+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocar Imagem do Kurumin no dual boot

    olá, sou novo na familia linux, eu gostei do sistema e quero me aprofundar nele, tenho inumeras duvidas, mais vamos começar do começo, eu gostaria de trocar a imagem do dual boot, aparece uma imagem do kurumin 7, eu gostaria de colocar uma imagem de minha escolha, alguém saberia me orientar? o dual boot é feito pelo grub. Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    eu gostaria de trocar a imagem do dual boot, aparece uma imagem do kurumin 7, eu gostaria de colocar uma imagem de minha escolha, alguém saberia me orientar? o dual boot é feito pelo grub. Obrigado
    Olá cristianojpr,

    Fiz isso outro dia aqui no meu, não é muito complicado, mas exige alguns passos:

    1. A primeira coisa é escolher a imagem e prepará-la:
    1.1 A imagem precisa ser de 640x480 pixels e pode conter somente 14 cores. No GIMP é fácil fazer isso:
    - para reduzir o número de cores, vá em Imagem->Modo->Indexado... selecione Gerar paleta otimizada, coloque 14 no número máximo de cores.
    - para reduzir o tamanho da imagem, vá em Imagem > Redimensionar Imagem e escolha a altura e largura correspondentes (640x480).
    1.2 Salve a imagem em formato XPM no local de sua preferência, p. ex. na pasta /boot/grub/minhaimagem.xpm.

    2. Depois é preciso comprimir a imagem usando o comando:
    # gzip /boot/grup/minhaimagem.xpm
    Se tudo deu certo, você terá um arquivo "minhaimagem.xpm.gz" (ou algo que o valha)

    3. Agora é só configurar o arquivo /boot/grub/menu.lst para apontar o splash para sua imagem. Isso pode ser feito abrindo o arquivo com o comando:
    # nano /boot/grub/menu.lst
    (no exemplo estou usando o nano, mas, claro, você pode usar outro editor de sua preferência)
    3.1 Agora, dentro do arquivo "menu.lst" basta achar (ou criar se não existir) o comando "splashimage" e colocar o caminho da sua imagem na frente dele. No exemplo que usamos seria:
    splashimage /boot/grub/minhaimagem.xpm.gz
    (substituindo, se for o caso, o nome do arquivo final, "minhaimagem", por outro que você tenha escolhido).

    Pronto, a próxima vez que você iniciar deve ver sua imagem personalizada.

    Espero que dê certo!

    Fonte: [ame="http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=30341"]HOWTO: Grub splash images. - Ubuntu Forums[/ame]

  3. #3

    Padrão

    Obrigado amigo, to formatando minha máquina novamente assim q eu terminar eu volto aqui para contar as novidades. brigadão mesmo