+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudar permissões para um único diretório

    Oi Galera,

    Sabe-se q as permissões padrão dos diretórios é 755 e dos arquivo 644, tem como mudar as permissões para um só diretório X de tal forma q todo diretório criado dentro de X por determinado usuário fique com 750 e arquivos fiquem com 640 nesse diretório X? Mas, se sair desse diretório as permissões voltem ao normal, 755 e 644 automaticamente.

    Vlw.

  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por fajo Ver Post
    Oi Galera,

    Sabe-se q as permissões padrão dos diretórios é 755 e dos arquivo 644, tem como mudar as permissões para um só diretório X de tal forma q todo diretório criado dentro de X por determinado usuário fique com 750 e arquivos fiquem com 640 nesse diretório X? Mas, se sair desse diretório as permissões voltem ao normal, 755 e 644 automaticamente.

    Vlw.

    opa tem como sim, soh vc usar o comando umask, vamos ver como ele funciona:

    Todo arquivo ou diretorio ao ser criado recebe permissoes iniciais, indicando o acesso para o proprietario do arquivo, para o grupo ao qual pertence, bem como para os outros usuarios.
    A umask é constituida de 3 numeros, que funcionam removendo permissoes, quando o usuario criar ou copiar arquivos e diretorios.
    O valor padrao da umask para a maioria das distribuiçoes eh 022 (666-022=644) para root;
    002 (666-002=664) para usuarios;

    sintaxe:
    umask [opçoes] modo

  3. #3

    Padrão

    Eu já testei o umask, só que quando mudo a mascara padrão todo diretorio criado não importa aonde ficam com tais permissões, e eu só quero q fique em diretório específicos.

    tipo:

    umask 324 diretorio

    tudo q eu criasse dentro desse diretorio a partir desse momento ficaria com essa permissão, mas só dentro desse diretorio.

  4. #4
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por fajo Ver Post
    Eu já testei o umask, só que quando mudo a mascara padrão todo diretorio criado não importa aonde ficam com tais permissões, e eu só quero q fique em diretório específicos.

    tipo:

    umask 324 diretorio

    tudo q eu criasse dentro desse diretorio a partir desse momento ficaria com essa permissão, mas só dentro desse diretorio.

    Cria um shell script com oq vc precisa, qndo for criar dentro desse diretorio ativa a umask q vc quer, apos isso volte a umask normal.

  5. #5