+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 20Km, 5,8ghz qual equipamento utilizar

    Estou querendo fazer uma rede para uso proprio e estou com problemas em qual equipamento comprar por se tratar de uma distancia longe e ter variações no solo.
    Eu estive pensando no Wap354 um em cada ponto e a Antena Disco-parabólica Zirok 27 Dbi.
    Vocês acha que com esses equipamentos consigo?? Sugestões?
    Obs: tem que ser um equipamento de baixo custo pois vou utilizar somente aos finais de semana e não tem necessidade de muita velocidade uns 5Mbps.

    Ponto A
    Latitude: 20°34'19.36"S
    Longitude: 48°33'45.37"W
    Ponto B
    Latitude: 20°25'7.52"S
    Longitude: 48°28'53.91"W

    Abraços,

  2. #2

    Padrão

    [QUOTE=FINIX2010;411640]Estou querendo fazer uma rede para uso proprio e estou com problemas em qual equipamento comprar por se tratar de uma distancia longe e ter variações no solo.
    Eu estive pensando no Wap354 um em cada ponto e a Antena Disco-parabólica Zirok 27 Dbi.
    Vocês acha que com esses equipamentos consigo?? Sugestões?
    Obs: tem que ser um equipamento de baixo custo pois vou utilizar somente aos finais de semana e não tem necessidade de muita velocidade uns 5Mbps.

    Ponto A
    Latitude: 20°34'19.36"S
    Longitude: 48°33'45.37"W
    Ponto B
    Latitude: 20°25'7.52"S
    Longitude: 48°28'53.91"W


    Amigo pelo q eu vi tem um desnivel sendo o LADO A sendo uma elevação de 550metros
    e o LADO B elevação de 450 metros fica bem complicado mais não imposivel tbm...
    tudo depende da altura das bases
    mias vi q sua duvida e voltado a equipamentos a ser usado
    seguinte eu tenho um enlace quaze igual o seu mais no meu caso lado A tem torre de 64Metros
    e no outro lado B uma torre de 30 metros com Duas Zirok 27DBI e dois Nano5 pasando 7MB
    Com esse equipamento da APROUTER tenq dar certo sim.
    acredito q vc vai ter mais dificuldade por causa da elevação (desnivel) do terreno...

    Boa sorte

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Boa Noite.
    Finix, pra vc fechar em 5.8ghz, tem problema de desnível mesmo. são exatos 85metros de desnível entre os pontos que vc citou acima.
    Em 2.4 com torres de 40metros em cada lado vc fecha esse link. Assim como em 900mhz (torres com 25metros). Se for fazer em 5.8ghz, ae meu irmao, somente com torres de 60metros na cidade e 40metros no ponto B.
    Segue imagens do link.
    Yfrog - linkobstruido20km.jpg
    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa Noite.
    Finix, pra vc fechar em 5.8ghz, tem problema de desnível mesmo. são exatos 85metros de desnível entre os pontos que vc citou acima.
    Em 2.4 com torres de 40metros em cada lado vc fecha esse link. Assim como em 900mhz (torres com 25metros). Se for fazer em 5.8ghz, ae meu irmao, somente com torres de 60metros na cidade e 40metros no ponto B.
    Segue imagens do link.
    Yfrog - linkobstruido20km.jpg
    Abraço.
    Ok, mas por exemplo vamos supor que eu resolva fazer a frequencia 900mhz para esta você sugeria que equipamento para eu utilizar?, tem que ser uma opção barata pois é para uso proprio e vou utilizar pouco.
    Talvez esteja falando bobeira mas essa frequencia pode causar conflitos com a frequencia de celular?obs: perto do ponto A existe 5 antenas de celular. E sera que 20 metros em cada ponto já não funcionava?
    Agora sobre o 2,4 sera que com o mesmo equipamento só que com o cartão R52h no ponto A e o padrão dos wap354 no ponto B com uma antena de 20 metros em cada lado, sera que tbm n funfa?
    O meu maior problema é com antenas acima de 20 metros.
    Obrigado,
    Abraços

  5. #5
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    [QUOTE=FINIX2010;411640]Estou querendo fazer uma rede para uso proprio e estou com problemas em qual equipamento comprar por se tratar de uma distancia longe e ter variações no solo.
    Eu estive pensando no Wap354 um em cada ponto e a Antena Disco-parabólica Zirok 27 Dbi.
    Vocês acha que com esses equipamentos consigo?? Sugestões?
    Obs: tem que ser um equipamento de baixo custo pois vou utilizar somente aos finais de semana e não tem necessidade de muita velocidade uns 5Mbps.

    Ponto A
    Latitude: 20°34'19.36"S
    Longitude: 48°33'45.37"W
    Ponto B
    Latitude: 20°25'7.52"S
    Longitude: 48°28'53.91"W


    Kara, boa noite!

    Só uma dica!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dá uma olhada no site da ANATEL, pois estas antenas, estavam com as ""homologações erradas""", eram para o uso de comunicações via satélites, vê para não lhe trazer problemas mais tarde.

    Mesmo que seja rede pessoal...

    Vlw!

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão respostas.

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    Ok, mas por exemplo vamos supor que eu resolva fazer a frequencia 900mhz para esta você sugeria que equipamento para eu utilizar?, tem que ser uma opção barata pois é para uso proprio e vou utilizar pouco.
    Talvez esteja falando bobeira mas essa frequencia pode causar conflitos com a frequencia de celular?obs: perto do ponto A existe 5 antenas de celular. E sera que 20 metros em cada ponto já não funcionava?
    Agora sobre o 2,4 sera que com o mesmo equipamento só que com o cartão R52h no ponto A e o padrão dos wap354 no ponto B com uma antena de 20 metros em cada lado, sera que tbm n funfa?
    O meu maior problema é com antenas acima de 20 metros.
    Obrigado,
    Abraços
    Respondendo por partes:

    A frequencia de 900mhz com equipamentos bem instalados, não causa nem gera interferência nas torres de celular.

    Quanto à altura: quanto mais alto, melhor. 25 metros seria o começo pra que vc tivesse um bom link. é necessário essa altura para limpar a primeira zona de fresnell do sinal (imagina uma bola de futebol americano, o sinal +ou- é assim!).

    Solução mais barata??
    Qualidade tem preço então cada um sabe o preço que pode pagar pela qualidade. já implementei links baratíssimos com equipamentos não profissionais, porém com o tempo vc verá que valia a pena ter investido um pouco mais.
    podes tentar em 2.4ghz com antenas de 29dbi TSM,ZIROK,de disco.

    Podes contratar algum técnico para instalar esse link em uma antena pra vc.é uma idéia.

    Boa semana,
    Abraço.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Respondendo por partes:

    A frequencia de 900mhz com equipamentos bem instalados, não causa nem gera interferência nas torres de celular.

    Quanto à altura: quanto mais alto, melhor. 25 metros seria o começo pra que vc tivesse um bom link. é necessário essa altura para limpar a primeira zona de fresnell do sinal (imagina uma bola de futebol americano, o sinal +ou- é assim!).

    Solução mais barata??
    Qualidade tem preço então cada um sabe o preço que pode pagar pela qualidade. já implementei links baratíssimos com equipamentos não profissionais, porém com o tempo vc verá que valia a pena ter investido um pouco mais.
    podes tentar em 2.4ghz com antenas de 29dbi TSM,ZIROK,de disco.

    Podes contratar algum técnico para instalar esse link em uma antena pra vc.é uma idéia.

    Boa semana,
    Abraço.
    Então qual equipamento voce me sugeria para utilizar na frequencia 900mhz?
    Abraço

  8. #8

    Padrão Avaliaçao

    Gostaria que avaliassem a qualidade deste PTP.

    22 km - Visada perfeita
    Em uma ponta RB600 e Cartao R52
    Na outra RB433 e Cartao R52
    Potencia setada em 19dB em ambos os Cartoes.
    2 antenas Zirok 605 (60cm)

    Tá no ponto? Ou precisa melhorar?


    http://img36.imageshack.us/img36/5457/hernesto2.jpg
    Última edição por Hernesto; 16-06-2009 às 13:48.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    Então qual equipamento voce me sugeria para utilizar na frequencia 900mhz?
    Abraço


    Equipamentos, é o trivial e mais seguro em confiabilidade ubiquiti.
    1 par de XR9 + 1 par de Rb (routerboard).ae tens que ver se queres pra um cartão apenas ou pra dois, etc. tem varios modelos de RB ,ok.
    quanto as antenas, 2 Hiperlink de grade 900mhz que são show de bola.
    Cabos compra 2 cellflex de 1 metro cada, ou se não conseguires, coloca um RG213 premium bem isolado que fica bom tbm. Não esquece de colocar uma ótima caixa hermética nas duas pontas e bem perto da antena,ok.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Citação Postado originalmente por Hernesto Ver Post
    Gostaria que avaliassem a qualidade deste PTP.

    22 km - Visada perfeita
    Em uma ponta RB600 e Cartao R52
    Na outra RB433 e Cartao R52
    Potencia setada em 19dB em ambos os Cartoes.
    2 antenas Zirok 605 (60cm)

    Tá no ponto? Ou precisa melhorar?


    http://img36.imageshack.us/img36/5457/hernesto2.jpg
    PRA 22KM????
    Ta ótimo. se está estável e com ping baixo, ta bom sim.
    Somente se estiveres com algum problema com ping ou semelhante que deves mexer no alinhamento e tentar melhorar o sinal , senão tá bom sim.

  11. #11

  12. #12

    Padrão Talvez???

    e ae tudo bom, dei uma sumida mas voltei
    Olha só tive dando uma olhada sobre o que tinha me falado dos 900mhz mas pensei que os cartões eram homologados, e n quero problemas com a fiscalização.
    Então, tive olhando na 2,4 e dei uma pesquisada melhor sobre a qualidade e os custos, sera que assim fecha.
    Ponto A
    Routerboard 411a+Emp 8602+Zirok 24dbi parabola.
    Ponto B
    Routerboard 411a+Ubiquiti Xr2+Zirok 24dbi parabola (creia que na questão do cartão n ser homologado n vai ter problema, pois acho meio dificil fiscalizarem um area rural praticamente no meio do mato)
    Agora quanto as antenas essa é a parte mais dificil, eu n tenho lugar e nem condições de fazer uma antena maior se 15 metros,ambos os pontos
    Obrigado, Abraços
    e mal pela amolação ^^

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vou simular o link pra vc com essas alturas e equipamentos 2.4ghz.
    amanhã já terei uma resposta mais concreta.ok.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    e ae tudo bom, dei uma sumida mas voltei
    Olha só tive dando uma olhada sobre o que tinha me falado dos 900mhz mas pensei que os cartões eram homologados, e n quero problemas com a fiscalização.
    Então, tive olhando na 2,4 e dei uma pesquisada melhor sobre a qualidade e os custos, sera que assim fecha.
    Ponto A
    Routerboard 411a+Emp 8602+Zirok 24dbi parabola.
    Ponto B
    Routerboard 411a+Ubiquiti Xr2+Zirok 24dbi parabola (creia que na questão do cartão n ser homologado n vai ter problema, pois acho meio dificil fiscalizarem um area rural praticamente no meio do mato)
    Agora quanto as antenas essa é a parte mais dificil, eu n tenho lugar e nem condições de fazer uma antena maior se 15 metros,ambos os pontos
    Obrigado, Abraços
    e mal pela amolação ^^

    Dae Finix, Blz?
    Segue simulação do seu link fechado e 2.4ghz!!
    Só não funcionará se tiveres uma penca de prédios pela frente desse link , senão é colocar as antenas no mastro ae de 15 metros e sair pro abraço.
    Simulei com antenas OIW disco de 33dbi. Mas fecha tranquilo com antenas de 29dbi tbm.
    prefira as antenas DIRECIONAIS e não as OFF-SET,caso da zirok, que são bem mais dificeis de alinhar,ok.
    Tem geenge, zirok (1,2m de raio) , hiperlink, TSM entre outras.
    As OIW aqui de porto alegre estão com preços mt bons. fica a dica.
    www.oiw.com.br
    Não tenho nada com eles , não sou sócio, mas indico pela qualidade e seriedade da empresa.
    Abraço e boa semana.
    link:
    http://img195.imageshack.us/img195/9995/link24ghzok.jpg

  15. #15

    Padrão

    Esse site que você me passou n esta funcionando
    Sobre o calculo com o radio mobile, pq nesse calculo n mostra os obstaculos sendo que no google earth mostra?
    Viw
    Abraços