Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Lightbulb Calculo de Clientes por Link

    Criei uma tabela no excel para me ajudar a dimensionar a rede, queria compartilhar com os colegas, é baseada na probabilidade (no caso do meu provedor é 12) que geralmente em provedores grandes é de 7/1. E como nao sou mto bom de excel (rsrs!) ela n tem mto recurso mas ja ajuda mto pra ter uma ideia de quantos clientes vc pode ter baseado no seu link. Vi mtos colegas duvida nisso acho que da pra ter uma boa ideia do numero de clientes. Quem quiser ajudar a aprimorar seja bem vindo =D

    Se ajudou não esqueça de agradecer
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão

    Amigo, não entendi o que vc quer dizer com probabilidade?

    Abraço

  3. #3
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Esse 12 seria o que mesmo? Poderia explicar melhor? Desde ja agradeço a sua ideia dessa tabela. Vai me ajuda e muito.

    Esse 12 seria o numero de cliente conectado simultanio?
    Última edição por angelangra; 17-06-2009 às 09:23.

  4. #4

    Padrão

    Show a planilha. Parabéns.
    E vc tem uma planilha para calcular o valor de cada plano do cliente?

    Abraço

    Fábio

  5. #5
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Ex de Calculos

    Amigos 12 é a Probabilidade, ou seja, a probabilidade aqui no meu provedor é de 12/1, que significa que a cada 12 apenas 1 utiliza a banda total. Veja no seu provedor, de todos usuarios conectados apenas poucos estao utilizando a banda total dele(banda do clientes ex:256), e nem usa por muito tempo. Provedores grandes usam a probabilidade 7/1, mas no meu caso 7/1 ainda sobra mta banda.

    Pense assim
    no caso de 256kbps

    Imagine que eu tenho um link de 1Mb (1024Kbps), então se eu considero 100% de banda para meus clientes de 256Kbps eu usaria os 256*4=1024Kbps ou seja o meu link e nao poderia ter mais de 4 clientes, mas no caso de probabilidade é diferente ou seja a cada 7 clientes de 256Kbps eu considero somente 1 entao como cabe 4 a 100% eu tenho q fazer 1024/256*7= 28 Clientes a 256Kbps em um link de 1024Kbps. Se vc quiser considerar "garantia de Banda", então vc calcula o valor da sua garantia de banda ao inves de 256Kbps, para garantia de banda em 30% 256*30/100=76,8 1024/76,8*7=93 Clientes com garantia de Banda em 30%

    É claro neste caso nao estamos considerando o uso de Cache e outros meios de economia de banda.

    Na tabela já tem varias velocidades e desde 64kbps até 600kbps e todas somadas no link, se vc quiser pode tirar as velocidades(altere para 0) ou alterar os valores de acordo com os seus planos

  6. #6

    Padrão

    William Esteves, agora eu entendi certinho... muito obrigado pela planilha.. show de bola.
    Agora fico mais fácil para calcular o valor dos meus planos.

    abraço.

  7. #7
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    para ver ser ficou claro para mim. Ser a cada 12 clientes 1 usa a banda toda e isso?

  8. #8

    Padrão

    Precisando de ajuda nos cálculos ? Veja o link abaixo, parabéns pela planilha, antes de desenvolver o conplan eu tinha uma planilha do excel pra me ajudar.

    Mikrontrol + ConLog + ConPlan - Pacote de sofwares gratis para MikrotikROS

  9. #9
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Parabens pelo conplan mas achei mais simples a tabela visto que só estou visando ter uma base de expansão da rede.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Amigos 12 é a Probabilidade, ou seja, a probabilidade aqui no meu provedor é de 12/1, que significa que a cada 12 apenas 1 utiliza a banda total. Veja no seu provedor, de todos usuarios conectados apenas poucos estao utilizando a banda total dele(banda do clientes ex:256), e nem usa por muito tempo. Provedores grandes usam a probabilidade 7/1, mas no meu caso 7/1 ainda sobra mta banda.

    Pense assim
    no caso de 256kbps

    Imagine que eu tenho um link de 1Mb (1024Kbps), então se eu considero 100% de banda para meus clientes de 256Kbps eu usaria os 256*4=1024Kbps ou seja o meu link e nao poderia ter mais de 4 clientes, mas no caso de probabilidade é diferente ou seja a cada 7 clientes de 256Kbps eu considero somente 1 entao como cabe 4 a 100% eu tenho q fazer 1024/256*7= 28 Clientes a 256Kbps em um link de 1024Kbps. Se vc quiser considerar "garantia de Banda", então vc calcula o valor da sua garantia de banda ao inves de 256Kbps, para garantia de banda em 30% 256*30/100=76,8 1024/76,8*7=93 Clientes com garantia de Banda em 30%

    É claro neste caso nao estamos considerando o uso de Cache e outros meios de economia de banda.

    Na tabela já tem varias velocidades e desde 64kbps até 600kbps e todas somadas no link, se vc quiser pode tirar as velocidades(altere para 0) ou alterar os valores de acordo com os seus planos
    como faço essa tabela?

  11. #11
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Já ta feita amigo coloquei na primeira pagina em anexo!
    abraços

  12. #12

    Padrão

    Amigo Willian, vc usa quantos por cento de garantia de banda em seu provedor?

    Abraços

    Fábio

  13. #13
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    eu ainda estou deixando 30%, mas se nao me engano por lei é no minimo 10%

  14. #14

    Padrão

    Puxa vida amigo mt obrigado pela ajuda, estou legalizando minha empresa ja estou com o CNPJ o link vai ser ligado sexta e precisava mt desse cálculo.
    Estava usando o velox mas graça a Deus e um pouco de trabalho duro estou me legalizando.

  15. #15

    Thumbs up

    Agora eu entendi........
    Bom... só posso agradecer!!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    eu ainda estou deixando 30%, mas se nao me engano por lei é no minimo 10%
    como faço pra garantir 30% de banda para o cliente?

  17. #17

  18. #18

  19. #19
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    vlw espero ter ajudado!

  20. #20

    Padrão funciona bem

    tenho um sisteminha com 1 mega por 416 também com 44 maquinas e um recorde de 31 simultaneos usando o pfsense e um radio greatek tipo marmita sem restrição de banda só trole de extenção a arquivos com squid e traffic shaper com regras basicas, esta operacional a 1 ano com exeção dos piscopatas por jogo on-line nunca tive gargalo ou reclamação de velocidade.