+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP + omni + direcional

    Gente é o seguinte, uso uma omni Aquario 15dbi ligado a um ap Edimax, que está em bridge, e faço controle de banda e etc pelo mikrotik. Eventualmente estou rpecisando jogar o sinal mais longe, então estou pretendendo jogar o sinal mais longe para um determinado local colocando uma antena direcional de grade. A questão é, teria como ligar a Omni e a direcional no Edimax ? ou seria nescessário outro radio ??

    Grato

  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post !

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Gente é o seguinte, uso uma omni Aquario 15dbi ligado a um ap Edimax, que está em bridge, e faço controle de banda e etc pelo mikrotik. Eventualmente estou rpecisando jogar o sinal mais longe, então estou pretendendo jogar o sinal mais longe para um determinado local colocando uma antena direcional de grade. A questão é, teria como ligar a Omni e a direcional no Edimax ? ou seria nescessário outro radio ??

    Grato
    Boa noite
    Caro colega, nao eh viavel fazer isso q vc quer: ligar uma antena direcional e uma omni no msmo radio.. se vc fosse fazer isso teria q usar um splitter, oq iria dividir o sinal.
    Resultado:
    sinal da omni > péssimo
    sinal da direcional > péssimo
    Vc poderia comprar outro rádio e colocar em bridge com o primeiro;
    Mas eu acredito que melhor solução pra vc seria uma RB433AH com 2 cartoes R52, na qual vc poderia fazer oq precisa tranquilo, um cartão pra cada antena.
    Compensa mais do que vc comprar outro rádio viu.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Boa noite
    Caro colega, nao eh viavel fazer isso q vc quer: ligar uma antena direcional e uma omni no msmo radio.. se vc fosse fazer isso teria q usar um splitter, oq iria dividir o sinal.
    Resultado:
    sinal da omni > péssimo
    sinal da direcional > péssimo
    Vc poderia comprar outro rádio e colocar em bridge com o primeiro;
    Mas eu acredito que melhor solução pra vc seria uma RB433AH com 2 cartoes R52, na qual vc poderia fazer oq precisa tranquilo, um cartão pra cada antena.
    Compensa mais do que vc comprar outro rádio viu.
    Pode ser usado pc-ap para isso ? tem ja um montado numa caixa hermética. Qual modelo de cartão vc aconselharia, são no máximo 40 clientes, mas o pior de tudo que onde moro, não tenho tanta variedade (interior de Pernambuco) ai fica bastante complicado fazer um bom projeto.

  4. #4
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post da certo sim

    Pra usar em PC-AP procure placas pci com chipset Atheros, ja usei mto a D-link ag530, eh uma otima placa.
    mas nao entendi bem oq vc vai fazer com a antena direcional.. quer q os clientes se conectem nela??
    eh antena de grade 2.4?
    vc sabe q o angulo de abertura dela eh estreitíiiissimo neh??

  5. #5

    Padrão

    exatamente, eles vão se conectar por ela, a cerca de 1,5 km da minha torre, há 4 residências vizinhas que estão querendo minha rede, fiz o teste de la pra minha torre com antena de grade e o sinal ficou muito ruim. creio eu que com uma direcional apotada para la o sinal melhore e dê conexão para eles. caso haja uma maneira mais simples para isso, ( painel setorial está descartado no momento) favor postar.

    grato

  6. #6
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post problema..

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    exatamente, eles vão se conectar por ela, a cerca de 1,5 km da minha torre, há 4 residências vizinhas que estão querendo minha rede, fiz o teste de la pra minha torre com antena de grade e o sinal ficou muito ruim. creio eu que com uma direcional apotada para la o sinal melhore e dê conexão para eles. caso haja uma maneira mais simples para isso, ( painel setorial está descartado no momento) favor postar.

    grato
    caro smooking, o maior problema ai vai ser o angulo de abertura da antena de grade q eh mto estreito, o ideal ai no seu caso seria um painel msmo.. vc poderia usar um aquario de 12 dbi q ta na faixa dos R$250,00.
    Experimenta com a antena, te falo q nao vai dar certo, e se der vai fik terrivel os enlaces, ah nao ser q estejam em linha reta os clientes.. coisa q duvido mto, entao no caso seria um painel mesmo!

  7. #7

    Padrão

    amigo de dar, dar, mas não é uma solução muito boa, pois o rendimento caí, melhor comprar uma ap a mais, sugiro que vc compre outra melhorzinha que a edimax, tipo um zinwell g220,Ap aquario ou um nanostation, ou ateh mesmo um RouterBoard com 2 cartões (solução profissional).

  8. #8

    Padrão

    RB433AH é muito Robusta. uma Rb433 ou entam ate uma 133 ja iria fazer uma diferença para ele.

    Melhor solução é rb433 com 2 cartões.

    Agora a Solução e custo beneficio legal é utilizar 2 nanostation 5 e o ap usa aquele 2.4 padrão mesmo.
    Última edição por racke; 24-06-2009 às 11:10.

  9. #9
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por racke Ver Post
    RB433AH é muito Robusta. uma Rb433 ou entam ate uma 133 ja iria fazer uma diferença para ele.

    Melhor solução é rb433 com 2 cartões.

    Agora a Solução e custo beneficio legal é utilizar 2 nanostation 5 e o ap usa aquele 2.4 padrão mesmo.
    O valor da RB433 eh quase igual da RB433AH q eh melhor.. compensa comprar a RB433AH, nanostation foi feito pra ser cliente, nao ap... nao aconselho.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    O valor da RB433 eh quase igual da RB433AH q eh melhor.. compensa comprar a RB433AH, nanostation foi feito pra ser cliente, nao ap... nao aconselho.
    O nano ele é bom para cliente e ptp em bridge. não aconselho instalar eles em cliente como roteado, fiz uns teste neles e só chego a 2 Mbps variando muito para 1,5 Mbps. Agora em ptp consegui chegar a 15 Mbps em half e em duplex cheguei com 8 Mbps.

    Agora a 433 é 200 real mais barato q a 433AH, te garanto q 200 ou 150 reais faz muita diferença.

  11. #11
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Talking

    Citação Postado originalmente por racke Ver Post
    O nano ele é bom para cliente e ptp em bridge. não aconselho instalar eles em cliente como roteado, fiz uns teste neles e só chego a 2 Mbps variando muito para 1,5 Mbps. Agora em ptp consegui chegar a 15 Mbps em half e em duplex cheguei com 8 Mbps.

    Agora a 433 é 200 real mais barato q a 433AH, te garanto q 200 ou 150 reais faz muita diferença.
    Nao sei quem sao seus fornecedores pq consigo com uma diferença ai d no max. uns R$100,00 ,mas isso ai depende de cada pessoa, se pra vc eh mto pra mim eh pouco... prefiro o desempenho da AH, mas eh isso msmo gosto eh gosto neh.

  12. #12

    Padrão

    quanto a desempenho da placa, isso depende muito doque ele vai utilizar nela, mas a 433 da um exelente resultado sim, vale apena.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    caro smooking, o maior problema ai vai ser o angulo de abertura da antena de grade q eh mto estreito, o ideal ai no seu caso seria um painel msmo.. vc poderia usar um aquario de 12 dbi q ta na faixa dos R$250,00.
    sei q ja foi falado em RB e cartoes, com ctz eh a melhor opçao... mas temos que concordar que tem a soluçao mais pratica e economica q seria... comprar mais um radio tipo G220 como mencionado jah, e colocar um painel... pronto, ele vai atender tantos os clientes a 1.5km como os que estao perto da torre...

  14. #14

    Padrão

    Ele vai usar em bridge, então economia e economia!! pra que uma 433ah em bridge?
    Qual a vantagem em relação a 433??
    Simples nenhuma!!