+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão Esta é para a galera boa de elétrica!

    Boa tarde, Montei mais um servidor com Pcap e Mk rodando, ( tenho outros funcionando ), o problema é a localização. o bairro dá visada limpa para outros bairros de minha cidade, todos com no maximo 3 mk ao redor da torre, até ai tudo perfeito. Sistema instalado e testado com antecedencia, estava mandando sinal perfeitamente, até o momento de eu instala-lo no ponto em questão.

    O local fica ha uns 500 mts de uma central de energia onde existem diversas torres retransmissoras, geradores, enfim uma subsede da empresa geradora de energia de SP. levantei a torre, obviamente que longe de fios desta empresa, porém fica há uns 100mts de onde passam os cabos que levam energia para cidades e beirros vizinhos, desde que montei o PCap lá, há interferencia, o sinal nao sai perfeitamente, fica oscilando, revi cabos, placas etc, como disse estava tudo perfeito até coloca-lo neste local, agora pergunto. Há relação entre o campo magnético gerado por esta fiação próxima, estar interferindo no meu servidor ?

    Agraddeço a atenção de todos

    Ricardo Sobrinho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	214
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	4611  
    Última edição por rpclanhouse; 14-06-2009 às 17:05.

  2. #2
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Alguém com uma opinião ai ?

  3. #3

    Padrão

    Ola amigo tive problema parecido, tinha um MK RB433, a 500 metros de linhão de energia, o sinal era horrivel percas de pacotes aos montes, tudo devido as descargas eletromagneticas provocadas pela linha de super tensão, pois sai de uma hidroeletrica, solução desmontei a torre e a montei á uns 2 km dali, problemas resolvidos.
    ate mais

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Claro que você está sofrendo por causa da rede elétrica, está muito perto.

    Da uma olhada aqui:https://under-linux.org/b977-rede-el...seus-problemas

  5. #5

    Padrão

    Olá,

    você montou uma estação/torre a 100 metros de uma rede de alta tensão e a 500 metros de subestação de energia?

    Não vai ficar bom meu jovem, mesmo que invista em blindagem dos equipamentos (cartões, rádios, etc), mas não tem com isolar painéis e demais antenas.

    Ocorre que poderá ter problemas (com armônicos principalmente). Mesmo não estando diretamente ligado à rede de alta tensão os hamônicos conduzidos eletromagneticamente (via onda aérea) causarão interferência em seu sistema, interropendo parcialmente e/ou causando instabilidade.

    Enquanto que em frequências mais baixas os harmônicos são conduzidos principalmente via corrente elétrica, exemplos de uma TV e rádio ligados à mesma rede de um motor (via cabo elétrico), em frequências mais altas tornam-se mais sensíveis à interferências eletromagnéticas (em forma de onda). Torna perceptível o chiado, o ronco sonoro (em sistemas de rádio e TV) e a interferência na imagem (em sistemas de TV e imagem). Em frequências muito altas, como 2.4GHz e 5.8GHz, a interferência que mais incomoda, como disse acima, é a eletromagnética. Os cabos elétricos transformam-se em irradiadores de sinal eletrognéticos (como se fossem pequenas antenas) e devido os seus equipamentos estarem muito próximos captam essas "transmissões" de sinal de forma confusa e intermitente. Esses sinais indesejáveis modificam os sinais emitidos por seus rádios e antenas, produzindo mais harmônicos e até misturando os canais, poluindo assim o espectro local deixando a aérea igual a uma outra aérea com dezenas de provedores.

    Resumindo: montar sistema de transmissão de sinais próximos a redes de alta tensão não é um bom negócio.

  6. #6
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    você montou uma estação/torre a 100 metros de uma rede de alta tensão e a 500 metros de subestação de energia?

    Não vai ficar bom meu jovem, mesmo que invista em blindagem dos equipamentos (cartões, rádios, etc), mas não tem com isolar painéis e demais antenas.

    Ocorre que poderá ter problemas (com armônicos principalmente). Mesmo não estando diretamente ligado à rede de alta tensão os hamônicos conduzidos eletromagneticamente (via onda aérea) causarão interferência em seu sistema, interropendo parcialmente e/ou causando instabilidade.

    Enquanto que em frequências mais baixas os harmônicos são conduzidos principalmente via corrente elétrica, exemplos de uma TV e rádio ligados à mesma rede de um motor (via cabo elétrico), em frequências mais altas tornam-se mais sensíveis à interferências eletromagnéticas (em forma de onda). Torna perceptível o chiado, o ronco sonoro (em sistemas de rádio e TV) e a interferência na imagem (em sistemas de TV e imagem). Em frequências muito altas, como 2.4GHz e 5.8GHz, a interferência que mais incomoda, como disse acima, é a eletromagnética. Os cabos elétricos transformam-se em irradiadores de sinal eletrognéticos (como se fossem pequenas antenas) e devido os seus equipamentos estarem muito próximos captam essas "transmissões" de sinal de forma confusa e intermitente. Esses sinais indesejáveis modificam os sinais emitidos por seus rádios e antenas, produzindo mais harmônicos e até misturando os canais, poluindo assim o espectro local deixando a aérea igual a uma outra aérea com dezenas de provedores.

    Resumindo: montar sistema de transmissão de sinais próximos a redes de alta tensão não é um bom negócio.
    Sem querer puxar saco, mas foi aguardadndo uma resposta sua Marcelo, que montei este post, queria perguntar via Mp, mas decidi postar aqui pois imaginei que sua resposta ajudaria alem de mim, diversas pessoas, Agradecidíssimo !

  7. #7

    Padrão

    Obrigado pela excelente aula, valeu


    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    você montou uma estação/torre a 100 metros de uma rede de alta tensão e a 500 metros de subestação de energia?

    Não vai ficar bom meu jovem, mesmo que invista em blindagem dos equipamentos (cartões, rádios, etc), mas não tem com isolar painéis e demais antenas.

    Ocorre que poderá ter problemas (com armônicos principalmente). Mesmo não estando diretamente ligado à rede de alta tensão os hamônicos conduzidos eletromagneticamente (via onda aérea) causarão interferência em seu sistema, interropendo parcialmente e/ou causando instabilidade.

    Enquanto que em frequências mais baixas os harmônicos são conduzidos principalmente via corrente elétrica, exemplos de uma TV e rádio ligados à mesma rede de um motor (via cabo elétrico), em frequências mais altas tornam-se mais sensíveis à interferências eletromagnéticas (em forma de onda). Torna perceptível o chiado, o ronco sonoro (em sistemas de rádio e TV) e a interferência na imagem (em sistemas de TV e imagem). Em frequências muito altas, como 2.4GHz e 5.8GHz, a interferência que mais incomoda, como disse acima, é a eletromagnética. Os cabos elétricos transformam-se em irradiadores de sinal eletrognéticos (como se fossem pequenas antenas) e devido os seus equipamentos estarem muito próximos captam essas "transmissões" de sinal de forma confusa e intermitente. Esses sinais indesejáveis modificam os sinais emitidos por seus rádios e antenas, produzindo mais harmônicos e até misturando os canais, poluindo assim o espectro local deixando a aérea igual a uma outra aérea com dezenas de provedores.

    Resumindo: montar sistema de transmissão de sinais próximos a redes de alta tensão não é um bom negócio.

  8. #8

    Padrão

    O que vocês me dizem do POP da Unotel em Juiz de Fora que fica dentro da Cemig? Dali é que instalamos nossas antenas, dentro do centro de distribuuição de energia.

  9. #9

    Padrão

    Não conheço. Tem fotos desse centro? Seria uma subestação (abaixadora/elevadora/usina)? Transformadores, bancos de capacitores? Quantos mil volts?

    No "achômetro" não tem como opinar.


    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    O que vocês me dizem do POP da Unotel em Juiz de Fora que fica dentro da Cemig? Dali é que instalamos nossas antenas, dentro do centro de distribuuição de energia.

  10. #10

    Padrão

    Marcelo Goias, parabéns ótima explicação, já sabia a respeito de interferência e a formação de campos magneticos, mas consegui aprender mais um pouco no que você falou.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Não conheço. Tem fotos desse centro? Seria uma subestação (abaixadora/elevadora/usina)? Transformadores, bancos de capacitores? Quantos mil volts?

    No "achômetro" não tem como opinar.
    Não é questão de achômetro, o POP da Unotel em Juiz de Fora fica dentro da subestação da CEMIG, já que é subestação, eu entendo que é abaixadora de tensão, e deve tratar do que vem da usina, segundo informações que tenho nesse caso 100 mil volts, salvo erro pois sou técnico em eletrônica e não eletricista. Deste ponto é que os provedores buscam seus links aqui em nossa região.

  12. #12

    Padrão

    tenho torres perto de redes de alta tensao menos de 100 mts e nunca tive problema algum, o que me gera interferencia sao motores de grande porte 5x5mt geralmente que trabalham em de forma circular estes sim derruba tudo mas num raio de 50 metros no maximo

  13. #13

    Padrão

    Bom dia,

    também conheço estações de telecomunicações dentro e próximas a subestações elétricas. Mas, depende de alguns fatores para funcionar bem. Outras que vi tentando implantar não ficaram boas, principalmente subestações que tem problemas de vazamento, arco-voltaico e instalações deficientes.

    Certamente o pessoal da Unotel fez os testes antecipadamente e constatou que seria compatível radiofrequencia e alta tensão juntas. Além disso, a tensão não é tão alta assim. Quanto aos ruídos dos motores que o Pirigoso citou de fato acontecem e podem derrubar qualquer sistema.

    Mas afirmo, como antes, que instalar estação de telecomunicação dentro ou próximas a redes de alta tensão não é uma boa idéia. Cedo ou tarde terá algum problema.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Não é questão de achômetro, o POP da Unotel em Juiz de Fora fica dentro da subestação da CEMIG, já que é subestação, eu entendo que é abaixadora de tensão, e deve tratar do que vem da usina, segundo informações que tenho nesse caso 100 mil volts, salvo erro pois sou técnico em eletrônica e não eletricista. Deste ponto é que os provedores buscam seus links aqui em nossa região.
    Prezado Amigos

    Tive o mesmo problema que nosso amigo aki postou... tentei fazer uma repetidora;; a 200 mt da Torre de alta tensão, com uma bela visada.. estava com uma omini... nossa.. pareceia radio ap com 50mw..hehe.. coloquei uma setorial de 17 db hirperlink.. consegui uma boa distância no sinal.. mais oscilada demais... fora que não consigo obter ip do meu servidor que é Dhcp ( config. basiquérrima no server) .. só consigo navegar bem px a torre..mais.. caindo demais..

    Concluindo:

    o Mestre Marcelo tem toda razão sobre a opinião qui postada... estava com muitas dúvidas.. mais após le sua opinião.. bate de frente com minha dúvida !

    Vlw
    Douglas
    [email protected]

  15. #15

    Padrão

    Amigo, existe uma maneira de contornar o problema....
    O que você está sofrendo interferência eletromagnética e armônicas(duas coisas distintas).
    Neste caso você terá que colocar um filtro de Rf(passa-alta) nos cabos coaxiais(que vai para as antenas) e um retificador na alimentação AC.
    Os retificadores são próprios para este tipo de problema pois possuem um circuito "isolador" e um passa-baixa capaz de retificar a corrente e passar apenas os 60Hz da rede AC.

    Outra coisa, procure utilizar os maiores canais possíveis nos rádios pois a tendência é a alta-frequência interferir na baixa como por exemplo se você chegar um celular(ghz) próximo a um alto-falante(khz e hz).

    Isso tudo depois de aterrar as antenas, caixa hermética, rádios e nobreak.
    Obs: Use caixa hermética de aço.


    Espero ter ajudado!
    Última edição por fredericoafd; 22-06-2009 às 21:03.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, existe uma maneira de contornar o problema....
    O que você está sofrendo interferência eletromagnética e armônicas(duas coisas distintas).
    Neste caso você terá que colocar um filtro de Rf(passa-alta) nos cabos coaxiais(que vai para as antenas) e um retificador na alimentação AC.
    Os retificadores são próprios para este tipo de problema pois possuem um circuito "isolador" e um passa-baixa capaz de retificar a corrente e passar apenas os 60Hz da rede AC.

    Outra coisa, procure utilizar os maiores canais possíveis nos rádios pois a tendência é a alta-frequência interferir na baixa como por exemplo se você chegar um celular(ghz) próximo a um alto-falante(khz e hz).

    Isso tudo depois de aterrar as antenas, caixa hermética, rádios e nobreak.
    Obs: Use caixa hermética de aço.


    Espero ter ajudado!


    Prezado Amigo Frederico.

    Muito obrigado por me ajudar...

    Surgiram algumas dúvidas, desculpe a qualidade das perguntas pois sou totalmente iniciante no assunto.

    Vc sugeriu eu colocar filtro RF antes nas antenas...Isso serviria tb no caso da Omini ?

    Tb me sugeriu eu colocar um retificador de Alimentação AC... Seria uma outra fonte ?
    No caso eu Uso uma Rb 433 con fonte 24v. como seria essa fonte sugerida ?

    Sobre Canais... vc sugeriu trabalhar com maiores canais eu atualmente trabalho com 2.4gz.. ou seja.. usar canais ( 10/11..)?

    Sobre a caixa hermética, vc e falou para usar a de aço, mesmo eu colocando cooler.. não daria
    aquecimento nos equipamentos colocados no interior dela ?

    Obrigado mais uma vez !

    Abraço !