Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu primeiro provedor

    Olá pessoal estou precisando da ajuda de vocês.
    Quero iniciar meu provedor, mais como muitos aqui, não entendo muito.
    Vou iniciar colocando meu plano de ação, e vc´s dêem sua opinião

    1º minha cidade tem apenas 8mil habitantes. E consigo abranger toda a cidade com duas antenas. Omni 15dbi... ou 18 sei lá.

    2º como a cidade é pequena, vou primeiro começar com sinal ADSL e conforme ir crescendo adquiro um link dedicado.

    3º Quero atingir primeiro uns 20 clientes para depois dar inicio a uma parceria.

    4º Dar entrada na minha própria SCM ( 100 clientes)


    Minhas perguntas são:

    1º considerando um nº pequeno de moradores, e que aqui possui em abundancia disponibilidade de ADSL oferecido pela Brasil Telecom (agora OI) R$ 2mega R$ 109,00.

    2º Muito arriscado eu primeiro colocar uns 20 clientes afim de arrecadar fundos a caminho da total regularização? SCM?

    3º qual seria a melhor opção (custo benéfico) para meu cliente.... eu dar o kit e cobrar uma mensalidade mais alta.... ou cobrar a instalação e ter uma mensalidade mais baixar?

    4º Que vc´s acham deste equipamento? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97137617-kit-provedor-profissional-internet-c-mikrotik-rb-433ah-_JM

    Ou este.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97736763-kit-provedor-routboard-mk-rb433ah-antena-homologada15dbi-_JM

    sempre lembrando que quero estar dentro da lei, mais tarde, então já quero comprar equipamentos certo...

    5º Qual parceiro que vc´s recomendam?...

    6º O que vc´s acham da minha estratégia... o que vc´s mudariam?... muito obrigado.
    Última edição por eletromidia; 13-06-2009 às 10:48.

  2. #2

    Padrão

    amigo me add no MSN que te ajudo!

    mas olha ja tem bastante assinante de ADSL ai na sua cidade? porque se tiver vai ser dificil vc concorrer com eles porque veja bem se vc vender 1Mbits para um cliente a por exemplo 100,00 reais vc vai ter que ter no minimo no seu provedor 2Mbits.
    Agora a figura muda se vc for vender 128k 256k 512k e etc, mas acho que vai ser dificil os clientes desligarem os planos de 1M para ligar um de 128k por R$ 60,00 ( que seja)
    so se o atendimento da oi ai for muito ruim, e a net deles cai direto ai vc vai conseguir uns bom clientes.
    Outra coisa que vc deve saber, vc vai ter que ter um suporte tecnico muito bom mesmo, porque os caras que tem provedor de internet wireless que tem concorrencia com ADSL e que eles ganham é no atendimento ao consumidor, porque geralmente vc vai na casa do cliente em no máximo 24 horas, já vi casos de o ADSL o pessoal do suporte da OI demorar 4 dias para atender e sair da casa do cliente com o problema não resolvido.

    a outra coisa, por favor, não utilize antenas OMNI em seu provedor, ira ter dor de cabeça no futuro. prefira as antenas Setoriais de 90º da Ideal Antenas, não irá ter dor de cabeça

    rs

    Falows....

  3. #3

    Padrão

    é sim possivel você concorrer ,
    primeira coisa que você tem que pensar é na qualidade da transmissão..
    Ainda mais você que tá começando é mais fácil montar um provedor já estruturado do que equipa-lo depois (e mais barato tambem)

    Comece com Routerboards e paineis da Hyperlink, cartões R52h ou CM9
    use um servidor Mikrotik na base, faz um thunder cache.

    com uns 13 mil você monta um provedor bom já com a primeira base já preparada pra SCM e tudo pra não ter que alterar nada por um bom tempo, (até atingir uns 200 clientes + -)

    e depois é correr atrás de preço e atendimento.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    amigo me add no MSN que te ajudo!

    mas olha ja tem bastante assinante de ADSL ai na sua cidade? porque se tiver vai ser dificil vc concorrer com eles porque veja bem se vc vender 1Mbits para um cliente a por exemplo 100,00 reais vc vai ter que ter no minimo no seu provedor 2Mbits.
    Agora a figura muda se vc for vender 128k 256k 512k e etc, mas acho que vai ser dificil os clientes desligarem os planos de 1M para ligar um de 128k por R$ 60,00 ( que seja)
    so se o atendimento da oi ai for muito ruim, e a net deles cai direto ai vc vai conseguir uns bom clientes.
    Outra coisa que vc deve saber, vc vai ter que ter um suporte tecnico muito bom mesmo, porque os caras que tem provedor de internet wireless que tem concorrencia com ADSL e que eles ganham é no atendimento ao consumidor, porque geralmente vc vai na casa do cliente em no máximo 24 horas, já vi casos de o ADSL o pessoal do suporte da OI demorar 4 dias para atender e sair da casa do cliente com o problema não resolvido.

    a outra coisa, por favor, não utilize antenas OMNI em seu provedor, ira ter dor de cabeça no futuro. prefira as antenas Setoriais de 90º da Ideal Antenas, não irá ter dor de cabeça

    rs

    Falows....

    qual seu MSN?... o meu é [email protected]

    aguardo seu contato.

  5. #5

    Padrão

    Pessoal, antecipo meus agradecimentos... este fórum esta sendo de grande valia para mim.

    Olha quero sim legalizar meu provedor, mais gente o que tenho mal da para iniciar meu provedor.
    tem remédio para uma situação como a minha?

    não quero de jeito nem um trabalhar ilegal, só não tenho como legalizar agora... até pq como comentei no inicio, nem sequer sei se aqui em minha cidade vou ter sucesso, com o provedor.

    mais quero me ater aqui sobre os dois temas principais, a legalidade de tudo, e um provedor de pequeno porte, para mais tarde conforme a empresa ir crescendo eu vou ampliando.

    outra coisa tb é que no inicio não tenho um link dedicado.

    alguém aqui tem alguma formula para eu fazer as contas de quantos clientes eu posso colocar em um link ADSL Normal?.... tipo aqui tenho atualmente 2 mega da Brasiltelecom (200kbps)... posso colocar até 8megas (800kbps).

    quantos clientes posso colocar sem diminuir uma certa qualidade?

    Desculpa colocar tantas dúvidas, ais só assim vou poder fazer as coisas mais certas possíveis.

    "Mais importante que a velocidade que se anda.... é andar na direção certa"... Emmanuel - Chico Xavier.

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    Pessoal, antecipo meus agradecimentos... este fórum esta sendo de grande valia para mim.

    Olha quero sim legalizar meu provedor, mais gente o que tenho mal da para iniciar meu provedor.
    tem remédio para uma situação como a minha?

    não quero de jeito nem um trabalhar ilegal, só não tenho como legalizar agora... até pq como comentei no inicio, nem sequer sei se aqui em minha cidade vou ter sucesso, com o provedor.

    mais quero me ater aqui sobre os dois temas principais, a legalidade de tudo, e um provedor de pequeno porte, para mais tarde conforme a empresa ir crescendo eu vou ampliando.

    outra coisa tb é que no inicio não tenho um link dedicado.

    alguém aqui tem alguma formula para eu fazer as contas de quantos clientes eu posso colocar em um link ADSL Normal?.... tipo aqui tenho atualmente 2 mega da Brasiltelecom (200kbps)... posso colocar até 8megas (800kbps).

    quantos clientes posso colocar sem diminuir uma certa qualidade?

    Desculpa colocar tantas dúvidas, ais só assim vou poder fazer as coisas mais certas possíveis.

    "Mais importante que a velocidade que se anda.... é andar na direção certa"... Emmanuel - Chico Xavier.
    Rapaz, creio que você vai ter sucesso ai na sua cidade sim principalmente se você for bem conhecido, como a cidade é pequena gerãlmente o pessoal vai dar preferencia a você se seu atendimento for bom, seja prestativo com seus clientes seja rapido na hora de resolver os problemas etc...

    Como você disso ai tem adsl, de preferencia em achar as pessoas que ainda usam net discada e pode ter certeza ainda são muitas pessoas que usam, aqui em SP, na capital mesmo o pov usa muito ainda discada e olha que tem o speedy em todo lugar (se bem que nao é la essas coisas rsrsr) mais o povo ainda usa discada, pra essas pessoas que usam discada um plano de 256k (32k de taxa de transferencia) e up de 64k fica de bom tamanho, com 2 megas de link vc consegue atenteder uns 40 clientes, sendo uns 15 ou 20 simultaneo.

    Sobre equipamentos é como o pessoal disse, procure usar o melhor que você puder, routerboards e antenas setoriais para nao ter dor de cabeça.

    A opçao de você oferecer o kit seu para os clientes é uma boa porque na maioria dos casos as pessoas nao querem gastar 150 a 200 reais em um kit se você oferecer o kit em comodato ja é um grande diferencial para eles querer seus serviços.

    Acho que é isso espero ter ajudado, ah e nao se esqueça procure o mais rapido possivel adquirir a SCM, mesmo que tenha 5 clientes faça o maximo pra nao ser preso ou ter problemas com a justiça ok

    Abraços a todos

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Rapaz, creio que você vai ter sucesso ai na sua cidade sim principalmente se você for bem conhecido, como a cidade é pequena gerãlmente o pessoal vai dar preferencia a você se seu atendimento for bom, seja prestativo com seus clientes seja rapido na hora de resolver os problemas etc...

    Como você disso ai tem adsl, de preferencia em achar as pessoas que ainda usam net discada e pode ter certeza ainda são muitas pessoas que usam, aqui em SP, na capital mesmo o pov usa muito ainda discada e olha que tem o speedy em todo lugar (se bem que nao é la essas coisas rsrsr) mais o povo ainda usa discada, pra essas pessoas que usam discada um plano de 256k (32k de taxa de transferencia) e up de 64k fica de bom tamanho, com 2 megas de link vc consegue atenteder uns 40 clientes, sendo uns 15 ou 20 simultaneo.

    Sobre equipamentos é como o pessoal disse, procure usar o melhor que você puder, routerboards e antenas setoriais para nao ter dor de cabeça.

    A opçao de você oferecer o kit seu para os clientes é uma boa porque na maioria dos casos as pessoas nao querem gastar 150 a 200 reais em um kit se você oferecer o kit em comodato ja é um grande diferencial para eles querer seus serviços.

    Acho que é isso espero ter ajudado, ah e nao se esqueça procure o mais rapido possivel adquirir a SCM, mesmo que tenha 5 clientes faça o maximo pra nao ser preso ou ter problemas com a justiça ok

    Abraços a todos
    Cara to com um nós na cabeça.... aqui eu tenho um plano de que a BRT chama de 2mega faço download a 200kbps.... certo.

    quando liguei para a BRT para comprar um link dedicado, eles me passaram a seguinte:

    2 mega 100% garantia de banda R$ 2650,00 p/mês
    2 mega 50% garantia de banda R$ 2450,00 p/mês

    tenho duas perguntas....

    1º Quando o pessoal aqui fala em link de 2 mega estão falando de 200kbps?,.... ou 2000kbps?

    2 Pegando a situação que o nosso amigo EDCOMROCHA colocou "com 2 megas de link vc consegue atender uns 40 clientes" EU to roubado não consigo pagar nem o link... que que eu faço?

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    Cara to com um nós na cabeça.... aqui eu tenho um plano de que a BRT chama de 2mega faço download a 200kbps.... certo.

    quando liguei para a BRT para comprar um link dedicado, eles me passaram a seguinte:

    2 mega 100% garantia de banda R$ 2650,00 p/mês
    2 mega 50% garantia de banda R$ 2450,00 p/mês

    tenho duas perguntas....

    1º Quando o pessoal aqui fala em link de 2 mega estão falando de 200kbps?,.... ou 2000kbps?

    2 Pegando a situação que o nosso amigo EDCOMROCHA colocou "com 2 megas de link vc consegue atender uns 40 clientes" EU to roubado não consigo pagar nem o link... que que eu faço?
    1º Quando se fala 2 mega estao falando que a taxa de transferencia é de 256k, ou seja a taxa de transferencia sera de ate 256k , e o up tambem sera a mesma taxa de transferencia o que nao acontece no caso de adsl no caso de 2 megas de velocidade seria uns 200k de taxa de transferencia e uns 300k de upload (38k mais ou menos de taxa de transferenca de up)
    creio que no caso de link dedicado você possa atender mais clientes pela qualidade do link dedicado

    Da uma olhada nesse link e ve se você entende a diferença>>>> http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5180
    Última edição por edcomrocha; 14-06-2009 às 12:55.

  9. #9

    Padrão

    eletromidia,

    Apenas para complementar e explanar sobre essas taxas que você está falando...

    Quando falamos em velocidade de link, falamos em bits por segundo (bps, Kbps, Mbps).

    Quando falamos em velocidade de transferência, falamos em bytes por segundo (Bytes/s, KB/s, MB/s).

    Bom, sendo que 8 bits correspondem a 1 byte, basta fazer a conversão, por exemplo em um link de 2 Mega (2Mbps) você tera uma taxa de transferência de até 250KB/s.

    Quanto a utilizar ADSL ao inves do link dedicado o maior problema dos ADSL é quanto ao Upload, normalmente são muito baixos, a BrT mesmo fornece um ADSL de 8Mbps (download) com upload de apenas 400Kbps. Mas é uma boa alternativa para começar com custos mais reduzidos.

    Espero ter ajudado...

    Um Abraço,
    Marcelo

  10. #10

    Padrão

    Olha a respeito de equipamentos, eu te indicaria o seguinte meu amigo.
    Comece com uma RB, com 1 cartão com uma omni mesmo de 15 Dbi, ai voce começa a gerar, como voce disse mesmo se o investimento esta baixo, comece devagar que chega la, pegue esse link citado por voce de 8 megas ADSl, e comece a destribuição.
    Agora a futuramente o ideal seria mesmo adiquirir esse link que citou de 2 megas poir R$ 2.650,00, pois esse link é dedicado.

  11. #11

    Padrão

    Concordo, acho q um RB e uma omni da pra começar legal...

  12. #12

    Padrão

    Amigos, me desculpe, mas ja estudei antenas de tudo qualquer tipo inclusive as da nanostation e reproduzimos uma aqui para fins de testes e etc. a antena omni é a que mais apresenta perda de sinal com o tempo, ela é muito boa para ambientes indoor, para distribuição de sinal em banda G e para atender uns 10 notebooks em 500 metros, agora para prover acesso profisional ainda mais o cara tem concorrentes ADSL na cidade dele, ele vai começar com uma antena Omni? Discordo plenamente,acho que ele deve investir numa RB 600 e com server em MK por traz e colocar umas 2 Setoriais para atender os clientes, no meu caso eu investiria o impossivel para atender os meus clientes em 5.8 GHZ utilizando nanostation5. Aposto que não teria dor de cabeça por uns 5 anos, inclusive atender os clientes em 5.8 futuramente ele poderá colocar em seu provedor serviços como VOIP e IPTV uma maneira de atrair mais os clientes.
    Esta minha opnião!

    Falows..

  13. #13

    Padrão

    Cara também não te aconselho a começar com omni pois com um tempo ela vam te traser muita dor de cabeça como ping muito alto, lentidão nos clientes. Acoselho a usar antenas setoriais nem que ainda não sejão ideal, mais depois se poder mudar para eles, com elas não vai ter dor de cabeça no minimo 2 anos. Se for fazer os cabos para as antenas preste muita atenção na hora que tiver fazendo pois cabo mau feito da uma dor de cabeça.
    Falows !!!!!!!

  14. #14

    Padrão

    pessoal, por motivos financeiros, vou ter que começar com uma omni de 15dbi.

    Porem o que me preocupa, e saber configurar direitinho o MK, pois tava vendo alguns tutoriais. e não me achei direito.

    tenho um modem roteador d-link 500b. recebo o sinal ADSL.
    tenho neste micro duas placas de rede, e uma placa wireless.

    tenho um AP D-link DI-524.

    Estes equipamentos tenho aqui na minha casa, e meu intuito aqui é fazer uma laboratório, do qual eu possa aprender a configurar o MK.

    alguém ai poderia me dizer de que forma eu conecto estes equipamentos, a fim de fazer tudo isso funcionar sendo gerenciado pelo MK?

    Criei uma maquina Virtual com o "VirtualPC" nele eu instalei o MK.

  15. #15

    Padrão

    eu tambem to querendo iniciar um pqno provedor, do mesmo modo do amigo eletromidia,
    tinha visto esses produtos no mercado livre, e gostaria de saber de vcs o q acham:
    MercadoLivre: KIT PROVEDOR INTERNET - ANTENA 21 dB - PLACA DEDICADA E POE - R$ 399.00

    MercadoLivre: Kit Provedor Wireless Rádio + Pig Tail+ POE + Caixa + Antena - R$ 325.00

    qro comecar do mesmo modo, usando adsl, sei q nao pode, mas é o jeito até arrumar uns 50 clientes pra poder pagar um dedicado e a mensalidade da parceria, lembrando q o provedor da minha cidade aki, eu olhei no minhaconexao.com.br, pra saber a velocidade da internet e tals, ai aparece XXX.XX.XX.XXX.userveloxzone.com.br , isso quer dzer q o provedor aki da minha cidade ta revendendo adsl, to certo?
    dei uma olhada na torre deles, nuh entendo nada ainda de provedor, to aprendendo aos poucos, na ponta da torre tem uma omni e mais embaixo uma setorial, somente uma.
    sobre esses produtos, qlqer um q seja, eu tenho q colocar um pc ligado nele pra servir de servidor?
    grato, aguardo respostas.
    Última edição por alessonferreira; 04-07-2009 às 17:20.

  16. #16

    Padrão

    Alguem aeeee, pra ajudar?
    aguardando alguemm...
    Vlw...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alessonferreira Ver Post
    eu tambem to querendo iniciar um pqno provedor, do mesmo modo do amigo eletromidia,
    tinha visto esses produtos no mercado livre, e gostaria de saber de vcs o q acham:
    MercadoLivre: KIT PROVEDOR INTERNET - ANTENA 21 dB - PLACA DEDICADA E POE - R$ 399.00

    MercadoLivre: Kit Provedor Wireless Rádio + Pig Tail+ POE + Caixa + Antena - R$ 325.00

    qro comecar do mesmo modo, usando adsl, sei q nao pode, mas é o jeito até arrumar uns 50 clientes pra poder pagar um dedicado e a mensalidade da parceria, lembrando q o provedor da minha cidade aki, eu olhei no minhaconexao.com.br, pra saber a velocidade da internet e tals, ai aparece XXX.XX.XX.XXX.userveloxzone.com.br , isso quer dzer q o provedor aki da minha cidade ta revendendo adsl, to certo?
    dei uma olhada na torre deles, nuh entendo nada ainda de provedor, to aprendendo aos poucos, na ponta da torre tem uma omni e mais embaixo uma setorial, somente uma.
    sobre esses produtos, qlqer um q seja, eu tenho q colocar um pc ligado nele pra servir de servidor?
    grato, aguardo respostas.
    ola, amigo os kit que vc cito não são bons não, não de ouvido pra vendedor, estes seus kits com ap não suportão nada, e a antena de 21 dbi duvido que seje boa, compre produto homologado. e referente ao seu concorrente ele esta revendendo adsl, mas não é que ele venda que vc tambem pode né, outra coisa pra começar a trabalhar com provedor, vc tem que se dedicar a isso...

  18. #18

    Padrão

    - Quanto a cobrar ou não uma taxa de ativação, veja qual é a prática comercial do Velox na sua cidade. Se em geral não cobram, não cobre. Uma coisa importante é o nome, veja que chamei de taxa de ativação: vender equipamento requer uma atividade (CNAE) que sua empresa de telecom provavelmente não terá, então não pode ser venda... taxa de instalação pode dar problema depois se alguém no mesmo endereço quiser o serviço e alegar que já tinha instalação por lá.
    - As críticas do pessoal a Omni são bem procedentes... assim, porque você não tenta começar com um setor apenas cobrindo uma região da cidade que você saiba que tem problemas com Velox ? Isso diminui os custos iniciais e não costuma ser problema em cidade pequena, onde as pessoas mudam pouco de bairro (ou seja, pequena chance do seu cliente se mudar para fora da sua cobertura).
    - Faça uma análise de espectro antes de descobrir em que frequência comprar equipamentos. Outro dia estive numa cidade pequena que tinha colocado 2.4 em cada poste com câmera para segurança pública... lá operar um provedor em 2.4 deve ser impossível! Eu recomendo já começar de cara usando 5.4 GHz para o atendimento de clientes e 5.8 GHz para os enlaces da sua infra-estrutura, mas se você fizer uma análise de espectro e 2.4 estiver limpa, até vale considerar começar com 2.4.
    - Como o link dedicado da Oi é muito caro, comece a já pensar sua estratégia de crescimento de como pegar link da ANID, Unotel ou algum WISP de cidade vizinha que já faça isso.
    - Enquanto você usar ADSL como link, veja se você consegue operar com modulação Fast ao invés de Interleaved, que vai ter latência muito menor.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    ola, amigo os kit que vc cito não são bons não, não de ouvido pra vendedor, estes seus kits com ap não suportão nada, e a antena de 21 dbi duvido que seje boa, compre produto homologado. e referente ao seu concorrente ele esta revendendo adsl, mas não é que ele venda que vc tambem pode né, outra coisa pra começar a trabalhar com provedor, vc tem que se dedicar a isso...
    Sei, mas to ainda orçando tudo, pode me passar o endereco de uma loja seria entao?
    é possivel trabalhar sem ter q usar um servidor? como nesse produto q mostrei logo acima, nele ja tem uma placa q trabalha como servidor.
    sobre o link, é pq eu queria comecar devagarzinho, pq comecar cm poucos clientes, e tirar do meu bolso 1mb $1800(pelo sat) ou 1mb $1342(o nesse modo eu teria q buscar em outra cidade, mas qndo ja tivesse algum dinheiro em caixa, pra arcar cm o custo) não dá né!
    Grato...
    Última edição por alessonferreira; 04-07-2009 às 22:51.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alessonferreira Ver Post
    Sei, mas to ainda orçando tudo, pode me passar o endereco de uma loja seria entao?
    é possivel trabalhar sem ter q usar um servidor? como nesse produto q mostrei logo acima, nele ja tem uma placa q trabalha como servidor.
    sobre o link, é pq eu queria comecar devagarzinho, pq comecar cm poucos clientes, e tirar do meu bolso 1mb $1800(pelo sat) ou 1mb $1342(o nesse modo eu teria q buscar em outra cidade, mas qndo ja tivesse algum dinheiro em caixa, pra arcar cm o custo) não dá né!
    Grato...
    Entendo, mas assim comece com uma routerboard, pode ser até a 433 normal, mas uma ótima seria a rb 433ah, 1 catão wireless e pode até colocar uma omni, mas procure uma homologada, e no maimo 15 dbi, mas o bom seria paineis setoriais, quanto ao servidor, o bom seria ter um servidor, vc falou que no seu orçamento o equipamento servia como servidor, amigo estes firm que colocam nos aps pra dizerem que eles fazem inumeras funções não funcionam legal, primeiro por que os aps comum não possuem um bom processamento, mas as rbs que sitei acima servem como servidor para vc e digo que o controle de banda que tem nelas são perfeitos, mas precisa pesquizar um pouco para poder configurar elas bem...

    espero ter ajudado