+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calcular ângulo Zirok Offset de maneira simples, tem como?

    Pessoal, vocês tem alguma fórmula simples para alinhar antenas zirok (offset) ? Alguma planilha excel, ou a própria calc do windows, fornecendo a altitude da antena e a distância entre elas.

    Obrigado!

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, da uma olhada aqui: Antenas offset, saiba como alinhar
    Última edição por Magal; 11-06-2009 às 15:55.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Amigo, da uma olhada aqui: Antenas offset, saiba como alinhar
    Magal, eu ja tinha lido, mas não consegui interpretar e ou utilizar aquela formula, pois se for pelas imagens seria bem mais fácil, as duas na mesma altitude a 70º de ângulo, eu peguei no Google Earth a altitude(ja com a torre somada) e a distância, e gostaria de ja levar as antenas meio que já no ângulo correto, ou quase, pois tenho que fazer isso sozinho amanhã... rsrsrs.

    Obrigado!

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Sozinho você não vai conseguir alinhar essas antenas off set, tem que ficar uma pessoa em cada ponta.

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Magal, eu ja tinha lido, mas não consegui interpretar e ou utilizar aquela formula, pois se for pelas imagens seria bem mais fácil, as duas na mesma altitude a 70º de ângulo, eu peguei no Google Earth a altitude(ja com a torre somada) e a distância, e gostaria de ja levar as antenas meio que já no ângulo correto, ou quase, pois tenho que fazer isso sozinho amanhã... rsrsrs.

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    Cara arraja mais um pessoa que nçao te combate de tu alinhar essa antenas sozinho, com dois já é chato com é impossivel.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ynimigolord Ver Post
    Cara arraja mais um pessoa que nçao te combate de tu alinhar essa antenas sozinho, com dois já é chato com é impossivel.
    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Magal, eu ja tinha lido, mas não consegui interpretar e ou utilizar aquela formula, pois se for pelas imagens seria bem mais fácil, as duas na mesma altitude a 70º de ângulo, eu peguei no Google Earth a altitude(ja com a torre somada) e a distância, e gostaria de ja levar as antenas meio que já no ângulo correto, ou quase, pois tenho que fazer isso sozinho amanhã... rsrsrs.

    Obrigado!
    A formula que o cara deu ta é a seguinte arctg(H1-H2)/D=2,3°

    H1 = Altura da torre mais alta
    H2 = altura da torre mais Baixa
    D = Distância de uma torre para a outra em metros
    Arctg = arco tangente

    por exemplo te um torre H1 = 40 m e te uma torre H2 com 20 m a uma distância de 1 km = 1000 m
    Vamos a formula

    arctg.(H1-H2)/D=

    arctg.(40-20)/1000

    a é só subtrair 40-20 = 20 e dividir por 1000 a distância entre as torres

    arctg.(20)/1000
    arctg. 0,02
    ae para resolver essa multiplicação pelo jeito simples vc vai na calculadora do Windows se usar Windows e marca calculadora cientifica marca lá na calc Inv quer dizer inverso e coloca 0,02 aperta no botão vezes X
    marca o Inv e aperta no botão tan para obter o resultado igual a 1,145...

    arctg.(40-20)/1000 = 1,145

    isso quer dizer que na torre mais alta que diminuir 1,1º grau e na torre mais baixa tem que aumentar 1,1º grau.

    Entendeu?

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, vocês tem alguma fórmula simples para alinhar antenas zirok (offset) ? Alguma planilha excel, ou a própria calc do windows, fornecendo a altitude da antena e a distância entre elas.

    Obrigado!

    1 - Instala a antena em um angulo de 70 graus. (o braço que segura o iluminador fica quase na horizontal).
    2- de grau em grau (acompanhando pelo ping) vai descendo e subindo o braço da antena na vertical. em média a 70 graus já fecha enlace.
    3- se tiver muita diferença entre as torres na altura, ae tens que calcular na mão a angulação.

  8. #8

    Padrão

    Obrigado pessoal!!!!
    Acredito que este post será de muita utilidade para todos !
    Consegui fechar com ping de 1ms e -39 de sinal,ficou show de bola, 10mbps UP/10mbps DOWN simultâneo, agora alguém sabe se habilitar o nstreme isto pode melhorar ?

    Valew !!!

  9. #9

    Padrão

    Magal, vc não quer arranjar um emprego ou estagio para um estudante de engenharia de telecomunicações, na embratel daqui de Montes Claros/MG não? hahahaha

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Obrigado pessoal!!!!
    Acredito que este post será de muita utilidade para todos !
    Consegui fechar com ping de 1ms e -39 de sinal,ficou show de bola, 10mbps UP/10mbps DOWN simultâneo, agora alguém sabe se habilitar o nstreme isto pode melhorar ?

    Valew !!!

    As ordens agnet.
    Sempre é bom saber que o que se fala aqui ajuda o pessoal a fechar os enlaces de maneira correta.
    Boa sorte ae no seu trabalho.

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Manda teu curriculum que eu vejo.

    Abs.

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Magal, vc não quer arranjar um emprego ou estagio para um estudante de engenharia de telecomunicações, na embratel daqui de Montes Claros/MG não? hahahaha