+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em Link: Canopy ou Mk

    Amigos, bom dia.

    Gostaria de uma opinião de voces. Utilizamos em uma cidade do Interior de PE, links p2p com Canopy em 900Mhz. São equipamentos robustos, funcionam sem problemas no nosso projeto. Não usamos internet. Apenas utilizamos estes links para levar informações captadas por sensores (precipitação, temperatura, vazão, pressão, humidade que são ligados em um microcomputador perto de rios, e plantações) para uma central onde estes dados são processados.

    Existe um desnível entre estes pontos (do próprio terreno). Na época, testes com Canopy 2.4GHz e 5.7Ghz, não deram certo. Utilizamos neste projeto, 4 9000SMDD e 1 9000APDD e funcionam até hoje neste cliente. Nunca caíram e nestes 16 meses, apenas desligamos para fazer upgrade do firmware.

    São excelentes rádios, porém caríssimos: O AP custa US$ 2,676.00 e um SM custa US$ 996.00. Só que este cliente podia pagar por isso, e obviamente este preço acima é o custo dele chegando no Brasil via importação com todos os impostos inclusos.

    Em outro projeto que estamos montando, nosso cliente (este não é governo por isso precisamos baixar o custo) concordou em montar a mesma estrutura. O mesmo processo de monitoramento (são os mesmos equipamentos), porém para transmitir estes dados dos equipamentos remotos para a central na Fazenda, estamos pensando em usar routerboards com cartoes Ubiquiti.

    Daí o motivo do meu post: Qual routerboard que voces indicam ? cartões SR9 ou XR9 ?

    Só para recapitular: Neste Link se passarmos 600K está de bom tamanho. Sou bem modesto pois apesar da distância ser pequena entre os pontos de monitoração e a base central (exatos 1,8Km), exatamente no meio da distância existem desníveis no terreno. Não sei precisamente, mais entre o ponto A e o ponto B no ponto equidistante entre eles, pode-se afirmar que estamos a 20 metros.

    Como em princípio só haverá este ponto a ponto, Pensei em 2 RB411 e 2 cartões XR9 em WDS. Também irei sugerir 1 RB411A com XR9 e 1RB411 com XR9, para o caso de no futuro eles precisarem colocar outro ponto de monitoramento. (mais isso é muito lá pra frente).

    Como trabalho muito com Canopy, o seu alinhamento é fácil, sem problemas. Este cliente fica a 900Km aqui de Recife, no outro lado do Estado, e gostaria de saber se alinhar 2 RB411 é fácil, se existe software tipo site survey, que mostre o nível de sinal. Sei que se usar RB411A como AP é mais fácil porém a RB411 é level 3 e não funciona como AP. Como nunca trabalhei com RB x Mk, gostaria de uma ajuda dos amigos.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    Os recursos em encontrados Routerboard (Mikrotik RouterOS) são na minha opinião os mais completos que já trabalhei em se tratando de software wireless.

    Em questão de alinhamento, voce estará utilizando 2 antenas direcionais externas, diferentemente dos Canopy que possuem antena integrada, mas com os recursos existentes no sistema desde Site Survey até ferramentas de alinhamento de sinal, facilitam bastante o alinhamento.

    Quanto à RB a ser utilizada, acredito que seja uma melhor opção, voce utilizar uma RB433 ou RB433AH como base e em clientes RB411, já que a RB433 possui 3 slots podendo fazer futuros enlaces, sem a necessidade de troca dos equipamentos da base, a diferença de valores compensa.

    Não da pra comprar um sistema proprietário Motorola Canopy com RB, mais utilizo em larga escala RBs que possuem ótimo desempenho, performace e estabilidade a um baixíssimo custo.

    Caso opte pelas RBs, procure fontes de qualidade com no mínimo 24v 2A ou maiores, como fontes de Notebook 20v 3A por exemplo.

    No acondicionamente de preferencia a uma caixa com ventilação forçada e bem impermeabilizada já que estará atuando em ambientes com bastante umidade e se coloque dentro das caixas herméticas aqueles (Silicagel) que normalmente vem com as boards e mini-pci.


    Acredito que tenha um bom desempenho similar aos Canopy mesmo utilizando RBs.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado Luok pelas suas observações.

    Quanto ao uso das RB 433AH vislumbrei esta possibilidade se o cliente necessitasse de outros pontos. Vou abrir o jogo: O cliente anterior onde usamos no projeto rádios Canopy de 900Mhz, é uma estatal (Embrapa) e tinha bala para este projeto. Como o projeto deles eram piloto para a região (lá em Petrolina onde existem grandes plantios de Mangas, Uvas), e a partir deste projeto, outros proprietários de fazendas poderiam fazer o mesmo. O objetivo dos rádios é simplesmente levar informaçoes captadas por sensores (vazão de água do rio, humidade na terra e ar, velocidade de ventos, liberação de agrotóxicos e sua concentração) que ficam ligados em um micro com um software dedicado. Como esta pequena estação de coleta fica bem próximo ao Rio S.Francisco e a distância desta estação para a "casa sede" da Fazenda ficam em torno de 2Km a 4Km, foi preciso fazer o link via rádio e com 900Mhz, por conta da falta de visada.

    A partir deste projeto piloto, surgiram outros fazendeiros (e alguns donos de roça, como eles mesmos denominam pequenos agricultores) com interesse de ter este tipo de serviço, para aumentar a produtividade e reduzir custos, já que os sensores conseguem automatizar muita coisa.

    É aí que as RB411 entram pois são baratas. Não dá para fazer com Canopy. E mesmo usando RBs, os cartões XR9 já encarecem um pouco (encontrei-os por R$ 480,00), não sei se este é o preço justo. Para vc ter uma idéia, já ouví de alguns agricultores se "não podia colocar um cabo em vez do rádio...." Já pensou 2Km de fibra ótica ? tubulação para enterrar, e numa fazenda o que passa de trator, arado......

    RB com XR9 e antenas de 900Mhz GSM da aquário em uma distância de 2Km no máximo não deve se difícil de alinhar. Na verdade a maior dúvida é saber se 2 RB411 (que trabalharam em WDS por conta de ser L3), são fáceis de se verificar sinal, se no winbox tem um site survey para verificar o ganho entre o link, etc.

    Claro que uma RB 433AH funcionando como AP e uma RB411, acho, digo, acho porque nunca ví, ser mais fácil, ou posso até estar falando besteira, já que o software onde estará a medição e intensidade do sinal vai estar na RB411. O meu maior medo é mandar as os equipamentos lá pro sertão onde o pessoal está acostumado a trabalhar com GI-Link, Ovslinki, Senao, Alfa, que tem site survey, e intensidade do sinal e fica fácil alinhar ou mesmo (encontrar o outro ponto), já que lá eles não teram visada, apenas indicativo da direção dos pontos através de GPS.

    Se o amigo indicar um site onde eu possa ter idéia do funcionamento com screenshots das configurações das RBs, ajudaria bastante. Mais no caso já está decidido que será RBs e não Canopy nestes clientes menores. Só queria entender bem o processo de alinhamento destas RBs 411, para que eu possa orientar os instaladores daqui mesmo do Recife, sem ter que ir lá pessoalmente.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Amigos, bom dia.

    Gostaria de uma opinião de voces. Utilizamos em uma cidade do Interior de PE, links p2p com Canopy em 900Mhz. São equipamentos robustos, funcionam sem problemas no nosso projeto. Não usamos internet. Apenas utilizamos estes links para levar informações captadas por sensores (precipitação, temperatura, vazão, pressão, humidade que são ligados em um microcomputador perto de rios, e plantações) para uma central onde estes dados são processados.

    Existe um desnível entre estes pontos (do próprio terreno). Na época, testes com Canopy 2.4GHz e 5.7Ghz, não deram certo. Utilizamos neste projeto, 4 9000SMDD e 1 9000APDD e funcionam até hoje neste cliente. Nunca caíram e nestes 16 meses, apenas desligamos para fazer upgrade do firmware.

    São excelentes rádios, porém caríssimos: O AP custa US$ 2,676.00 e um SM custa US$ 996.00. Só que este cliente podia pagar por isso, e obviamente este preço acima é o custo dele chegando no Brasil via importação com todos os impostos inclusos.

    Em outro projeto que estamos montando, nosso cliente (este não é governo por isso precisamos baixar o custo) concordou em montar a mesma estrutura. O mesmo processo de monitoramento (são os mesmos equipamentos), porém para transmitir estes dados dos equipamentos remotos para a central na Fazenda, estamos pensando em usar routerboards com cartoes Ubiquiti.

    Daí o motivo do meu post: Qual routerboard que voces indicam ? cartões SR9 ou XR9 ?

    Só para recapitular: Neste Link se passarmos 600K está de bom tamanho. Sou bem modesto pois apesar da distância ser pequena entre os pontos de monitoração e a base central (exatos 1,8Km), exatamente no meio da distância existem desníveis no terreno. Não sei precisamente, mais entre o ponto A e o ponto B no ponto equidistante entre eles, pode-se afirmar que estamos a 20 metros.

    Como em princípio só haverá este ponto a ponto, Pensei em 2 RB411 e 2 cartões XR9 em WDS. Também irei sugerir 1 RB411A com XR9 e 1RB411 com XR9, para o caso de no futuro eles precisarem colocar outro ponto de monitoramento. (mais isso é muito lá pra frente).

    Como trabalho muito com Canopy, o seu alinhamento é fácil, sem problemas. Este cliente fica a 900Km aqui de Recife, no outro lado do Estado, e gostaria de saber se alinhar 2 RB411 é fácil, se existe software tipo site survey, que mostre o nível de sinal. Sei que se usar RB411A como AP é mais fácil porém a RB411 é level 3 e não funciona como AP. Como nunca trabalhei com RB x Mk, gostaria de uma ajuda dos amigos.
    Vai tranquilo sem problemas, porém use outra RB como ALIX ou RB433, o preço não difere muito da RB411, já usei o SR9 e gostei, mas teste o XR9 que concerteza lhe atenderá muito bem. Abraços!!!

  5. #5

    Padrão

    Se quiser ver o sistema entra em contato, que marcamos de voce visualizar o Mikrotik rodando.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, vai funcionar direitinho,
    Aqui fechei 1,3kms com arvore + montanha e essa antena horrivel gsm da aquario , passou 1,6mbps constante e sem quedas no link (foi uma configuração simples e sem forçar nada)

    acredito que se você utilizar antenas melhores invez da aquario gsm , você vá ter um serviço comparado ao Canopy e concerteza chegará os 600k em até 2kms. (mas não pode ter muitas montanhas)

    uma antena que vale a pena conferir é da geenge de 900mhz ou da Hyperlink.
    ambas são mais caras do que a aquario, mas hoje eu faria com elas!

    outra coisa é você usar RB433 ou 333 no cliente com o xr9 + R52h e colocar uma omni de 8db da aquario ou a que você quiser, aí o cliente tem sinal de internet lá.. (aí você poem 128k pra ele) e pronto :P

  7. #7

    Smile Antenas

    Cara te aconcelho a usar antenas ideal, são antenas profissionais muito boas.
    da uma confirida no site www.idealantenas.com.br

  8. #8

    Padrão

    Estou convencido de que para o cliente a melhor solução de custo é usar RB com XR9, do que o APSM9000 da Motorola.

    Também estou entre a RB411A ou RB411AH, uma vez que neste p2p deste cliente não terá outras opções (como internet como citou o colega). É um link extremamente técnico para passar informações técnicas. Quanto as antenas certamente veremos com quais delas obteremos melhor resultado. Para fazer o site survey, como já temos GSM Aquário, vai ser com ela que iremos pelo menos "alinhar" o link. Para obter ganhos maiores, poderemos usar as Hyperlinks. Como disse a distância é 1,8Km (confirmados através de GPS, e maior obstáculo é o declive do terreno. Não há morros ou vegetações densas, aliás as antenas ficarão acima das plantações. O que complica é que como disse anteriormente, do ponto A OKm até 900metros, tem um aclive no terreno de aproximadamente 30metros. Deste ponto 900metros até o ponto B 1,8Km é um declive de 30metros. OU seja se não fosse este pequeno desnível, os pontos se "enxergavam". Mais isso não foi problema com os Canopys, onde esta distância foi maior (alguns com 3Kms) e desníveis superiores a 40m.

    Só mais uma coisa: Onde os amigos me indicam para aquisição imediata destes produtos: RB, XR9 e pigtails ?

    Agradeço mais uma vez aos participantes.

  9. #9

    Padrão

    rapaz eu gosto muito de mexer com a All COm quando se trata de Ubiquit,
    eles tem a pronta entrega e envia imediatamente..
    pode ter outras firmas que tem preço melhor, mas eles ali sempre me atenderam bem e enviaram rapidamente.
    [email protected]

    entre em contato que ele irá te atender bem.
    abraço!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Estou convencido de que para o cliente a melhor solução de custo é usar RB com XR9, do que o APSM9000 da Motorola.

    Também estou entre a RB411A ou RB411AH, uma vez que neste p2p deste cliente não terá outras opções (como internet como citou o colega). É um link extremamente técnico para passar informações técnicas. Quanto as antenas certamente veremos com quais delas obteremos melhor resultado. Para fazer o site survey, como já temos GSM Aquário, vai ser com ela que iremos pelo menos "alinhar" o link. Para obter ganhos maiores, poderemos usar as Hyperlinks. Como disse a distância é 1,8Km (confirmados através de GPS, e maior obstáculo é o declive do terreno. Não há morros ou vegetações densas, aliás as antenas ficarão acima das plantações. O que complica é que como disse anteriormente, do ponto A OKm até 900metros, tem um aclive no terreno de aproximadamente 30metros. Deste ponto 900metros até o ponto B 1,8Km é um declive de 30metros. OU seja se não fosse este pequeno desnível, os pontos se "enxergavam". Mais isso não foi problema com os Canopys, onde esta distância foi maior (alguns com 3Kms) e desníveis superiores a 40m.

    Só mais uma coisa: Onde os amigos me indicam para aquisição imediata destes produtos: RB, XR9 e pigtails ?

    Agradeço mais uma vez aos participantes.


    Conheço o Canopy da Motorola, Fiz um enlace de 16 KM com um AP 20 Mbps e um SM de 10 Mbps, e rodou legal com um link de 4 M para os caras da Votorantim, olha que eles passavam por um floresta muito densa Muito bom o equipamento só que caro!


    Falows!

    Caso tenha problemas com as antenas esperimente as ideal.