+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão manutenção de equipamentos em torres

    salve galera,
    tou com uma duvida e gostaria de compartilhar com vocês. Com qual frequencia vcs realizam manutenção nos equipamentos que ficam em cima da torre? e qual procedimentos que realizam nessa manutenção? como por exemplo limpeza de contatos, troca de pigtails e afins



    se puder compartilhar essas informaçoes eu agradeço

    abracis

  2. #2
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    mta gente usa akela regra
    "Time que ta ganhando não se mexe"
    rsrs

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    salve galera,
    tou com uma duvida e gostaria de compartilhar com vocês. Com qual frequencia vcs realizam manutenção nos equipamentos que ficam em cima da torre? e qual procedimentos que realizam nessa manutenção? como por exemplo limpeza de contatos, troca de pigtails e afins



    se puder compartilhar essas informaçoes eu agradeço

    abracis
    O ideal caro amigo é realizar mensalmente uma supervisão acompanhada de uma manutenção preventiva.
    Quanto aos pig-tal, cabo e antenas não necessário tal manutenção se cuidado a fixação e isolamento com fita auto-fusão da mesma, podendo ser realizada de 90 em 90 dias.
    Isso por que ocorre fortes chuvas com ventos que podem avariar o sistema irradiante (antenas) até mesmo os cabos se mau isolado com a fita de auto-fusão.
    O ideal é acompanhar a intensidade de sinal irradiada por cada (antena) com a ajuda de um medidor de campo que se encontra facilmente em portais americanos para venda a um custo bastante acessivel.
    Outra forma é acompanhar e monitorar a intensidade de sinal recebida e enviada para cada cliente fazendo anotação dos valores em planilhias do excel comparando-as diáriamente. Na minha opinião uma forma barata, funcional tanto para detectar possiveis problemas tanto na torre quanto no sistema de recepção e transmissão do cliente. Por que de duas uma ou o problema estará na Base ou no cliente bastando para isso o ADM usar os valores acompanhado no decorrer do periodo.
    Vale lembrar que é necessário acompanhar se a infiltrações na caixa hermética onde está instalado os equipamentos da BASE. Uma solução é colocar um produto quimico que retenha tal humidade se está acontecer, evitando contato com os equipamentos.
    Basicamente é isso meu caro amigo mas ha muito mais cuidados a serem tomados nunca dispensando a manutenção preventiva tanto da base quanto a dos clientes.
    Trabalho a muitos anos fazendo manutenção em emissoras de Rádio AM/FM e sistemas que contenhão (RF) Rádio Frequencia.

    Grande Abraço!
    Última edição por rafaelhol; 02-06-2009 às 07:39.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    mta gente usa akela regra
    "Time que ta ganhando não se mexe"
    rsrs
    Mas tem também a famosa lei de "Murphy". Se pode dar problemas, um dia vai dar. Daí a manutenção preventiva.

  5. #5
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    salve galera,
    tou com uma duvida e gostaria de compartilhar com vocês. Com qual frequencia vcs realizam manutenção nos equipamentos que ficam em cima da torre? e qual procedimentos que realizam nessa manutenção? como por exemplo limpeza de contatos, troca de pigtails e afins



    se puder compartilhar essas informaçoes eu agradeço

    abracis
    Quanto à antenas e cabos, seilá, melhor não toca-los, afinal se numa ponta tem um Sma, na outra tem 30/40/50 clientes, eu mantenho sempre um cabo reverva montado, para casos onde é necessário a troca. evitando assim parar o sistema por um período prolongado. quanto à Rb ou Pcap, verifique infiltrações, poeira, etc...

    Abraços

    Ricardo Sobrinho.

  6. #6
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas tem também a famosa lei de "Murphy". Se pode dar problemas, um dia vai dar. Daí a manutenção preventiva.
    É a segunda regra de manutenção depois dakela
    rsrs

  7. #7

    Padrão

    Vi ai sobre poeira.

    A alguns meses atras tive contato com um grande empreendedor na área da eletrônica, um dos donos da Leucotron (Sistemas de PABX) onde vi que foi questionado sobre necessidade de limpar a poeira e a resposta dele foi a seguinte: "Se não existe sistema de ventilação forçada (Cooler) no equipamento, não tem o porque ficar 'esfregando um pincel' nos componentes, a não ser que precise limpá-los para troca de algum com problema. Em meus 40 anos de eletrônica nunca vi uma placa dar defeito por causa de poeira acumulada." Ta ai um depoimento de quem entende muito de circuitos eletrônicos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Vi ai sobre poeira.

    A alguns meses atras tive contato com um grande empreendedor na área da eletrônica, um dos donos da Leucotron (Sistemas de PABX) onde vi que foi questionado sobre necessidade de limpar a poeira e a resposta dele foi a seguinte: "Se não existe sistema de ventilação forçada (Cooler) no equipamento, não tem o porque ficar 'esfregando um pincel' nos componentes, a não ser que precise limpá-los para troca de algum com problema. Em meus 40 anos de eletrônica nunca vi uma placa dar defeito por causa de poeira acumulada." Ta ai um depoimento de quem entende muito de circuitos eletrônicos.
    Vale a pena lembra que poeira e humidade formão uma combinação mortal para integrados cujo os terminais são bem proximos um dos outros tipo Chip-set das placas etc...
    Mas realmente é raro como sua colocação! Também nunca perdi equipamentos por esse tipo de problema.

    Abraço

  9. #9
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    E quem tem torre na praia? como funciona questao de cabo de aço, equipamentos, conectores, cantoneiras. da pra montar provedor nesses lugar?, imagino q até as grade q fica no cliente aste td pega maresia

  10. #10
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    E quem tem torre na praia? como funciona questao de cabo de aço, equipamentos, conectores, cantoneiras. da pra montar provedor nesses lugar?, imagino q até as grade q fica no cliente aste td pega maresia
    rsrsrs. quando citei poeira, fui bem subjetivo, é apenas uma forma de manutenção pois este é o titulo deste tópico, limpeza também faz parte de manutenção preventiva, aqui onde moro as ruas são de Paralelepipedos, e as vezes, apesar de estar a 18 metros, venta muito e sabe-se lá de omde vem, mas sempre acumula poeira lá, como disse, não que seja ruim, mas, bom não é! Já para o caso de regiões Praianas, uma boa Tinta esmalte anti-ferrugem resolve o problema.

    Abraços

    Ricardo Sobrinho.

  11. #11

    Padrão

    pois é amigo a minha situação é essa:
    torre 20 metros totalmente galvanizada e com pintura naval
    3 paineis hyperlink pvc+ suportes galvanizados
    1 rb com 3 cartoes na caixa de pvc sem ventilaçao forcada
    pigtails e afins


    só que o problema é esse minha torre fica a 600metros da praia e ta a quase 1 ano tudo funcionando
    soh que tenho notado que alguns clientes tem caido a qualidade do sinal e mesmo depois de manutencao em alguns outros a qualidade tem caido e a qntidade de interferencias que tenho sofrido tem sido maior e as mesmas redes presentes com as mesmas intensidades ( isso tenho monitorado). por isso que me veio a duvida

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    pois é amigo a minha situação é essa:
    torre 20 metros totalmente galvanizada e com pintura naval
    3 paineis hyperlink pvc+ suportes galvanizados
    1 rb com 3 cartoes na caixa de pvc sem ventilaçao forcada
    pigtails e afins


    só que o problema é esse minha torre fica a 600metros da praia e ta a quase 1 ano tudo funcionando
    soh que tenho notado que alguns clientes tem caido a qualidade do sinal e mesmo depois de manutencao em alguns outros a qualidade tem caido e a qntidade de interferencias que tenho sofrido tem sido maior e as mesmas redes presentes com as mesmas intensidades ( isso tenho monitorado). por isso que me veio a duvida
    Nesse caso eu verificaria quanto a umidade e oxidação nos componentes eletronicos (placas) e também nos cabos/conectores e inclusive antena visto que se você não teve muita mudança no "ambiente" que está trabalhando então o mais provavel é algum problema/degradação do seu equipamento... Imagino que esta verificação a cada 60 dias pelo menos.

    Abraços,
    Marcelo

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    pois é amigo a minha situação é essa:
    torre 20 metros totalmente galvanizada e com pintura naval
    Que tipo de tinta você usou para a pintura da torre? Qual a marca?
    Eu pintei uma com zarcão e depois tinta automotiva em cima. Mas não gostei muito do resultado.

  14. #14

    Padrão

    amigo olhei na lata aqui é da marca Suvinil. Lembro que é maritima porque quando estava pintando eu observei na lata, mas agora nao tenho como te passar a referencia porque a lata ta suja de tinta mais pela marca já é um bom comeco. vou tentar obter mais informacoes com o pessoal da empresa que faz a manutencao da toree
    Última edição por fernandogomes01; 03-06-2009 às 12:41.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Nesse caso eu verificaria quanto a umidade e oxidação nos componentes eletronicos (placas) e também nos cabos/conectores e inclusive antena visto que se você não teve muita mudança no "ambiente" que está trabalhando então o mais provavel é algum problema/degradação do seu equipamento... Imagino que esta verificação a cada 60 dias pelo menos.

    Abraços,
    Marcelo
    sempre que subo na torre verifico e tenho notado que nao tem nenhum ponto de oxidacao nos conectores mais sei que devido a proximidade do mar essa oxidacao pode acontecer dentro dos cabos por isso que me veio essa duvida. vou fazer uma manutencao geral nos proximos dias e a partir daí vamos monitorar periodicamente pra ver a necessidade de uma nova manutenção. afinal de contas ja tem quase um ano e com esse tempo todo nao custa nada trocar os pigtails e da uma limpada nas conexoes das antenas

  16. #16

    Padrão

    eu não sei qual cabo você tá usando,
    mas acredito que o cellflex vá se comportar bem nesse campo.
    mas prepara pra gastar uns R$400,00 ..

    é só uma opnião.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    eu não sei qual cabo você tá usando,
    mas acredito que o cellflex vá se comportar bem nesse campo.
    mas prepara pra gastar uns R$400,00 ..

    é só uma opnião.
    o problema ai nao eh gastar e sim onde encontrar pra comprar. vc tem algum contato??