+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montagem de Provedor de internet e servidor de jogos.

    Bom dia!! Eu estou pensando em montar um provedor de acesso a internet e/ou um servidor de jogos, e gostaria de auxilio de como monta-los, se posso montar os 2, lucratividade, quanto desembolsar, etc...

    Eu tenho 1M adls residencial. A minha taxa de upload com esse link adls é de 320k. Não tenho dinheiro para contratar um link empresarial e muito menos um dedicado. O maximo que eu consigo é contratar mais um link de um outro provedor que me daria 2M de down e 2M de up. Para ser claros com vcs, como nao tenho dinheiro pra contratar um link empresarial, tbm nao tenho dinheiro para pagar lincensas que possam vir a ser necessarias, porem futuramente, caso isso venha a me render algum dinheiro, eu posso vir a adquirir todas as licensas necessarias.

    Também nao quero pagar para outra pessoas virem configurar e adquirir todos os aparelhos, pois um dos motivos de querer fazer esse provedor de acesso e/ou servidor de jogos além do financeiro, é o de adquirir experiência nessa area de telecomunicações, já que eu faço faculdade na área, e estou querendo aprender mais, e colocar todo o meu conhecimento ja adquirido em prática.

    Como sou iniciante ainda, gostaria que caso vcs venham a me ajudar, que venham com uma linguagem mais facil e clara.

    Como disse inicialmente, tenho um link adls de 1M, que andei pesquisando e tbm me garante 320k de up, mas como nao é um link dedicado, pode sobrer variações de velocidade. Eu ja fiz um teste com o download, e o maximo (em casos muito extremos e raros) que ele sofre variação é para 840k de down. O up desse link eu nunca cheguei a testar para ver quanto que chega a variar.

    Eu não posso me desfazer desse contrato para adquirir outro, pq ele é um contrato, e atraves dessa provedor adls, eu tbm tenho o meu telefone e meu celular. O que eu poderia fazer é contratar mais 1 link nao dedicado de 2M de um outro provedor de acesso. Esse link seria de 2M de down e tambem 2M de up. Eu consiguiria contratar mais esse link, pois as taxas desse provedor sãos mais baratas do que a do provedor adls, mas como disse, não posso me desfazer do servidor adls, pq meu celular e telefone tbm são atraves dele.

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão

    Será que alguém poderia me ajudar?!?!

  3. #3

    Padrão

    Olá,

    Então como você não tem experiência com nada disso é melhor começar com algo mais específico primeiro, que tipo de provedor? à radio? autenticação adsl? hospedagem? e-mail? Nestes casos (com exceção de provedor à radio) você precisa de IP Fixo Logo um plano dedicado ou empresarial, se for um servidor de jogos também vai precisar de um IP Fixo, mas como está começando dê o foco para apenas a uma dessas finalidades.

    Se quiser um provedor a rádio, se informe nas seções correspondentes Wireles/Mikrotik Sobre os equipamentos, antenas, aps que vai precisar e a lógica que usam para definir o número de clientes de acordo com a estrutura.

    Sobre autenticação ADSL se informe com a operadora quais os procedimentos para você poder autenticar clientes para ela.

    Se for hospedagem se informe sobre serviços DNS/FTP/HTTP/SMTP/POP3/IMAP, como por exemplo o BIND, ProFTP, Apache, Postfix, Dovecot.

    Em relação ao servidor de jogos, precisa saber quais jogos, público alvo e por ai vai.

    Se for usar GNU/Linux e não tem experiência com ele é bom aprender a utilizá-lo primeiro.

    Você precisa ser específico escolher algo e estudar bastante, ou então pagar alguem para fazer pra você, mas para isso você tem que saber explicar para essa pessoa conseguir entender o que você pretende.

    Dificilmente alguem te ajudaria desta forma, e mesmo que quisesse não conseguiria.

    Para você ser ajudado precisa de uma dúvida, e para ter uma dúvida precisa ter um conhecimento base.

    A[]'s

  4. #4

    Padrão

    BOM... do provedor adsl meu ip é dinamico e do provedor que eu iria contratar o link de 2M o ip seria estatico válido.

    O provedor que penso em montar é de acesso a internet. Como fuciona um servidor de autenticação adls? Inicialmente estava pensando em montar um provedor wireless.

    Com relação ao servidor de jogos, eu estava pensando em um jogo tipo Mu, ou warcraft (WoW), ou Counter Strike. No caso de um servidor de jogos, o mais interessante é a minha taxa de upload, e nao a de down, correto? Quantos cliente eu conseguiria atender com esse link de 2M? Pra eu montar esse servidor, eu teria que ter alguma licença? Eu tenho que ter uma especie de "jogo servidor" instalado na minha maquina, ou é só eu instalar o jogo no servidor, que qualquer um ja pode acessar? Tem que liberar alguma porta? Como eu faço pra banir um cliente, caso esse nao me pague ou crie alguma confusão no jogo? É melhor eu montar o meu servidor com o link de 2M em uma máquina minha, ou pagar algum servidor em um datacenter e fazer um "cloud computing" para alocar o jogo e eu acesso esse servidor remotamente?

    Pra eu fazer um link redundante usando esses 2 provedores, eu teria de usar um roteador com 3 interfaces, 2 para conectar cada um dos provedores, e a outra para a minha rede interna? Se sim, qual roteador eu deveria comprar, e quanto que custa mais ou menos?

    Eu tenho muitas outras perguntas, mas posto as outras quando estas que acabei de postar forem respondidas, se não acabo bagunçando as coisas e fazendo confusão

    Desde já agredeço a paciência, compreensão e atenção!

  5. #5

    Padrão Cuidado

    Bem pelo q vc disse o link de 2megas de dow e 2 de up, ta mais em conta do q o seu link adsl de 1 mega, te aconselho a ter cuidado com proprostas miraculosas pois via de regra sempre são enganosas aqui na minha região eu pago por mega R$ 740,00 fora o colocation, sendo 1 mega dow por 1 mega up, com 06 ips validos, e seu eu fosse utilizar adsl eu pagaria por 4 megas de up por 512 kbps de dow o valor de R$ 129,90, por isso cuidado com promessas, e outra veja primeiro tudo direito pois vc ira via de regra se pautar pela banda que vc possui, ok e sobre equipamentos vc pode no começo utilizar uma rb 133 que é barata e a mesma possui 03 lans e 02 wans, já da para vc começar bem, ok, no caso de provedor wireless
    Última edição por cabozelli; 17-06-2009 às 12:41.

  6. #6

    Padrão

    recomendaria começar por um de cada, e pegar mais uns tutoriais, ler alguns livros sobre redes ( tem o do Redes de computadores do tanembaum que é muito bom), enquanto ao servidor de jogos? essa eu não entendi? .

  7. #7

    Padrão

    Com relação ao livro de redes de tenebaum, eu estou estudando justamente ele na faculdade, e ja vi a camada de enlace e agora estou o vendo a camada de rede.

    O servidor de jogos, é um servidor que vai estar conectado a internet, rodando um jogo ao qual os players teram acesso pagando uma certa taxa. Os players iram acessar esse servidor para jogar. O que eu gostaria de saber e se, nesse caso, o mais importante é a taxa de up ou a taxa de down? Eu terei de ter uma especie de jogo servidor instalado no servidor para que os players acessem ou a instalacao do jogo em uma maquina servidor é a mesma de uma maquina cliente. Eu terei de liberar alguma porta para que os players acessem o servidor do jogo? Se eu nao quiser que um player acesse mais o servidor, eu irei bani-lo pelo ip, de forma que aquele ip nao acesse mais o servidor do jogo, certo? se sim, como eu faço isso?

    Com relação ao provedor de link de 2M de down e 2M de up, eu tenho certeza que ele ira fornecer isso... é claro que como qualquer provedor de acesso a internet, terá uma variação na velocidade, porém o minimo que eu irei receber sera uns 1500k, ou seja, irei sofrer no maximo uma variação de 30% no meu valor contratado, e pelo valor pago, vale a pena, se for levar em consideração o custo beneficio.

    Para montar um link redundante eu terei de comprar um roteador com 3 interfaces: 1 para o provdor adls, uma para o provedor de 2M e a outra para a minha rede, certo?

    Com relação a montagem do provedor de acesso a internet que estou querendo, eu quero saber o que é e como fuciona um provedor por autenticação adsl. Inicialmente pelo que ja conheço e tenho experiencia, acho que seria melhor montar uma provedor wireless. No caso, se eu realmente for montar um provedor wireless, eu gostaria de saber como mais ou menos eu posso fazer isso. Algumas dicas para iniciantes... Para começar eu quero fazer uma coisa bem caseira e amadora mesmo, sem licença nem nada para começar, porem serei honestos com os clientes, mas também nao quero fornecer um serviço que nao tenha qualidade, mas de forma que eu mesma faça e coordene as coisas. Se puderem me esclarecer essas duvidas e ir me dando as dicas com calma, com mta certeza irão surgir outras duvidas que vou postando aqui.

    Obrigado!

  8. #8