+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Duvidas sobre balanceamento de 2 link no mikrotik!

    Bom COlegas ja olhei varios topicos aki mas nao encontrei nenhum q resolve meu problema!
    trabalho com Hotspot tenho um 1 link funcionando blz ja no meu mikrotik queria tenho outro link desocupado quero colocar ele tbm no mikrotik mas estou com dificuldades para fazer o balaceamento dos 2 link!!
    Desde já Agradeço a Tds!!

  2. #2

    Padrão

    Acho que você quis dizer Load Balance
    No caso do mikrotik você poderá adicionar mais de um link de internet definindo rotas especificas para atender determinado número de pessoas, aumentando a capacidade do seu servidor e garantindo a qualidade do mesmo.
    Outra prática comum no uso do load balance é determinar uma rota exclusiva com um link
    próprio para os serviços de http e e-mail, que são serviços básicos e não requerem muita
    banda usado pela maioria dos seus usuários.
    Bem Creio que são Dois Links ADSL Chamados de ISP 1 e ISP 2 Respectivamente! se o seu For Pc-AP vamos precisar de duas Placas de rede ,algumas routerboard tem duas Ethernet (Rb433ah por exemplo é uma delas)uma para cada ISP
    Se você tiver certo número de clientes, você pode agrupá-los por endereços de IP. Então,
    dependendo do IP address da fonte, o tráfego passará para o ISP #1 ou ISP#2.
    Essa não é a melhor forma de realizar um balanceamento, porém é fácil a sua execução e
    entendimento, dando-lhe a possibilidade de manter algum controle.
    Partiremos do princípio que os endereços da sua rede estarão configurados nesta faixa
    192.168.100.0/24 (temos 254 endereços para atribuir ao clientes)
    Os grupos ficaram divididos na seguinte faixa de ips.
    • Grupo A 192.168.100.1 até 192.168.100.126 -
    • Grupo B 192.168.100.128 até 192.168.100.253
    • O gateway será 192.168.100.254
    Todas as as máquinas dos usuários terá o IP do grupo (A ou B), Com a máscara de rede,
    255.255.255.0, e gateway padrão 200.168.100.254 para ambas.
    Após ter definido os grupos e como eles estarão divididos, nós podemos escolher quem
    usará cada IP
    • O grupo A é 200.168.100.0 /25, isto é, endereços de 200.168.100.1 até 126
    • O grupo B é 200.168.100.128 /25, isto é, endereços de 200.168.100.129 até 253
    Marcaremos os pacotes do grupo A
    1. Aba General > Chain: prerouting e Src. Address: 200.168.100.0 /25
    2. Aba Action > Action:mark routing e new routing mark: Vai abrir uma Janela e escreva “GroupA”.
    3. Se vocÊ quiser adicione um comentário para você se organizar.

    No grupo B não muda muita coisa apenas o Ip ,mas para você não se Perder:
    Marcação dos pacotes para o Grupo B
    1. Aba General > Chain: prerouting e Src. Address: 192.168.100.128 /25
    2. Aba Action > Action: mark routing e new routing mark: escreva “GroupB”
    3. Se Achar melhor coloque um Comentário!
    Especificando Rotas...
    Acesse o Menu IP submenu Route.
    Clique no sinal de “+” para adicionar novas rotas e configure como estabelecido na
    imagem abaixo, lembre-se que os endereços aqui deverão ser os IPS do seu ADSL que
    deverão estar configurados como router.
    Depois você vai ter que criar uma máscara de rede ,vamos fazer apenas fazendo uma regra NAT.
    Vá para o menu IP e submenu Firewall. acesse a aba nat clique no sinal de “+”e
    configure conforme a figura abaixo.
    Aba General
    1. Aba General > Chain: Src. Address 192.168.100.0/24
    2. Aba Action > Action masquerade
    Faça o teste PING e pronto! (WINDOWS + R > Digite: cmd > depois digite: ping-t 200.168.100.0 ou então de algum site "ping -t www.under-linux.org" Não se esqueça dos espaços e de não digitar as apas no Prompt de Comando!