+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    Olá Pessoal! Sou novo no forum, e por isto me perdoem se eu me equivocar em algo.

    Utilizamos RBs 433AH e RB 600. Inicialmente utilizávamos somente cartão EMP-8602 e como ouvi muitos comentários positivos sobre o XR2 resolvi adquirir para fazer um teste aqui pois enfrento problema com alguns cartões EMP-8602.
    Ao usar o Netstumbler para avaliar o sinal emitido pelos cartoes, de quanto deveria ser o sinal emitido por um cartão XR2 e por um cartão EMP-8602 numa RB433AH/RB600 se eu estou com menos de 1 metro entre a RB e o meu equipamento?
    O sinal entre os cartos na mesma RB podem variar numa diferença de 20dbs? Pergunto isto porque tenho 3 cartoes com sinal -58 e outro cartão na mesma RB com sinal -30 Isto é normal? Ah, rodo em 2.4 ja testei na banda B, G e B/G mas não se alteram os valores.
    Se falei alguma bobeira podem me corrigir!

    Valeu!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por josebasilio Ver Post
    Olá Pessoal! Sou novo no forum, e por isto me perdoem se eu me equivocar em algo.

    Utilizamos RBs 433AH e RB 600. Inicialmente utilizávamos somente cartão EMP-8602 e como ouvi muitos comentários positivos sobre o XR2 resolvi adquirir para fazer um teste aqui pois enfrento problema com alguns cartões EMP-8602.
    Ao usar o Netstumbler para avaliar o sinal emitido pelos cartoes, de quanto deveria ser o sinal emitido por um cartão XR2 e por um cartão EMP-8602 numa RB433AH/RB600 se eu estou com menos de 1 metro entre a RB e o meu equipamento?
    O sinal entre os cartos na mesma RB podem variar numa diferença de 20dbs? Pergunto isto porque tenho 3 cartoes com sinal -58 e outro cartão na mesma RB com sinal -30 Isto é normal? Ah, rodo em 2.4 ja testei na banda B, G e B/G mas não se alteram os valores.
    Se falei alguma bobeira podem me corrigir!

    Valeu!
    estou com o mesmo problea aqui meadd ai pra trocarexpeiencias [email protected]
    Última edição por carlostl; 19-06-2009 às 11:32.

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Essa não é a distância ideal para testar cartões, faça um teste em campo.

    Obs: No mínimo 100 metros

    Citação Postado originalmente por josebasilio Ver Post
    Olá Pessoal! Sou novo no forum, e por isto me perdoem se eu me equivocar em algo.

    Utilizamos RBs 433AH e RB 600. Inicialmente utilizávamos somente cartão EMP-8602 e como ouvi muitos comentários positivos sobre o XR2 resolvi adquirir para fazer um teste aqui pois enfrento problema com alguns cartões EMP-8602.
    Ao usar o Netstumbler para avaliar o sinal emitido pelos cartoes, de quanto deveria ser o sinal emitido por um cartão XR2 e por um cartão EMP-8602 numa RB433AH/RB600 se eu estou com menos de 1 metro entre a RB e o meu equipamento?
    O sinal entre os cartos na mesma RB podem variar numa diferença de 20dbs? Pergunto isto porque tenho 3 cartoes com sinal -58 e outro cartão na mesma RB com sinal -30 Isto é normal? Ah, rodo em 2.4 ja testei na banda B, G e B/G mas não se alteram os valores.
    Se falei alguma bobeira podem me corrigir!

    Valeu!
    Última edição por Magal; 19-06-2009 às 12:20.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Essa não é a distância ideal para testar cartões, faça um teste em campo.

    Obs: No mínimo 100 metros


    os cartoes xr2 sao bons em processamento mas o engenhus ta dando baho nelo em termos de sinal aqui to tirando ele da torre

  6. #6

    Padrão

    para testar eles tem que estarem junto com suas respectivas antenas, não pode ter tanta variação assim, somente se vc estiver usando canais diferentes

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlostl Ver Post
    estou com o mesmo problea aqui meadd ai pra trocarexpeiencias [email protected]
    ... ¬¬ ....galera vamo troca experiencia aki no forum ....talves nao seja so vcs dois q esteja com esse problema

  8. #8
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bem pessoal tem um link aqui
    não tem sobre o XR2 mas pode ajudar a entenderem um pouco
    » Análise sobre a potência real entre os cartões mini PCI Linkteck Training
    talvés ajude

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por shuttner Ver Post
    Bem pessoal tem um link aqui
    não tem sobre o XR2 mas pode ajudar a entenderem um pouco
    » Análise sobre a potência real entre os cartões mini PCI Linkteck Training
    talvés ajude
    bem aqui usei o xr2 e o 8206 ma mesma antena no mesmo canal na mesma rb como kit cliente usei um ap ovislink original
    tive variaçao de 20% em sinal a favor do engenhus
    tive txa de transferencia a 100% a favor do xr2,
    porem o xr2 navega com sinal menos intenso

  10. #10

    Padrão

    Eu tenho um cliente no XR2 que não tem visada, usa um "APzinho" c/ APRouter... o sinal no cara chega a 24%... Ping de incrivel de 3 a 4 ms!!! E o cara navega normalmente!

  11. #11

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    o cartao eugenius tem um erro de algoritimo, 10 db a mais do que ele mostra no mikrotik

    ou seja se vc colocar ele em 18 db na verdade vc ta colocando ele em 28 db

    atencao todo cartao quando vc colocar em default ele vai para a potencia maxima, entao se o cartao é 600 mw ( 28 db ) pq serar que ele so mostra 63 mw ( 18 db ) , tem muitos provedores por ai com esses cartoes usando em 600 mw pensando que tao usando em 63 mw, e ainda tem varios que colocam 24 26 e ate 28 no modo manual , imagina so 28 + 10 = 38 db ave maria, assim o cartao nao dura nen 1 mes, ja vai logo dando problema , perdendo potencia, a rb trava e outos problemas, nao acho os cartoes engenius ruim em desempenho ( quando configurados de maneira correta )

    ja essa questao do cliente com o sinal frakinnn funcionar normalmente, nao tem muito a ver com o cartao e sim com interferencias, se o lugar nao tem tanta interferencia, vai funcionar com 15 20 30 % perfeitamente, aqui na minha cidade tem interferencia a nivel normal alto, tenho uma setorial que nao pega tanta interferencia, e tem cliente com -85 funcionando blz, ja as outras isso nao acontence, devido a interferencia, mais o cartao tb influencia nisso, mais a questao de interferencias muito mais
    Última edição por weslly21; 09-05-2010 às 10:34.

  12. #12

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    O XR2 pode até nao ficar com sinal mais alto, mais certamente tem maior sensibilidade. Nao adianta tbm seu cartao ter muita potencia jogar longe o sinal, se o equipamento do cliente do outro lado, nao consegue jogar na mesma distancia. E sem dúvida a sensibilidade do cartao fará maior diferenca neste caso.

  13. #13

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    amigos uma pergunta, alguem ja testou o cartao xr2 as polaridades com um multimentro ?????
    eu tenho um xr2 novinho dando continuidade no polo centro e o lateral, fiz outro teste no R52he nao deu continuidade nos polos, acho que isso nao e normal porem nao testei ainda na torre, se alguem tiver um cartao desse faz o teste pra gente ver se relamente e problema no cartao.

  14. #14
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Cool Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    galera pelo que pude observar muita gente fala bem do cartao xr2 e muita gente ta com problemas .. eu tive ums problemas aki usei a mesma antena da hyperlink de 17dbi o mesmo pig tail o mesmo mk e a mesma configuracao de cartao setando 24 dbi , no cartao Atheorus AR 5413 tive um sinal em media de -35 e -69 com trafego de 1300kbps enquanto no xr2 tive sinal entre -70 e -89 e trafego nao testei pois o sinal fico podre.. a unica coisa que fis foi trocar um cartao pelo outro.. posso diser com serteza que nao era problema no cartao pois os 4 cartao xr2 que comprei deu na mesma. obs: toquei os 4 cartao com o fornacedor .. vou testar durante a semana e posto aki os resultados..
    conforme sitado a cima fis o teste do multimetro e de continuidade( curto) nas polaridades.. posto mais resultados
    Última edição por felixhmakowski; 28-08-2011 às 03:08.

  15. #15

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    galera, eu tenho uma rb 433 nela um cartao r52h e um xr2, xr2 25 dbm no cartao r52h 17 dbm, os ping nao passava de 3ms com cliente ha 2km no cartao r52h, ja com o xr2 conectado apenas 2 clientes perda de pacote e ping alto, entao resolvi trocar o xr2 por outro r52h, resultado ping entre 3 e 5 ms fiquei surpreso com o desempenho desse cartao, verifiquei com um multimetro os polos do cartao xr2 e estavao dando continuidade, coisa que nao acontecia com o r52h.


    lembrando para o pessaol novato como eu, que potencia no cartao nao e sinonimo de qualidade.

    no pop tenho uma rb 433 2 cartao r52h com 2 antenas hyperlink 14 dbi 90º H estou satisfeito com o desempenho desse cartao.

  16. #16
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    XR2 cara nao consigo acerta os cartao .. o sinal ta filé mais os pings tao um absurdo acima de 2000ms
    e a nevagacao ta lenta .. ja temtei tudo quanto é tipo de configuracao e nada, to usando modo b em 11mbs e o cartao ta em defalt pois se setar para de navegar ta passando atualmente 500kbs sendo que com o R52 e R52h tava pasando 1200kbs.. ja troquei os cartao e nada ...no teste que fis no chao deu 5mbs e agora encima ta torre nao passa nada.. to pensando seriamente criar um post ( XR2 nunca mais) essa semana ta chovendo aki mais semana que vem vo colocar os cartao de 1w da mikrotik setando 400 mw neles ..posto aki os resultados..

  17. #17

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    XR2 cara nao consigo acerta os cartao .. o sinal ta filé mais os pings tao um absurdo acima de 2000ms
    e a nevagacao ta lenta .. ja temtei tudo quanto é tipo de configuracao e nada, to usando modo b em 11mbs e o cartao ta em defalt pois se setar para de navegar ta passando atualmente 500kbs sendo que com o R52 e R52h tava pasando 1200kbs.. ja troquei os cartao e nada ...no teste que fis no chao deu 5mbs e agora encima ta torre nao passa nada.. to pensando seriamente criar um post ( XR2 nunca mais) essa semana ta chovendo aki mais semana que vem vo colocar os cartao de 1w da mikrotik setando 400 mw neles ..posto aki os resultados..
    Fonte... Quantos Volts e Amperes?
    Pigtail? Revisou trocou pra teste?
    Cabo RGC revisou os conectores?
    Kit Cliente revisou os conectores?

  18. #18
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    fonte de notbok de 24v 5a
    pigtail testado em otimo estado
    estou usando antena Hyperlink de 14 dbi essa nao presisa de RGC 213.. todos os clientes na mesma situacao .. o sinal ta na media de -50 mais nao tem triput .. amanha vou trocar os cartao e colocar os da mk.. posto aki dai...

  19. #19
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Sinal com cartão XR2 e EMP-8602

    Realmente XR2 nunca mais...
    troqueios cartoes xr2 por MIKROTIK- MINI PCI WLM54GP30ESD 1W (1000MW) 2.4G MMCX
    pigtais, rb, fonte continuam as mesmas..poren o ping que era de 3000 com xr2 passou para 10ms com o wlm54 e o triput que com xr2 nao passava de 500kbs agora ta em 1500kbs..
    XR2 NUNCA MAIS..
    obrigado a rapaziada que ajudo ai..