Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Rede em Reestruturação.

    Boa noite galera

    hoje eu percebi uma coisa que eu estava fazendu de errado queria abraçar o mundo entaum agora vo me organizar e com a ajuda dos mestres aqui no under vai da
    tudo certo. Bom estou restruturando minha rede para comporta uma quantidade maxima de 300 clientes, hoje tenho somente 50 clientes.

    Primeiramente dividir meus objetivos:

    1.1 - Load Balance
    Não objetive muito sucesso fazendo o loadbalance por nth, agora estou estudando para fazer por rotas estaticas, que quiser expor suas ideias fikaria muito
    agradecido. 3 Links adsl sendo 1 deles ip fixo.

    1.2 - Limite de conexão simultanes por clientes
    Hoje não estou selecionando clientes, muitos dos meus clientes é aquele que tem no minimo 60 musica na lista ali no kazza, ou emule.

    1.3 - Controle de P2p
    Como mencionado acima meu clientes tem verdadeiros sangue sugas, tudo de novo, e fla que é bom eles baixam.. ate virus.. hehe

    1.4 - Amarrar IP x Mac
    Para uma maior segurança amararrei ip ao meu do cliente atraves da tabela ARP.

    1.5 - Hotspot
    Uma segurança a mais cada cliente tera seu login de acesso.

    1.6 - Controle de banda para cada usuario
    Um controle de banda, como contratada. Ex.: 128kbps, 256kbps, 384kbps.

    1.7 - Burst
    Eu li algo sobre o burst eu axo que funciona mais ou menos assim... o cliente navegando da uma sensação q a internet é bem rapida.. melhor que a velocidade
    contrada... o cara contrato 128kps.. durante 10s ou menos a internet dele da picos de 256kbps.

    1.8 - Firewall Otimizado
    A maioria sabe que cliente novo é sinonimo de dor de cabeça, o cara axo que tudo que acontece com o pc dele é culpa da internet, o mouse paro o cara liga
    primeiro para o tecnico que instalo a internet. Ai chego la era somente que o cara puxo o cabo e desconectou o cabo. Ou virus muita quantidade de virus pois
    tudo ve ver qrer baixa. Ireir filtrar a maioria dos virus.

    1.9 - Rede bem estruturada
    Hoje meus micros esta jogandu, com esta estruturação montarei um data center no meu soton, subindo energia no cabo de 6mm montar um painel do dijuntores para
    cada no-break que usarei. Identificar toda a fiação. Aterramento, e boa circulação.

    2.0 - Servidor Proxy paralelo PROVEUBUNTU
    Conversando com Murilo otima pessoa me deu varias dicas muito atencioso, e com o serviço que ele esta disponivel vai ajudar-me muito.

    * Web Server: Apache 2.2 com PHP 5.2.4 e Ruby
    * Database Server: MySQL 5.0
    * Mail Server: Postfix (Servidor de E-mail e Webmail)
    * DNS Server: BIND9
    * FTP Server: proftpd
    * POP3/IMAP: Courier-POP3/Courier-IMAP.
    * Webalizer: Estatisticas do seridor Web
    * Servidor autenticação Radius (freeradius)
    * Squid 2.6.18 Com ZPH e Thunder Cache (sistema de cache de videos, youtube,orkut e etc
    * ISPConfig: Sistema de administração de Provedor de hospedagem (demo aki.)
    * Forum: forum PHPBB3 (você pode criar seu proprio forum)
    * Loja Virtual : Versão Loja OsCommerce Novo Visual. (demo)
    * eTicket: Sistema de ticket, para atendimento ao cliente.
    * Nagios: Poderoso sistema de monitoramento de rede. ( pode-se até enviar mensagem para celular)
    * OneOrZero: sistema de chamado, helpdesk.
    * Help Center Live : sistema de atendimento on-line
    * Level 2 : Sistema de administração para controle de usuarios Hotspot mikrotik. Com Controle (mais informações aqui)

    Estou tendo problemas com uma empresa de tvacabo local pois ela esta vendendo sinal de 300kbps por R$40,00, estou perdendo clientes com isso. Então estou
    pensando nun diferencial. Disponibilizar 1 conta de email por assinante, um site para o cliente baixar arquivos, Ex. msn, antivirus entre outras coisas da
    atualidade. Um servidor do proveubuntu um atendimento on-line(suporte).

    Equipamentos:
    Tenho guardados os seguintes equipamentos,
    P/ a torre:
    4 Hyperlink 14dbi horizontal
    4 Cartoes R52H
    4 Pigtail
    2 Rb 433AH
    2 Fontes 18v 3.5A

    P/ Servidor Proveubuntu
    IBM System X3200
    1TB SataII Seagate
    6GB DDR2 ECC
    Xeon 1.8GHZ
    Pl. de rede Broadcom

    P/ Servidor Mikrotik
    Sempron 3000+
    1gb Ddr Kingston
    hd 80 seagate
    2 placa de rede 3com
    Fonte 230w real

    P/ Autenticar (muitos vao axar besteiras, mais coloquei micros para autenticar 2 adsl que possou, pois eu axo que com o modem roteado eu percebo que o
    desempenho cai muito)
    Duron 900mhz e P3 900mhz
    Ambos com 512mb dimm
    Ambos com 2 pl. de rede 3com
    Ambos com 2 hd 40gb samsung.

    Bom galera escrevi bastante espero que voces de suas opniao, e questionamento. Muito obrigado a todos que acessaram o post.
    Em anexo vai uma imagem de como sera a topologia da rede.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA.bmp
Visualizações:	3680
Tamanho: 	1,49 MB
ID:      	4508  
    Última edição por mktguaruja; 04-06-2009 às 02:01. Razão: Ortografia

  2. #2

    Padrão

    Bom dia galera decidir em sampa la na santa efigenia hj pela manha.. hehe 7h da maha 13graus qndo acordeii um frio do caramba... mais vo logo logo post ai para galera o q tem de bom por la...

    fuiiii o carro eh alcool sera q pega nesse frio..hehe

    flow galera

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Bom dia galera decidir em sampa la na santa efigenia hj pela manha.. hehe 7h da maha 13graus qndo acordeii um frio do caramba... mais vo logo logo post ai para galera o q tem de bom por la...

    fuiiii o carro eh alcool sera q pega nesse frio..hehe

    flow galera

    Tambem estou com o mesmo problema,
    Amigo, que programa vc usou pra desenhar a topologia da sua rede.........

  4. #4

    Padrão

    Amigo, em vez de usar 2 pfsense, utilize somente 1 freebsd que vc terá menos problemas. Se voce teve problemas com o NTH no linux, tente usar o PF do freebsd. Quem sabe vc terá menos problemas.

    Saudações,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nfnetwork Ver Post
    Tambem estou com o mesmo problema,
    Amigo, que programa vc usou pra desenhar a topologia da sua rede.........
    fui la em sampa.. um frio do caramba.. .hehehe
    Paint com fotos do google.. rsrsr
    Última edição por mktguaruja; 29-06-2009 às 00:58.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Amigo, em vez de usar 2 pfsense, utilize somente 1 freebsd que vc terá menos problemas. Se voce teve problemas com o NTH no linux, tente usar o PF do freebsd. Quem sabe vc terá menos problemas.

    Saudações,
    amigo vc pode da uns conselhos sobre as configurações ???

    obrigado

  7. #7

    Padrão

    1.8 Firewall Otimizado

    1.1 Filters

    / ip firewall filter
    add chain=input action=accept dst-port=1863 protocol=tcp comment="REGRAS NOVAS \
    MSN" disabled=no
    add chain=input action=accept src-port=1863 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=input action=accept dst-port=443 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept dst-port=443 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=forward action=drop out-interface=DSL1 dst-port=3128 protocol=tcp \
    comment="Propaga o Cache pela Internet" disabled=no
    add chain=forward action=drop out-interface=DSL2 dst-port=3128 protocol=tcp \
    comment="" disabled=no
    add chain=forward action=drop out-interface=Webpages dst-port=3128 \
    protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=jump jump-target=seguranca comment="Seguracao" \
    disabled=yes
    add chain=input action=jump jump-target=seguranca comment="" disabled=yes
    add chain=forward action=jump jump-target=VIRUS comment="VIRUS" disabled=yes
    add chain=input action=jump jump-target=VIRUS comment="" disabled=yes
    add chain=seguranca action=drop p2p=warez comment="" disabled=no
    add chain=seguranca action=drop connection-state=invalid comment="" \
    disabled=no
    add chain=seguranca action=drop dst-port=0 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=seguranca action=drop src-port=0 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=seguranca action=drop dst-port=0 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=seguranca action=drop src-port=0 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop src-port=445 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=445 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop src-port=445 protocol=udp comment="Drop Blaster \
    Worm" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=445 protocol=udp comment="Drop Blaster \
    Worm" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop src-port=135-139 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop src-port=135-139 protocol=udp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=135-139 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=135-139 protocol=udp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=593 protocol=tcp comment="________" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1024-1030 protocol=tcp comment="________" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1080 protocol=tcp comment="Drop MyDoom" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1214 protocol=tcp comment="________" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1363 protocol=tcp comment="ndm requester" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1364 protocol=tcp comment="ndm server" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1368 protocol=tcp comment="screen cast" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1373 protocol=tcp comment="hromgrafx" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1377 protocol=tcp comment="cichlid" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=2745 protocol=tcp comment="Bagle VIRUS" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=2283 protocol=tcp comment="Drop Dumaru.Y" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=2535 protocol=tcp comment="Drop Beagle" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=2745 protocol=tcp comment="Drop \
    Beagle.C-K" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=3127 protocol=tcp comment="Drop MyDoom" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=3410 protocol=tcp comment="Drop Backdoor \
    OptixPro" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=4444 protocol=tcp comment="Worm" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=4444 protocol=udp comment="Worm" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=5554 protocol=tcp comment="Drop Sasser" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=8866 protocol=tcp comment="Drop Beagle.B" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=9898 protocol=tcp comment="Drop \
    Dabber.A-B" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=10000 protocol=tcp comment="Drop \
    Dumaru.Y" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=10080 protocol=tcp comment="Drop \
    MyDoom.B" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=12345 protocol=tcp comment="Drop NetBus" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=17300 protocol=tcp comment="Drop Kuang2" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=27374 protocol=tcp comment="Drop \
    SubSeven" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=65506 protocol=tcp comment="Drop PhatBot, \
    Agobot, Gaobot" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=513 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=513 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=525 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=525 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=568-569 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=568-569 protocol=udp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1512 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1512 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=396 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=396 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1366 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1366 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1416 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1416 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=201-209 protocol=tcp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=201-209 protocol=udp comment="" \
    disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=545 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=545 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1381 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=1381 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=3031 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=VIRUS action=drop dst-port=3031 protocol=udp comment="" disabled=no

    Galera drop alguns virus... e algumas portas...
    está ou tem mais alguns q passo embranco ???

    vlww

  8. #8

    Padrão

    galera algum sugestao ???

    preciso da ajuda de vc´s.. obrigado

  9. #9

    Padrão

    No FreeBSD vc pode colocar uma placa de rede com 4 saidas...

    Veja se entendeu...

    Saudações,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	302
Tamanho: 	28,1 KB
ID:      	4525  

  10. #10

    Padrão

    amigo axo que entendi seu desenho, mais eu queria somente fazer o load balance pelo PfSense, e naum sei c precisa... sobre o banco.. para nao da akele pau de ip. So queria usar o Pfsense para o load balance mesmo, e a comunicação entre o mikrotik e p pfsense com os 3 links com load balance, e redirecionando as portas https (443) para o link de Ipfixo.

    A comunicação qual seria melhor.. eu fazer um pppoE server no Pfsense e fazer o mikrotik discar para o Pfsense ? ou so setar o ip dele na interface de entra dos links no miikrotik ??

    porque eu vo usar o provebuntu(um excelente administrador) em paralelo ao mikrotik.

    esperandu suas resposta.. obrigado...

    sobre akele servidor que vc coloco abaixo do RouterOs.. o que seria ele ??

    muito obrigado

  11. #11

    Padrão

    Sai dessa de chain VIRUS! Vai te dar muita dor de cabeça! não tem como se bloquear todos os vírus por regras de firewall, você só bloqueiaria os trojans!

    Instale o thundercache na sua rede abilitando os updates do AVG e recomende a seus clientes que o utilizem !

    Assim após um cliente fazer o download todos iram atualizar utilizando apenas o cache, assim não teras dor de cabeça com trafego gerado por antivirus!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Sai dessa de chain VIRUS! Vai te dar muita dor de cabeça! não tem como se bloquear todos os vírus por regras de firewall, você só bloqueiaria os trojans!

    Instale o thundercache na sua rede abilitando os updates do AVG e recomende a seus clientes que o utilizem !

    Assim após um cliente fazer o download todos iram atualizar utilizando apenas o cache, assim não teras dor de cabeça com trafego gerado por antivirus!
    orionstation

    vc poderia me fla um poco sobre o Burst ??? por favor..


    obrigado

  13. #13

    Padrão

    Burst é o sistema abilitado na aba queues que prove por certo tempo(configuravel) uma quantidade a mais de banda para o cliente. Exemplo:

    Plano 128k : Burst 256k 8 segundos: O cliente abre o explorer e começa a carregar a pagina, durante 8 segundos a velocidade dele será de 256k depois reduzindo para os originais 128k.

    O Limit At(Garantia de Banda): Utilizado para aumentar a quantidade de banda liberada quando o usuário tem pouca banda disponivel, exemplo, quando há uma sobrecarga na rede, ou outra queue subutilizada esta consumindo os recursos e o usuário fica abaixo da garantia de banda ai, pelo tempo tambem configuravel o usuáriao passa a ter o Burst, igual a do primeiro exemplo.

    Para compensar o consumo de banda em um plano de burst é sempre interessante calcular na razão de +50% - 25%, ou seja:

    Plano original: 128k Burst: 196k (+ 50%), velocidade normal da queue: 92k (-25%) tempo: de 10 a 15 segundos, pois assim as navegações iram se acelerar e os downloads mais pesados não iram ficar consumindo a banda do seu backbone, ou seja, sai ganhando o cliente com a navegação mais rápida (196k), sai ganhando você com downloads pesados consumindo menos banda (92k).

    Quase esqueci! Explicação dos campos:

    Limit at: (Quantidade de Banda Garantida)
    Max Limit: Velocidade Contratada/ Velocidade Máxima Teorica
    Burst Limit: Velocidade Máxima do Burst (Tamanho máximo da velocidade Real)
    Burst Threshold: Velocidade MÉDIA máxima permitida
    Burst Time: Tempo de Operação do Burst

    Para Melhor intendimento:

    http://www.michigan.com.br/downloads...e-Mikrotik.pdf
    Última edição por orionstation; 09-06-2009 às 11:17. Razão: Adições de explicações:

  14. #14

    Padrão

    orionstation

    Muito obrigado pela sua ajuda, esse burst eu consigo fazer no hotspot e no pppoe ???
    pois qndo eu criou no hotspot ele vai direto para o simple queue.

    Qual vc me recomendaria usar hotpsot ou pppoe ???
    no hotspot... eu posso fazer a tabela arp . para amarrar o ip e mac...mais como eu amarraria o ip ?? pois tem cliente meu q tem ip de banda aberta ele fika trocandu e fika dando conflito de ip.

    A limitação de coneções simultaneas.. clientes q coloca 50 musicas baixando a 1kb/s cada, tem como eu limita isso...mais 20 por clientess ??

    muito obrigado a todos.

  15. #15

    Padrão

    Uma outra coisa q preciso de conselhos.... seria na parte do hardware do servidor..

    Eu vo colocar aquela rb44(4 interfaces de redes)

    Eu fui na sta efigenia vi muito servidor IBM e COMPAQ... pentium 3... 900mhz e 1.1ghz... 512 dimm ecc.. sem HD...

    Vi uns p4... qual q mais me interessei...
    ou eh melhor montar uma maquina nova...


    esperando esse conselho...obrigadó

  16. #16

    Padrão

    Como dito, isto é configurado na aba queues! Uma coisa! Recomendaria utilizar o PPPoE pois é o que vai dar menos dor de cabeça, por tratar-se de uma conexão de Tunelamento que pode ou não ser criptografada, passando por um meio físico (ETHERNET ou WIRELESS).

    No pppoe você não tera* problemas com conflito de Ip no DHCP, nem cliente expertinho setando IP fixo para roubar a banda do outro, alem das maquinas não se enchergarem (Não se enchegarem pelo asistente de rede do Windows XP, sendo que há configurações feitas tando nas maquinas como no Mikrotik que possibilitam trabalhar em rede mesmo sobre PPPoE, o que ficara limitado a banda permitida), problema com virus se espalhando pela rede interna (virus proveniente da rede interna).

    O Hotspot prove algumas facilidades como inexistencia de necessidade de configurar uma conexão: (é so plugar o cabo, pegar um IP pelo dhcp, logar com nome de usuário e senha e acessar).

    O unico problema do hotspot é que ele esta sujeito a um bug que permite ao usuário navegar clonando mac de um micro cliente habilitado no seu servidor(procure no forum), alem de deixar seu Mikrotik meio exposto(não dizendo que o Hotspot seja um meio inseguro mas possui menos praticidade de segurança quanto ao PPPoE.)

    Agora você faz o julgamento!

    Hotspot ou PPPoE!

  17. #17

    Padrão

    galera tenho uma duvida sobre o switch... c eu fizer

    ex.:

    fibra 8 megas
    adsl 1 mega
    adsl 1 mega

    esse link entrando sequencialmente no switch e o mikrotik em outra porta do mesmo switch com as classe de ip da fibra e dos adsl .. o mikrotik fazendo load balance vai funcionar normal ?? ou não ?


    obrigado

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    galera tenho uma duvida sobre o switch... c eu fizer

    ex.:

    fibra 8 megas
    adsl 1 mega
    adsl 1 mega

    esse link entrando sequencialmente no switch e o mikrotik em outra porta do mesmo switch com as classe de ip da fibra e dos adsl .. o mikrotik fazendo load balance vai funcionar normal ?? ou não ?


    obrigado
    teria que jogar um em cada interface de rede do mikrotik, ou joga-los num switch e conectar em uma interface que tenham configuradas as classes de IP diferentes dos Links:
    Exemplo:

    Link 1: 192.168.2.0
    Link 2: 10.1.32.0
    Link 3: 172.20.32.0

    Ai o MK voce cria 3 rotas estaticas para os três gateways:

    Exemplo:

    Link 1: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 192.168.2.254
    Link 2: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 10.1.32.1
    Link 3: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 172.20.32.1

    OBS: não se esqueça de colocar as marcações de roteamento criadas no LB p0ara estas rotas. Caso não colocar não vai funcionar!

  19. #19

    Padrão

    grande.. nao amarre ip ao mac atraves de tabela arp
    se vc for fazer algum bloqueio, tipo, so pode navegar aqueles que vc configurou...
    tera problemas.

    dica: amarre ip ao mac atraves da tabela dhcp
    faca uma tabela com esses ips e mac
    no firewall, bloquei aqueles que nao tive o ip e o mac cadastrado

  20. #20

    Padrão

    Bom dia galera..

    Estou finalizando a reestruturação.
    Ja fiz tudo, so to tendu grande problemas nos videos do youtube.
    Conversando com o Giovani que alis sem ele nao estaria onde cheguei e os conhecimentos que adquirir.... fizemos rotas estaticas para youtube.. fizemos um content.. mais mesmo assim.. esta dando erro no load balance...

    qual seria a melhor forma de interliga 2 mikrotik... pois estou usando um somente para load balance.. e outro para controle... de acesso. eu interliguei os 2 por cabo crossover.. e coloquei os ip como fosse um link roteado normal.. teve um amigo.. q mando eu fazer brigde.. q resolveria meu problema do youtube.. mais naum sei queria a opniao de vc´s.

    muito obrigado a todos que colaboram com meu desenvolvimento.

    obrigado mesmo !