+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Autenticação

    Caros amigos;

    Boa noite a todos.

    Tenho um servidor ubuntu 9.04 com banco mysql com os usuários de internet cadastrados, na tabela de usuários, tenho o id, ip, mac, download, upload, prioridade e status (bloqueado, liberado).

    O que quero fazer é o seguinte:
    Quando o usuário ligar o computador e clicar no navegador de internet (claro que ele não vai estar autenticado) ele seja direcionado para uma página de login feita em php, após ele ser autenticado (acredito que seja numa base ldap) libera o acesso internet para o mesmo. Quando ele for bloqueado por falta de pagamento, o mesmo não poderá navegar, ler e-mails, fazer nada na internet.

    Não sei como fazer esta verificação se o usuário está logado ou não e como ele ter um timeout que o desconectará após um período inativo.

    Agradeço a todos

    Marcos A Ferreira

  2. #2

    Padrão

    a solução que você procura se chama HOTSPOT,
    contrate um técnico pra que ele vá aí, veja sua estrutura e lhe mostre a forma mais fácil e menos problemática para que seja feita essa migração..

    o Propio RouterOS "Mikrotik" faz isso, porém é necessário um conhecimento básico.

  3. #3

    Padrão

    Caro amigo, agradeço sua ajuda.

    Já tenho diversos aps mikrotiks como ap-bridge, mas se eu utilizasse o hotspot dos mesmos teria uma tela para cada ap, quero centralizar esta tarefa no meu servidor. Meus aps estão com criptografia wpa2, cliente se conecta no ap e o meu servidor verifica se ele está autenticado ou não, se não tiver, pede o login e senha dele.

    Att;
    Marcos A Ferreira

  4. #4

    Padrão

    mas aí no caso você colocaria um Mikrotik como concentrador.. e não o Ubuntu,
    Porém existem "softwares" que rodam no ubuntu que faz Hotspot... se não me engano o EasyCaptive faz isso..
    nesse link , você poderá encontrar alguma coisa sobre,
    porém é complicado instalar isso em uma rede que já está funcionando, no seu caso o recomendado mesmo é procurar um técnico com conhecimento, mas se quiser perder um cado de cabelo ou ficar um cado mais grisalho, bem vindo á turma..

    link:
    BrazilFW Firewall and Router • View topic - Easy Captive 2.08 Instalando e Utilizando

  5. #5

    Padrão

    Caro amigo, obrigado novamente pelo seu tempo.

    Na verdade, tenho tudo isso funcionando em um servidor freeBsd administrado por uma empresa. Mas como comecei a estudar linux e já tenho um laboratório na minha casa funcionando, quero aprender a fazer.

    Em minha casa ainda não consegui fazer a autenticação dos usuários no ubuntu, mas o server está funcioando perfeitamente com firewall controle de banda cbq, usuários cadastrados no mysql. Esta empresa que administra nosso servidor.

    Como vc disse, vou perder o resto dos cabelos, rsrs

    Obrigado