+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 2.5 Km com dois NS5

    Estou projetando um enlace entre 2 Ubiquiti Nanostation 5. O problema que encontrei foram árvores no caminho, as quais chegam a cobrir cerca de 40% da parte inferior da primeira zona de Fresnell.
    Mas, como sou brasileiro, instalei um dos rádios, apontei o mesmo no azimute calculado e fui para o outro local testar no "olhômetro".
    Consegui conexão com cerca de 1 Mbps de throughput (calculei usando a ferramenta do próprio NS5).
    O rádio foi colocado a cerca de 5 metros de altura, em um mesanino e pra fora da janela, enquanto eu segurava. O plano é colocá-lo em um poste em cima do telhado (cerca de 6 metros mais alto do que consegui realizar os testes).

    Só fico meio inseguro pois, como falei, são árvores (mais precisamente, eucaliptos) que estão no caminho, então não sei o quanto o link será afetado pelo vento, chuvas, e etc.

    Com o RadioMobile consegui bons resultados, mesmo adicionando 50% de perdas adicionais por floresta.

    Obs.: Para conseguir fechar o link tive de reduzir o espectro do canal de 20 para 5 MHz. Fiz isso no chute mesmo, pois não sei até onde isso afeta meu link ou ajuda. Segundo o suporte da Ubiquiti isso ajuda quando o enlace pretendido cobre uma distância muito grande.

    Alguem sabe de algo que posso fazer para melhorar? Ou se devo desistir e colocar um poste do tamanho dos eucaliptos? Hehe.

    Obrigado!



  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se vc tivesse a primeira zona de fresnell limpa, e se usasse 2.4ghz (NS2) VC teria um link de uns 2 a 4mbps.
    Veja que 5.8ghz a faixa gerada (espectro do sinal) é muito estreita,fazendo com qualquer obstaculo que encontre pelo caminho bloqueie consideravelmente o seu sinal.
    Tente aumentar em 5metros cada lado do ponto a ponto, com certeza teus nanos vao fechar em melhor condiçao.
    Use um GPS tbm para alinhar mais com mais precisao,ok. se nao tiver, usa google earth+ radiomobile que ja fecha legal tbm.depois alinhamento fino é no ping mesmo. tem que ir mexendo de grau em graus pra ficar 10.
    se precisar de ajuda com os software ou calcular o enlace me manda as coordenadas ou endereços dos pontos que faço pra vc aqui.
    Abraço.