+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvida para montar um webproxy com cache linux

    Pessoal sempre mexi na parte de wireless do MK mas nunca na parte de proxy..então estou montando para testes em bancada um webproxy com mk e o cache em paralelo no linux e estou com uma dúvida:

    1)A melhor solução para cache, cache full seria colocar um linux em paralelo ou só o mk dá conta do recado(em alguns casos poderia economizar uma máquina);
    2)Se a melhor solução for deixar tudo no MK...poderia instalar o sistema em um compact flash de 1GB e o cache em um HD sata?
    3)Se a melhor solução for colocar o linux em paralelo para fazer o cache eu poderia instala o MK no compactflash visto que só vou instalar o sistema nele com as regras de firewall e etc..(sem wireless) e direcionar tudo para a máquina linux?
    4)o webproxy do mk faz autenticação por usuário bloqueando tudo e só liberando o que eu quero? ou tenho que instalar o hotspot para isso?

  2. #2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Pessoal sempre mexi na parte de wireless do MK mas nunca na parte de proxy..então estou montando para testes em bancada um webproxy com mk e o cache em paralelo no linux e estou com uma dúvida:?
    1)A melhor solução para cache, cache full seria colocar um linux em paralelo ou só o mk dá conta do recado(em alguns casos poderia economizar uma máquina);

    O proxy squid e melhor que o web-proxy do mikrotik e ainda tem a vantagem de manipular ele coisa que no web-proxy não tem como!

    2)Se a melhor solução for deixar tudo no MK...poderia instalar o sistema em um compact flash de 1GB e o cache em um HD sata?

    Se você optar so pelo MK, sim, usa está combinação!

    3)Se a melhor solução for colocar o linux em paralelo para fazer o cache eu poderia instala o MK no compactflash visto que só vou instalar o sistema nele com as regras de firewall e etc..(sem wireless) e direcionar tudo para a máquina linux?

    O linux pode fazer o trabalho de Servidor DNS, de E-mail, de Cache (inclusive videos do youtube), servidor de Web (apache) e mais outras coisas!

    4)o webproxy do mk faz autenticação por usuário bloqueando tudo e só liberando o que eu quero? ou tenho que instalar o hotspot para isso?

    Não faz, para autentica utilize o PPPoE ou Hotspot !

  3. #3

    Padrão

    blz então a parte de autenticação posso fazer pelo squid tb? o mikrotik aceita isso?

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    blz então a parte de autenticação posso fazer pelo squid tb? o mikrotik aceita isso?
    Acho que não daria certo!

    Terá que fazer no MK!

    Mas posso te adiantar pra ti que ta iniciando que é muito mais vantajoso utilizar os dois em conjunto!

  5. #5

    Padrão

    blz se eu colocar a autenticação no mk via hotspot como faço para barrar sites por usuário e não por IP?

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Raniel blz?

    já estou com seu material na minha máquina...minha dúvida é de como deixar como funciona hoje meu squid:


    Todos usuários são autenticados e todas as páginas barradas por usuário e só libero o que eu quero..como faço isso?



    OBs.: no webproxy do mk só via opção de barrar por ip mas quero por usuário...no hotspot não vi essa opção.

  8. #8

    Padrão

    Você quer bloquear as url's para determinados ips?
    Pode usar o squid do linux mesmo, desta forma ele vai passar o ip dos computadores.

  9. #9

    Padrão

    não...quero bloquear as url's para determinados usuários que usam ips diferentes pois usam mais de uma máquina...posso fazer isso no squid ou tem alguma forma no MK?

  10. #10

    Padrão

    Com o squid dá para fazer e com o proxy do mikrotik também, mas no mikrotik será por ip.