+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre HD

    Meu notebook veio com vista no disco C e tem o disco D que veio sem nada. Instalei o ubuntu no disco D mas, no ubuntu nao consigo navegar no disco D sómente no C

    1- O que fazer para ver os outros arquivos que estão no disco D?

    2- E quando eu baixo algum programa e instalo ele fica onde? Na partição que eu selecionei para o ubuntu?
    Última edição por lorddarkk; 18-06-2009 às 10:28.

  2. #2

    Padrão

    Como vc instalou o ubuntu na segunda partição, o C: do windows vc acessa pelo menu "Locais" la vc vera que vc enchergara o hd do Vista, porem como o Vista não tem suporte ao sistema de arquivos do Linux "Ext3" geralmente é a padrão instalada vc não conseguira acessar pelo vista.

    existem ferramentas que fazem isso mas tem que saber primeiro qual foi o sistema de arquivos que vc escolheu.

  3. #3

    Padrão

    Que eu me lembre foi nfts o ubuntu também, mas, caso eu queira aumentar o espaço que selecionei na instalação do ubuntu no wubi tem jeito?

  4. #4

    Thumbs up

    para redimencionar suas partições use o gparted no linux, ou no windows vc pode instalar o Partition Magic.
    porem existem muitas ferramentas que fazem isso tambem.
    como vc acabou de instalar... eu aconselho vc instalar de novo. e se usou o ntfs pra usar o linux aconselho a mudar
    pro Ext3, ou o reiserfs.
    abraço!

  5. #5

    Padrão

    Porque é bom mudar? Quais são os problemas que podem causar estando em ntfs? Caso eu mude para ext3, ainda poderei acessar os arquivos que coloquei no windows no disco que o linux estará instalado?

  6. #6

    Thumbs up

    Simplesmente por que é um filesystem que presta, sem querer magoar... rs.

    Em um desktop ou notebook eu sempre aconselho o reiserfs, e sim vc conseguira acessar outras partições do Windows, só não conseguirá acessar o linux atraves do windows pois no windows não tem suporte ao filesystem do Linux.

    a não ser que vc instale alguma ferramenta que faça isto.

    outra coisa que vc pode fazer ai é deixar 3 partições:

    33% = c: ou 50% = c:

    33% = d: 25% = d:

    33% = linux 25% = linux

    e deixar todos seus documentos na segunda partição, podendo acessa-la tanto pelo linux como no windows.
    abraço!

  7. #7

    Padrão

    lorddarkk,

    Como você instalou pelo Wubi, acho que pode ser um pouco diferente, eu entendo muito bem como ele trata as partições, mas parece que ele cria apenas uma imagem-disco (e outra para o swap) dentro da partição do Windows.

    Pelo que sei, neste esquema, seu Ubuntu pode ficar um pouco mais lento e, em especial, mais vulnerável a falhas no sistema de arquivos, por exemplo, na hipótese de um hard-shutdown/reboot, sendo por isso desaconselhável para uso a longo prazo.

    O *ideal* seria, de fato, fazer um esquema de 3 partições, como sugerido pelo Lincoln, mas se você ainda não se sente pronto a particionar o seu HD, o que, claro, envolve riscos especialmente se não tem certeza do que está fazendo, fique com a instalação do Wubi por ora e use uma das ferramentas abaixo para acessar seus arquivos (do Ubuntu) via Windows:

    chrysocome.net - Explore2fs
    OU
    Ext2 IFS For Windows

    (O Ubuntu já vem com suporte nativo à leitura/escrita em NTFS, bastando procurar o local a ser acessado pelo menu Locais)

    Espero que resolva seu problema!

  8. #8

    Padrão

    Por enquanto é mais para conhecer mesmo, talvez mais pra frente eu faça isso de 3 hds deixo uns 15gb pro windows uns 5 pro ubuntu e o resto de arquivos mas, quando instala os arquivos no ubuntu eles vao ficar no disco do ubuntu ou da pra selecionar pra ficarem no de arquivos?

    E o de arquivos deve ser ntfs? Porque quando tento ver os arquivos do windows pelo ubuntu aparece as pastas vazias


    Vlw

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lorddarkk Ver Post
    (...) 3 hds deixo uns 15gb pro windows uns 5 pro ubuntu e o resto de arquivos mas, quando instala os arquivos no ubuntu eles vao ficar no disco do ubuntu ou da pra selecionar pra ficarem no de arquivos?

    E o de arquivos deve ser ntfs? Porque quando tento ver os arquivos do windows pelo ubuntu aparece as pastas vazias Vlw
    Vamos por partes:

    1. Por "3 hds" você quer dizer, na verdade, 3 partições (num mesmo HD), por exemplo num HD de 80 Gb, poderia ser:
    hda1: 500 Mb.......swap (troca de arquivos)
    hda2: 15 Gb ........Windows
    hda3: 10 Gb.........Ubuntu "/" (sistema operacional)
    hda4: 74,5Gb....... Ubuntu "/home" (arquivos e configurações pessoais)

    (dependendo do seu disco, pode ser sda1, sda2, etc.)
    Na Internet você acha vários tutoriais que explicam como fazer isso a partir de uma redução da atual do seu Windows.


    2. "quando instala os arquivos no ubuntu": no momento de particionamento/instalação do Ubuntu (normalmente é feita uma após a outra, nessa sequência, mas não necessariamente) deve-se informar qual partição (nosso exemplo, hda4) vai ser usada para guardar os arquivos pessoais. Assim, quando você salvar/guardar (isso que você quis dizer com instalar, não?) arquivos no Ubuntu eles irão direto para essa partição compartihada Windows/Ubuntu.

    Em termos de sistema de arquivos para a partição compartilhada (/home), se o que você busca é a maior compatibilidade possível, use FAT32 (tem gente que vai me matar, eu sei ), ela é lenta, comporta arquivos de no máximo 2Gb, e possui alto risco de corromper arquivos, mas funciona sem qualquer outro procedimento - embora eu não recomende, muito embora seja o sistema que, normalmente, vem nas chaves USB.

    Ou se você tem carinho maior pelos seus arquivos, escolha o sistema Ext3 para essa partição compartilhada, com esse programinha aqui (a instalar no Windows) você também tem total acesso (leitura e escrita) dos arquivos.

    3. "quando tento ver os arquivos do windows pelo ubuntu aparece as pastas vazias", mas você já instalou alguns dos programas (vide post anterior) que permitem o Rwindows enxergar o que o pinguim faz às claras?

  10. #10