Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 19km 900mhz

    Bom dia,

    Estou estudando a possibilidade de fechar um link de 19km em 900mhz, pois não tem visada limpa e tá muito dificil achar um ponto para colocar uma torre na parte mais alta do relevo, gostaria de receber opniões de pessoas que já tem link fechados a 900mhz.


    Imagem em anexo



    Obrigadohttp://www.startlink.com.br/images/Enlace%20900mhz.JPG

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Alem dos obstaculos naturais, morros, arvores, etc, tens que ir a campo e ver quais os obstaculos reais que se encontram nesse link. (ex: predios, casas, etc).
    com 20 metros em cada ponto fica complicado fechar qualquer link.
    Se fosse a campo aberto esse teu link fechava tranquilo.
    Não há obstrução da primeira zona de fressnell, portanto o sinal pode subir um pouco digamos assim, e transpor obstaculos como morros .
    Mas o correto nesse seu PTP seria :
    Ponto A: XR9 +RB 433ah + Hiperlink a 30 metros
    Ponto B: XR9 + pc ap ou rb + Hiperlink a 25 metros

    Pelas simulaçoes fecha tranquilo usando 900mhz.
    Ainda seria possível fechar em 2.4ghz se usasse antenas de 32dbi +XR2 fechando assim até uma distancia de 30km.
    Qualquer duvida estamos a disposição.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Alem dos obstaculos naturais, morros, arvores, etc, tens que ir a campo e ver quais os obstaculos reais que se encontram nesse link. (ex: predios, casas, etc).
    com 20 metros em cada ponto fica complicado fechar qualquer link.
    Se fosse a campo aberto esse teu link fechava tranquilo.
    Não há obstrução da primeira zona de fressnell, portanto o sinal pode subir um pouco digamos assim, e transpor obstaculos como morros .
    Mas o correto nesse seu PTP seria :
    Ponto A: XR9 +RB 433ah + Hiperlink a 30 metros
    Ponto B: XR9 + pc ap ou rb + Hiperlink a 25 metros

    Pelas simulaçoes fecha tranquilo usando 900mhz.
    Ainda seria possível fechar em 2.4ghz se usasse antenas de 32dbi +XR2 fechando assim até uma distancia de 30km.
    Qualquer duvida estamos a disposição.
    Abraço.
    Obrigado pela resposta Leandro,

    Então fera, hoje eu fiz a mesma simulação pelo software da motorola o link planner, mais o resultado da distancia e da geografia não bateram em nada, será que estou fazendo algo errado?

    As coordenadas dos pontos são essas:
    Ponto A
    23:30:17.45S
    47:26:02.64W

    Ponto B
    23:39:07.12S
    47:35:24.26W

    http://www.startlink.com.br/images/LinkPlanner.JPG

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Obrigado pela resposta Leandro,

    Então fera, hoje eu fiz a mesma simulação pelo software da motorola o link planner, mais o resultado da distancia e da geografia não bateram em nada, será que estou fazendo algo errado?

    As coordenadas dos pontos são essas:
    Ponto A
    23:30:17.45S
    47:26:02.64W

    Ponto B
    23:39:07.12S
    47:35:24.26W

    http://www.startlink.com.br/images/LinkPlanner.JPG

    Amigo, simulando aqui em 5.8GHZ, só funcionará se usares antenas a 40m no ponto A e 60m no ponto B.
    Segue simulação.


    http://img199.imageshack.us/img199/2682/rede58.jpg

  5. #5

    Padrão

    Obrigado amigo,

    Mais infelizmente não tem almentar a altura da torre nos dois pontos, vou ter que continuar procurando um local para colocar uma torre no meio do caminho.



    Obrigado pelas repostas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Obrigado amigo,

    Mais infelizmente não tem almentar a altura da torre nos dois pontos, vou ter que continuar procurando um local para colocar uma torre no meio do caminho.



    Obrigado pelas repostas.
    Acho que esta é a melhor solução, apesar de que em 900mhz a visada não é crítica. Mas como voce pediu no início e ninguém se manifestou com resultados em 900mhz , fica a dúvida.
    Eu fiz também uma simulação no Link Estimator.
    Veja aí um local bom para colocar um ponto intermediário e fazer tudo em 5.8. O ideal é nos 15km naquele ponto mais alto.
    Ou então coloca nos dois pontos e observa. Às vêzes estes enlaces surpreendem.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  7. #7

    Padrão

    Obrigado pela simulação 1929,

    Vou fazer isso mesmo, vou procurar o ponto mais alto com o gps pegar as coordenadas e fazer a simulação novamente, se der certo vou partir para a fase mais dificil, negociar um local para colocar a torre.

    Posto os resultados conforme for concluindo.

    Obrigado novamente

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Obrigado pela simulação 1929,

    Vou fazer isso mesmo, vou procurar o ponto mais alto com o gps pegar as coordenadas e fazer a simulação novamente, se der certo vou partir para a fase mais dificil, negociar um local para colocar a torre.

    Posto os resultados conforme for concluindo.

    Obrigado novamente
    Pelo google earth mesmo você localiza. Marca os pontos no mapa, traça uma linha reta entre eles. Dá um zoom maior e com o cursor voce vai vendo onde está o ponto mais alto, mas é ali pelos 15km.
    E arruma um binóculo e um espelho para alinhar as antenas.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que esta é a melhor solução, apesar de que em 900mhz a visada não é crítica. Mas como voce pediu no início e ninguém se manifestou com resultados em 900mhz , fica a dúvida.
    Eu fiz também uma simulação no Link Estimator.
    Veja aí um local bom para colocar um ponto intermediário e fazer tudo em 5.8. O ideal é nos 15km naquele ponto mais alto.
    Ou então coloca nos dois pontos e observa. Às vêzes estes enlaces surpreendem.

    1929,
    Acho que não lesse o tópico direito amigo..
    Como assim ninguem se manifestou??
    Leia o tópico inteiro com calma,ok.
    Inclusive foi passado os melhores equipamentos a serem utilizados nesse PTP.

    aBRAÇO.

  10. #10

    Padrão

    Tchê, fui mal.

    Lá no início tu citaste o XR9. Eu havia lido, mas como eu havia marcado o tópico para mais tarde fazer a simulação e depois surgiu o 5.8 e daí eu viajei.
    Desculpe-me

    Mas aproveitando, existe mesmo uma limitação de tráfego em 900mhz? Que passa muito menos que 5.8. Se for assim, o melhor mesmo é 5.8

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Dah nada tche!!Só achei estranho pois tinha citado e tal!!
    Sim, é mais limitado e tal, mas em alguns casos é o que se tem a fazer.
    No caso la do eduardo. se ele colocasse em uma torre bem alta no ponto A(60metros) por exemplo, e na outra ponta a 40metros, fecha esse link em 5.8ghz lindasso.
    Porém, por segurança eu faria em 900mhz. Tem kit aqui no RS(poa) a R$1200,00 (duas antenas yagi+doisaps 900mhz).
    Tá ligado nos kits C3?
    Dizem que funciona legal.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dah nada tche!!Só achei estranho pois tinha citado e tal!!
    Sim, é mais limitado e tal, mas em alguns casos é o que se tem a fazer.
    No caso la do eduardo. se ele colocasse em uma torre bem alta no ponto A(60metros) por exemplo, e na outra ponta a 40metros, fecha esse link em 5.8ghz lindasso.
    Porém, por segurança eu faria em 900mhz. Tem kit aqui no RS(poa) a R$1200,00 (duas antenas yagi+doisaps 900mhz).
    Tá ligado nos kits C3?
    Dizem que funciona legal.
    Problema do C3 da Computech é a homologação.
    Fora isso, só o kit da Mikrotik mesmo, mas aí vai para 2000 e tanto. Pois o cartão de 900 só está homologado dentro do kit.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bem lembrado tche!! Mas que funciona tri isso funcionaa!!! Já fiz enlace com ele com predios na frente, coisa linda é o troço!!!! 900mhz é muito tri.
    Non line of sight!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bem lembrado tche!! Mas que funciona tri isso funcionaa!!! Já fiz enlace com ele com predios na frente, coisa linda é o troço!!!! 900mhz é muito tri.
    Non line of sight!!!
    Surgiu ontem uma necessidade para uma empresa daqui, onde a visada não é lá estas coisas. Tem uma leve coxilha no caminho.
    Em 4km, o que se consegue de tráfego?

  15. #15

    Padrão

    Olá

    Achei um ponto no meio do caminho para tentar fechar o link, fiz a simulação no radio mobile e no Link Planer, porem novamente os dois deram resultado diferentes, no radio mobile fecha sem problemas, mais no link planner, surgiu um monte de morros na frente, em qual dos dois dá para confiar?
    http://www.startlink.com.br/images/S...ingamobile.JPG
    http://www.startlink.com.br/images/S...inkPlanner.JPG
    http://www.startlink.com.br/images/I...imkPlanner.JPGhttp://www.startlink.com.br/images/I...poramobile.JPG
    Última edição por eduardomansano; 18-06-2009 às 13:25.

  16. #16

    Padrão

    amigo, eu tive um problema bem parecido com o seu, no meu caso nem almento de torre adiantava, e eu não queria e nem quero usar nada em 900mhz. fiquei muito triste com o resultado do sinal 89db 90, e por ai vai, isso tudo em 2.4 com antena de 25dbi e cartão r52h placa 433, então fui testando frequencia por frequencia e nada, até que me apareceu a frequencia 2ghz-10mhz até então nunca tinha usado-a, porem adivinhem oque deu!? 73db na lata, porque? não sei. mais deu certo.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    amigo, eu tive um problema bem parecido com o seu, no meu caso nem almento de torre adiantava, e eu não queria e nem quero usar nada em 900mhz. fiquei muito triste com o resultado do sinal 89db 90, e por ai vai, isso tudo em 2.4 com antena de 25dbi e cartão r52h placa 433, então fui testando frequencia por frequencia e nada, até que me apareceu a frequencia 2ghz-10mhz até então nunca tinha usado-a, porem adivinhem oque deu!? 73db na lata, porque? não sei. mais deu certo.
    Primeiramente obrigado pelo post.

    Mais eu não entendi direito, você tentou fechar 900mhz com cartão r52h ?
    Quanto ao sinal, eu preciso fechar pelo menos -60 com para poder passar no minimo 8mb, mais como a simulação está meio extranha, eu to com um pé atraz, esse link é para atender algumas industrias, se o sinal não for legal, eu sei que vou ter problemas de queda.


    Obrigado novamente

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    amigo, eu tive um problema bem parecido com o seu, no meu caso nem almento de torre adiantava, e eu não queria e nem quero usar nada em 900mhz. fiquei muito triste com o resultado do sinal 89db 90, e por ai vai, isso tudo em 2.4 com antena de 25dbi e cartão r52h placa 433, então fui testando frequencia por frequencia e nada, até que me apareceu a frequencia 2ghz-10mhz até então nunca tinha usado-a, porem adivinhem oque deu!? 73db na lata, porque? não sei. mais deu certo.


    TU usou cartao r52h com antena 2.4ghz e placa 433???????????????????? em 2.4ghz????
    E ficou bom é??
    Posta mais detalhes ae pra galera.interessante esse teu post amigo.
    Qual antena utilizasse? qual a distancia e relevo desse link?
    posta ae ,blz.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Primeiramente obrigado pelo post.

    Mais eu não entendi direito, você tentou fechar 900mhz com cartão r52h ?
    Quanto ao sinal, eu preciso fechar pelo menos -60 com para poder passar no minimo 8mb, mais como a simulação está meio extranha, eu to com um pé atraz, esse link é para atender algumas industrias, se o sinal não for legal, eu sei que vou ter problemas de queda.


    Obrigado novamente
    r52h com antena de 25 dbi e placa 433, nunca usei 900mhz, e esses simuladores de enlace ai nunca funcionam perfeitamente, aconselho vc colokar os equipamentos e testar. unica forma de ter certeza.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    TU usou cartao r52h com antena 2.4ghz e placa 433???????????????????? em 2.4ghz????
    E ficou bom é??
    Posta mais detalhes ae pra galera.interessante esse teu post amigo.
    Qual antena utilizasse? qual a distancia e relevo desse link?
    posta ae ,blz.
    isso mesmo amigo, ficou bom a sim a net só cai quando fica mais de 1 hora sem energia,
    a distancia de uma torre na outra foi de 21km usei os mesmos equipamentos em ambas as torres, uma com 25 metros e a outra com 42m o sinal não ficou la essas coisas não mais ta passando 3 megas tranquilo. usei antenas de 25 dbi da aquario, com dois morros na frente um passando 10 metros de altura da torre e outro com 12 metros, pra ser cincero eu não acredito até hj que esse link da funcionando ainda,rsrsrsrs