Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Como assim, entao é melhor placas pci tipo essa tplink pra pc-ap?

  2. #42

    Padrão

    Dependendo do cartão ele e melhor que a pci,a pci e bom pelo custo beneficio se vc tiver grana poe cartão se quiser gastar menos e ter um desempenho bom usa pc ap mais tudo depende da aplicação e do local aonde vai ficar esse pc ap.
    Última edição por wala; 18-08-2009 às 00:00.

  3. #43

    Padrão

    Minha meta é conseguir uns 100 a 150 clientes.
    Tipo to pensando em usar esse pc-ap numa torre principal, e as outras repetidoras, até podiam ser com pc-ap fazendo bridge fica legal?

  4. #44

    Padrão

    Fica legal sim eu so uso pc ap, só que procure colocar placas boas para não ter dor de cabeça as melhores são as da intel e as da compaq pois a maioria delas mesmo se não tiver teclado e a bateria tiver fraca ou outros problemas elas ligam assim mesmo Elas ja vem com essas opçoes gravadas na bios de fabrica e não precisa ficar alterando isso na bios.Penso ter que descer uma dessas repetidoras por causa disso,não da não né.
    Na principal vc coloca uma maquina boa as repetidoras qualquer placa boa de k6 com 64 ou 128mb da conta tranquilo e ainda sobra muita folga.
    Última edição por wala; 21-08-2009 às 17:29.

  5. #45

    Padrão

    Pra mim os 2 são ótimo!!!

    O que pesa mesmo na hóra, é o BOLSO!!!

  6. #46
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Pcap sewm dúvida aquela sua Mb 462 e teu proc amd k6 2 500 com sua mem de 128 roda tranquilo

  7. #47
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Pc-ap é sem duvida superior as Rbs. Tanto em resposta, quanto em custos. Gosto não se discute.
    Porem para cada doença, tem seu remédio.
    Em alguns casos, 1 apzinho vai resolver até melhor que uma pc-ap.

  8. #48
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    cara o que a galera falou e verdade massss se vc escolher a placa mae certa funcionando bem todo ok vai dar show no rb ,poque o processador nao se compara com um do pc que e infinitamente mas poderoso e esso vai dae qualidade a sua net . o rb quando vc fizer todo o controle de banda e todo com a quantidade de clientes ele vai sentir o porradao ja o pcap nao ta nem ai.

  9. #49

    Padrão

    Bom,vamos então tentar decifrar o enigma.Este caso de "PC-AP ou RB",esta igual ao caso de "HotSpot ou PPPoE".Ambos tem seus Prós e Contras.Trabalho ha um ano com PC-AP e vou procurar relatar como foi por aqui durante esse tempo.

    Por que montei PC-AP?

    Antes de montar o PC-AP,usava aqui APs,na verdade AP,pois o cenário era uma antena onmi de 15dbi,AP Edimax(Aprouter) e Sistema Mikrotik para fazer o controle de banda e firewall,ficando o AP encarregado apenas de transmitir o sinal.Então pesquisei sobre os cartões mini-pci,sobre as RBs,Fonte de alimentação,Antenas e etc.OK estava tudo pesquisado e planejado,era só chegar na loja e comprar,porem estava em falta a dira cuja RB (RB600),então minha idéia era a secundária.que no caso seria o modo PC-AP,Comprei uma placa mãe (P5 C2D),1GB de Memoria DDR2,HD IDE 160GB,Fonte Satellite de 400 "(Real)",ai era só pegar as placas mini-pci.Porem perguntei ao vendedor sobre potencia das ditas placas e o mesmo não sobe me responder,e me indicou o rapaz que é responsavel do RMA.Fui até esse cara do RMA,e o mesmo me indicou a usar um adaptador (RB14 se não me engano) e cartões mini-pci,que assim eu simularia uma RB600.Ok,comprei os acessórios e montei em uma caixa hermetica enorme,que somando a caixa hermetica + Placa Mãe + processador + memoria + Coolers + Fonte + HD + adaptador + Cartões mini-pci + Placa de rede etc,deu mais de 20KG.A torre é de 36mts,foi um trampo de loco subir a danada até o topo.Resumindo antes que alguem cite,a maquina montada realmente foi um tanto quanto exagerada (Excesso em memoria,processador,HD).Nesse periodo de um ano,tive problemas apenas de:

    - 1 Vez queimou a fonte
    - 1 Vez de algum tipo de problema,que ficava derrubando os pppoe,ai foi só abaixar o trem dela,e formatar a instalação,jogar o backup em cima e subir a caixa novamente,mais uma vez um baita trampo.Só pra complementar,foi apenas feito a formatação do sistema e colocado o backup do dia anterior e pronto, resolveu o problema das quedas dos pppoe.Lembrando q todo o serviço de controle é feito em baixo,em cima somente é feito o controle de acesso e distribuição de sinal,nada mais.

    Bom,o problema que tive aparentemente foi somente estes 2 citados acima...


    Relatos que li e ouvi sobre o PC-AP!

    Assim como na RB,no PC-AP deve ser usado uma fonte superior à aquela que o fabricante indica,pois fontes de Amperagens baixas podem gerar latencia,perda de pacotes,quedas e até reinicio da maquina.
    A fonte básica de uma RB,é a de 12v com um pouco mais de 1A. Bom até funciona assim,mas para apenas 1 cartão e com potencia baixa setada no mesmo.E mesmo assim ainda encontrei relatos que não aconselham a fonte descrita acima nem para um cartão.
    A fonte para um PC-AP também deve ser forte,acima dos 350w (REAL) e de preferencia de boa marca,pra não errar na escolha,uma boa indicação seria Corsair.

    Outro ponto que encontrei e que foi muito discutido,foi sobre a polemica de usar adaptador para cartçoes mini-pci em PC-AP.Muitos dizem que a energia que passa pelos Slots PCI,pode gerar um aumento na latencia dos cartões,e essa interferencia pela energia somente se deve caso usar adaptador de mini-pci.Outro ponto discutido foi a energia que passa no slot pci,pois segundo pesquisas cada slot consome um X maximo de energia.Vendo isso então ficaria a pergunta,Com muito trafego nos cartões, a energia enviada para o slot pci seria suficiente?

    Ai muitos vão dizer uma coisa,"Eu vou de RB600, pois a mesma possui 266/400 de processamento e 64MB de memoria,e também foi feita para 4 cartões.Sendo assim o fabricante sabe que a mesma suporta perfeitamente a demanda"

    Sera? Poi a fonte indicada por eles,serve male mal para umc cartão...

    Então em resumo,pesquisei muito e resolvi implantar RBs nas minhas torres,mas essa decisão não foi devido as especificações técnicas do fabricante não,mas através de pesquisas que fiz durante todo esse tempo, e também por relatos de colegas.

    Grande detalhe,Rbs não foram feitas para fazer o controle do servidor,tais como: firewall,controle de banda etc.Caso alguem queira uma RB com podencia para isso,esta a disposição a RB1000, com processamento de 1Ghz (Se nao me engano) e memoria de 512MB.

    Lógicamente essa é minha opinião e relato.

    Se alguém me pedir hoje qual é minha preferencia entre RB e PC-AP,eu digo que usei PC-AP durente muito tempo (1 ano) e que agora vou testar com RB.Daqui uns meses terei uma boa opinião formada.Lembrando que cada caso um caso e cada rede uma rede.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhfaria Ver Post
    Pessoal estou pensando usar Mikrotik mas não sei qual é melhor usar PCAP ou RB, e quais os pros e contras de cada uma.

    Jorge
    vai de rb jorge bem melhor, mais pratico barato e leve, queimou vc joga fora e coloka outra pronto, nao precisa ficar quebrando cabeça quando da pau.

  11. #51

    Padrão

    Pc ap e bom montar em local que de para fazer manutenção caso de algum problema.É muito bom usar eles em predios pois facilmente vc abre ele e ja leva uma placa mãe se precisar trocar. Agora em torres e melhor rb mesmo por causa da facilidade de descer a mesma.

  12. #52
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Pc ap e bom montar em local que de para fazer manutenção caso de algum problema.É muito bom usar eles em predios pois facilmente vc abre ele e ja leva uma placa mãe se precisar trocar. Agora em torres e melhor rb mesmo por causa da facilidade de descer a mesma.
    Ai sim, concordo.

  13. #53
    ozenildo
    Visitante

    Padrão rb ou pc ap

    olha minha experiencia é a seguinte aki eu uso o Pc Ap para controle de banda cache e etc... , e uso a Rb433 na tore so para transmitir ate agora não tive nenhum problema estou a 2 anos assim.
    Quanto a questãod e alimentação da rb eu uso um fonte de 12v com 3A via POE ate agora alimentou bem a RB.
    Uma dica se quiser.
    Usa o Pc para fazertodo o controle em baixo da tore mesmo e colca uma RB em cima da tore para transmitir garanto ara fica file. Ja testei esse adaptadores pci e minipci é o saco da pau direto enttão é o seguinte

    vc teera u custo um pouco alto mas tera um otimo desempenho pensando em fazer algo bom ne e sem ter problma com tudo desligando.
    vi tambem quuanto a questão de energia certo o pc gasta mais so que meus amigos tudo tem seu custo.

    o seguinte ra quem ta quebradão
    monta um pc simples mesmo eu uso um celeron 2.26GHz com 1Gb de memoria e um hd de 40Gb, e para trnasmisão usa um radio (qualquer edmax, zinwel ... eu montei um assim pra um colega meu e roda 70 clientes sem pro e ele usa um radio da ap router)

    mas assim quepoder troca o radio or uma rb garanto menos dor de cabeça e monos substituição

    quanto a repetidoras o apa pc tbm funciona bem mas inda ocntinuo a fala sobre os poblemas dos cartões . entãoa conselho a rb aalem do mais vc não precisa ir ate o ponto repetidor pra nada com a rb vc resolve tud de qualqer ponto da rede uso duas repetidoas assim e da no grau

    Galera quanto a questão de ofenças porfavor não percam empocom isso busquem apenas o conhecimento o resto sai an urina

    obrigado a todos estou aki relatando minha esperiencia com esta questãod e pc ap e rb digo os dois são bons mas tem tbm suas implicações

  14. #54

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    Vou FALAR DE MINHA EXPERIANECIA POR ESTA A 4 ANOS NO MERADO JA USEI PC-AP, E HOJE USO RB

    AQUI EU FAÇO O SEGUINTE
    NA TORRE : UMA RB 433 COM 3 CARTÕES R52H COM 3 PAINEIS SETORIAIS DE 120° E DOIS RADIO FAZENDO WDS PRA UMA LANHOUSE E UMA REPETIDORA E UMA NANO FAZENDO OUTRO PONTO A PONTO

    O SERVIDOR COM CONTROLE DE BANDA E CACEH O RESTO EM BAIXO EM UM PC

    OLHA EU JA TRABALHEI DE VARIAS FORMAS E A MAIS PROVEITOSA E MENOS PROBLEMATICA FOI ESTA QUE ENCONTREI HOJE TENHO 150 CLIENTE E MEU PROBLEMA NA TORRE JA FAZ MAIS DE 6 MESES QUE NÃO SUBO NA MESMA TUDO EU RESOLVO DE BAIXO O PC Q ESTA COM O MIKROTIK SO TEM DUAS PLACAS DE LAN UMA ENTRANDO O LINK E E OUTRA SAINDO PRA RB E OS RADIOS QUE USO CARA VOU DIZER O SEGUINTE PRA QUEM QUER FAZER UMA COISA PRA NUM TER DOR DE CABEÇA NEM TA SUBINDO EM TORRE DIGO QUE A RB É MLHOR MAS S ENÃO TIVER CONDIÇÕES COLOCA UNS RADINHOS EMCIMA ELE FUNCIONANDO COMO BRIDGE E COLOCA O PC COM MK EMBAIXO VC VAI TRABALHAR SEM PRO ESPERO TER AJUDADO

  15. #55

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    RB com certeza. Tão certo como o nascer do sol no dia seguinte.

  16. #56

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    Tenho tanto pc ap como rb para tranmitir pc ap so coloco em local de facil manutenção como predio e local onde de pra mexer com ele da mesma altura que estou de pe maioria com placa mae asus k62-500 at/atx padrao mini atx deixo com fonte at e placa ag 530 e algumas com tplink modelo com a mesma qualidade da ag530 geralmente monto com 3 pci wlan e uma placa de rede 3com ou intel e caixa de pvc da cemar montagem num estilo bem profissional com os pigtal na ponta sma e na outra nfemea de rosca com porca igual as da rb e 15cm de cabo rf174
    cabo externo rgc213 da kmp Ttem um pc ap tambem com 2 placa de rede uma wlan pci e uma rb 14 com 4 mini pci funcionando sussa total 3 rb e 4 pc ap ,pc ap sem nenhum problema a 6 meses gosto tanto de rb e pc ap mais rb com certeza e mais pratica o que eu notei do pc ap e que não tem problema de energia se coloca aplaca no maximo e ate mais que ele responde sussegado rb ja tive alguns problema de energia resolvi e colocando a fonte direta na placa e usando amperagem boa acima de 3 amper.
    Última edição por wala; 19-06-2010 às 00:57.

  17. #57

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    Amigos estou com essa duvida.
    Para usar como transmição para clientes em modo bridig, qual seria mais eficais?
    AP_PC ou RB?

  18. #58
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    Citação Postado originalmente por k9b813 Ver Post
    Amigos estou com essa duvida.
    Para usar como transmição para clientes em modo bridig, qual seria mais eficais?
    AP_PC ou RB?
    Maior Processamento, maior memória = mais Eficaz = PC-Ap porem,
    Mais variáveis para dar problema = PC-Ap.
    Agora por analogia, analise local a ser instalado, acesso e necessidades e opte.

  19. #59

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    Pessoal, fazia tempo que nao vinha por aqui.

    Aqui vai minha humilde contribuçao.
    É claro que onde é facil de ser instalado pcap. vai de pc-ap tudo bem instalado e bem acabado, rede eletrica boa, e baixo custo...

    Por outro lado; onde tem uma torre nu meio de mato nao tem rede eletrica e dificil acesso. pcap nem pensar, vai de RB Alimentada por paineis solares kiocera e baterias estacionarias. So que isso depende du trafego e qual serviço que vc vai passar nesse link, e a distacia desse link tambem...

    Agora se essa torre esta nu meio du mato, nao tem rede eletrica, é uma torre dentro de uma fazenda, e vc tem que passar 50 megas de dados, 30 linhas de voz, mais serviços de imagens; usa radio Ericsson 8 GHZ ou radios comba, e prepare u bolso.

    Ou seja pessoal depende da aplicaçao e o retorno (custo e Beneficio).

  20. #60

    Padrão Re: PCAP ou RB, qual melhor usar

    rapaz na minha opiniao eu prefiro usar ap, facil instalaçao em torres e mais praticos de se trabalhar, usa a rb....

    blz

    abraçoo...