerente de conta eles são obrigado a fornecer quantos você precisar.

    "Esse ip você adiciona na sua interface LAN, de onde você vai ter acesso a internet"

    IP LAN
    189.30.77.240/29
    Então ficaria assim

    IP LAN
    189.30.77.241
    255.255.255.248

    IPS que você pode usar nas maquinas para ter acesso:

    189.30.77.242 até 189.30.77.246
    sempre com mascara 255.255.255.248

    e não esqueça no mikrotik de adiconar a regra para liberar o acesso
    /ip firewall nat> add chain=srcnat action=accept out-interface=ETHER1

    Bom se seu cenário for diferente me avise e esplique os detalhes para poder te ajudar.
    O IP's que usei aqui são meramente para exemplo, use os que lhe foram fornecidos.
    isso poderia ser usado em LP de par metalico tambem, se possivel onde eu colocaria as opçoes de Frame Relay, PPP, HDLC entre outros, é possivel?

  5. #5

    Padrão Sim

    Boa tarde!

    Sim é usado tambem em par metalico, só que as opções de frame, hdlc e ppp vai depender do seu roteador, porquê depois que o link sai do Modem HDSL ele precisa de 1 entranda serial no padrão V35. Encontrado nos roteadores Cisco, Cyclades, Hawei " o mais barato ", ou um adaptador PCI V35 "eu já vi da Cyclades" ai da pra você instalar no MIKROTIK.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    isso poderia ser usado em LP de par metalico tambem, se possivel onde eu colocaria as opçoes de Frame Relay, PPP, HDLC entre outros, é possivel?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Boa tarde!

    Sim é usado tambem em par metalico, só que as opções de frame, hdlc e ppp vai depender do seu roteador, porquê depois que o link sai do Modem HDSL ele precisa de 1 entranda serial no padrão V35. Encontrado nos roteadores Cisco, Cyclades, Hawei " o mais barato ", ou um adaptador PCI V35 "eu já vi da Cyclades" ai da pra você instalar no MIKROTIK.
    isso que gostaria de saber tb, sobre esse adaptador.....

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Olá,
    Seguinte o seu gerente de conta te passou o IP LAN e o WAN ? Ex:

    " Esse IP você usa na interface conectada ao SDH, o conversor de Fibra para Ethernet"
    IP WAN LOCAL
    189.15.77.202
    255.255.255.252

    "Esse IP você adiciona como default route"
    IP WAN REMOTO ( GATEWAY )
    189.15.77.201

    É muito comum a Telefonica fornecer de cara apenas 1 bloco de ip /29, caso você precise
    de mais, fale com o seu gerente de conta eles são obrigado a fornecer quantos você precisar.

    "Esse ip você adiciona na sua interface LAN, de onde você vai ter acesso a internet"

    IP LAN
    189.30.77.240/29
    Então ficaria assim

    IP LAN
    189.30.77.241
    255.255.255.248

    IPS que você pode usar nas maquinas para ter acesso:

    189.30.77.242 até 189.30.77.246
    sempre com mascara 255.255.255.248

    e não esqueça no mikrotik de adiconar a regra para liberar o acesso
    /ip firewall nat> add chain=srcnat action=accept out-interface=ETHER1

    Bom se seu cenário for diferente me avise e esplique os detalhes para poder te ajudar.
    O IP's que usei aqui são meramente para exemplo, use os que lhe foram fornecidos.
    Opa!!!
    Obrigado pela ajuda detalhada, Pablo!!
    Fiz de acordo com suas explicações. Funcionou só que fica muito lento. Entrei em contato com o pessoal da Telefonica e me falaram que preciso configurar o encapsulamento HDLC.
    Você sabe algo sobre isso?

    Grande abraço!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por acommrj Ver Post
    Opa!!!
    Obrigado pela ajuda detalhada, Pablo!!
    Fiz de acordo com suas explicações. Funcionou só que fica muito lento. Entrei em contato com o pessoal da Telefonica e me falaram que preciso configurar o encapsulamento HDLC.
    Você sabe algo sobre isso?

    Grande abraço!
    Seguinte, eu preciso de mais detalhes de sua LP, e ver a planilha de configuração para saber o que está faltando, o seu link é entregue em cabo ethernet "RJ45" ?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Olá,
    Seguinte o seu gerente de conta te passou o IP LAN e o WAN ? Ex:

    " Esse IP você usa na interface conectada ao SDH, o conversor de Fibra para Ethernet"
    IP WAN LOCAL
    189.15.77.202
    255.255.255.252

    "Esse IP você adiciona como default route"
    IP WAN REMOTO ( GATEWAY )
    189.15.77.201

    É muito comum a Telefonica fornecer de cara apenas 1 bloco de ip /29, caso você precise
    de mais, fale com o seu gerente de conta eles são obrigado a fornecer quantos você precisar.

    "Esse ip você adiciona na sua interface LAN, de onde você vai ter acesso a internet"

    IP LAN
    189.30.77.240/29
    Então ficaria assim

    IP LAN
    189.30.77.241
    255.255.255.248

    IPS que você pode usar nas maquinas para ter acesso:

    189.30.77.242 até 189.30.77.246
    sempre com mascara 255.255.255.248

    e não esqueça no mikrotik de adiconar a regra para liberar o acesso
    /ip firewall nat> add chain=srcnat action=accept out-interface=ETHER1

    Bom se seu cenário for diferente me avise e esplique os detalhes para poder te ajudar.
    O IP's que usei aqui são meramente para exemplo, use os que lhe foram fornecidos.
    Fiz desta forma no meu link de fibra e em uma rb493ah e nao navega.

    Quando abilitei o proxy-arp na interface wan e lan passou a navegar o notebook só que ao verificar o ip que estava saindo nao era o configurado no notebook e sim o gateway da fibra ( IP WAN REMOTO).

    O que poe ser ? os ips validos da lan que vieram nao vai.

    E ta tudo configurado da forma que voce passou. sera que tem mais alguma coisa a fazer. no cisco é apenas isso tambem e funciona. Mas nao testei esta fibra com cisco pois nao possuo roteador pra fibra. Mas o Mikrotik nao ta indo.


    agradeço qualquer ajuda.

  10. #10

    Padrão

    Pelor amor ..

    contrata um técnico para fazer essa instalação pra você.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por acommrj Ver Post
    Saudações
    Sou novo no forum e estou precisando de uma ajuda, se possível.
    A Telefônica está me entregando aqui um link via fibra e gostaria de colocar a minha routerboard 493AH para, a princípio, receber o link (Pois o aluguel do roteador deles é uma facada). Já tenho a classe de IP disponível, mas estou levando surra.
    Alguem já passou por isso e poderia me dar um help?
    Agradeço desde já.


    Olá ACOMMRJ, tudo blz?

    Estou recebendo em meu provedor, daki alguns dias link da Telefonica tbem, de 8mb.
    Poderia me tirar algumas duvidas?

    Quanto tempo levou a implantação da fibra?
    E qual o tipo de modem ou conversor eles instalaram pra vc?

    Se possivel adicione ai no msn pra gente bater um papo,

    [email protected]

    Abração.