+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Número de clientes possíveis na rede

    Tenho um link de 1mb Oi Velox (Só existe link ADSL aqui, eles não vendem link dedicado) faço o compartilhamento com 11 pessoas via cabo UTP, usando mikrotik como servidor com cache e etc ... Agora implatei Wireless na rede, antena Aquarios 15dbi (MM-24150) e radio Edimax . A questão é, quantas pessoas da pra colocar na rede sem sobrecarga, distribuindo 128k para cada cliente? e fazendo um upgrade para 2mb, quantos clientes da pra conseguir ?

    Grato

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Tenho um link de 1mb Oi Velox (Só existe link ADSL aqui, eles não vendem link dedicado) faço o compartilhamento com 11 pessoas via cabo UTP, usando mikrotik como servidor com cache e etc ... Agora implatei Wireless na rede, antena Aquarios 15dbi (MM-24150) e radio Edimax . A questão é, quantas pessoas da pra colocar na rede sem sobrecarga, distribuindo 128k para cada cliente? e fazendo um upgrade para 2mb, quantos clientes da pra conseguir ?

    Grato
    Com 1 mb adsl ja usei 25 clientes a 160k, foi o maximo q consegui sem sacrificar a conexão, com 2mb usei mais q o dobro de clientes q usando em 1 mb, mas vale salientar q isso tb depende do trafego de sua rede, perfil dos clientes e etc, na minha era em dias de pico 50% dos clientes simultaneamente conectados, a depender do tratamento do seu link e os fatores anteriormente citados só na pratica vc saber exato qtos sua rede vai suportar....

  3. #3
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Tenho um link de 1mb Oi Velox (Só existe link ADSL aqui, eles não vendem link dedicado) faço o compartilhamento com 11 pessoas via cabo UTP, usando mikrotik como servidor com cache e etc ... Agora implatei Wireless na rede, antena Aquarios 15dbi (MM-24150) e radio Edimax . A questão é, quantas pessoas da pra colocar na rede sem sobrecarga, distribuindo 128k para cada cliente? e fazendo um upgrade para 2mb, quantos clientes da pra conseguir ?

    Grato

    Bom geralmente fica ai nessa proporção de 40% a 50% de clientes conectados simultaneamente, mas a maioria usa soh orkut e msn, nem gastam mta banda, vai depender do perfil dos seus clientes. MB
    Com 2 MB ADSL eu atendia 35 clientes, e sobrava banda com folga.
    Atualmente atendo 110 clientes com 2 MB de link dedicado, as vezes o link vai no gargalo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Bom geralmente fica ai nessa proporção de 40% a 50% de clientes conectados simultaneamente, mas a maioria usa soh orkut e msn, nem gastam mta banda, vai depender do perfil dos seus clientes. MB
    Com 2 MB ADSL eu atendia 35 clientes, e sobrava banda com folga.
    Atualmente atendo 110 clientes com 2 MB de link dedicado, as vezes o link vai no gargalo.
    Entendido, minha meta é chegar a cerca de 50 clientes. Fazendo um balanceamento de carga no mikrotik com 2 links de 2mb, totalizando 4mb, daria conta de 50 clientes? colocando uma proporção de cerca de 60% simultaneamente?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Entendido, minha meta é chegar a cerca de 50 clientes. Fazendo um balanceamento de carga no mikrotik com 2 links de 2mb, totalizando 4mb, daria conta de 50 clientes? colocando uma proporção de cerca de 60% simultaneamente?
    amigo aqui no meu servidor tenho em media ums 30/40 clientes simultaneos com 2 links de 1mb adsl da ''telefônica'' que e um lixo!com planos de conexão de 200k,400k,800k e ta rodando de boa, vai depender do tipo de configuração que esta usando em seu servidor. aqui uso loadbalence e webproxy, como o amigo ai te disse tb depende do perfil de seus clientes, os meus são os visiados em orkut e msn, não tenho problemas e olha que ja ta quase nos 100 clientes pendurados nesse servidor....

  6. #6

    Padrão

    Entendido galera, só pra aproveitar o tópico, vocês que ja estão mais adaptados a wireless, com essa antena omni que citei acima e com o edimax setado a 250mw, com visada limpa, a que distância consigo cobrir sem 'dores de cabeça' ?

    Desde já agradeço a ajuda de todos, são graças a vocês que nós iniciantes somos incentivados cada vez mais a estudar e tocar nosso projeto pra frente!


  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Entendido galera, só pra aproveitar o tópico, vocês que ja estão mais adaptados a wireless, com essa antena omni que citei acima e com o edimax setado a 250mw, com visada limpa, a que distância consigo cobrir sem 'dores de cabeça' ?

    Desde já agradeço a ajuda de todos, são graças a vocês que nós iniciantes somos incentivados cada vez mais a estudar e tocar nosso projeto pra frente!

    amigo te digo q vc consegue atende uma area em torno de 5km bem, mas nos clientes mais distantes vc coloca ap em modo cliente.

    te recomendo não passar de 10 clientes no seu edimax, e pode usar o tx power em defalt q fika bom, ap para enviar sinal o zinwell g-220 é bom suporta uns 20 clientes simultaneos, depois disso router boards....

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Entendido galera, só pra aproveitar o tópico, vocês que ja estão mais adaptados a wireless, com essa antena omni que citei acima e com o edimax setado a 250mw, com visada limpa, a que distância consigo cobrir sem 'dores de cabeça' ?

    Desde já agradeço a ajuda de todos, são graças a vocês que nós iniciantes somos incentivados cada vez mais a estudar e tocar nosso projeto pra frente!

    a minha dica é a seguinte, não usa o AP EDIMAX com APRouter compra ele com o firmware original com esta antena que já é homologa fica show mesmo tive muitas desta na minha rede hoje estou trocanto todas por painel setorial da AQUARIOS mesmo, manda mais loge, eu tenho AP EDIMAX ainda na minha rede com AP e posso falar aguenta mais de 30 simultaneos, vc evitando de colocar onde tem arvores na frente da fisada, eu tenho cliente com 5km usando perfeitamente sem reclamar

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    a minha dica é a seguinte, não usa o AP EDIMAX com APRouter compra ele com o firmware original com esta antena que já é homologa fica show mesmo tive muitas desta na minha rede hoje estou trocanto todas por painel setorial da AQUARIOS mesmo, manda mais loge, eu tenho AP EDIMAX ainda na minha rede com AP e posso falar aguenta mais de 30 simultaneos, vc evitando de colocar onde tem arvores na frente da fisada, eu tenho cliente com 5km usando perfeitamente sem reclamar

    Pior que ja comprei o ap com o firmware da Aprouter, mais qual a vantagem em usa-lo com o firm original ?? Rumores dizem que o firm da aprouter é melhor :S. Mas agora fiquei na dúvida, o amigo ai em cima disse 10 simultaneos, você nos cita 30 , fiquei sinceramente confuso! hehe

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Pior que ja comprei o ap com o firmware da Aprouter, mais qual a vantagem em usa-lo com o firm original ?? Rumores dizem que o firm da aprouter é melhor :S. Mas agora fiquei na dúvida, o amigo ai em cima disse 10 simultaneos, você nos cita 30 , fiquei sinceramente confuso! hehe
    amigo eu ja testei este radio, hj eu tenho varias repetidoras, e no maximo com qualidade acredito q 10 clientes simultaneos

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo eu ja testei este radio, hj eu tenho varias repetidoras, e no maximo com qualidade acredito q 10 clientes simultaneos

    Ok ... tenho como conseguir o zinwell também a um bom preço, é mais vantagem usa-lo realmente ?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Ok ... tenho como conseguir o zinwell também a um bom preço, é mais vantagem usa-lo realmente ?
    com o zinwell 20 clientes ficavaboa a rede, acima disso os ping ficavam mt alto.... mas o zinwell é melhor q o edimax para usar como ap...

  13. #13
    ivearing celer
    Visitante

    Padrão jafee

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    com o zinwell 20 clientes ficavaboa a rede, acima disso os ping ficavam mt alto.... mas o zinwell é melhor q o edimax para usar como ap...

    Então vou fazer um teste com os 2, vou pegar o zinwell emprestado com um amigo, e comparar o funcionamento dos 2. Depois posto os resultados.

    Valeu pela grande ajuda. Abraço

  14. #14

    Padrão

    Galera, numa tentativa de conseguir mais usuários simultaneamente, tenho um PIII 500mhz 192 de ram , e possuo 3 placa Zinwell-G361 que trabalham a 100mw e tenho um servidor que ja contola a rede embaixo.Teria como eu usar essa placa wireless no pc-ap na torre como bridge, no lugar do Edimax ? Essa placa teria um redimento melhor que o edimax com a minha antena (Aquarios 15dbi) ?

    Grato

  15. #15
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Galera, numa tentativa de conseguir mais usuários simultaneamente, tenho um PIII 500mhz 192 de ram , e possuo 3 placa Zinwell-G361 que trabalham a 100mw e tenho um servidor que ja contola a rede embaixo.Teria como eu usar essa placa wireless no pc-ap na torre como bridge, no lugar do Edimax ? Essa placa teria um redimento melhor que o edimax com a minha antena (Aquarios 15dbi) ?

    Grato
    Se o Mikrotik suporta ele vc pode usar sim, e com ctza um pc-ap fica melhor q um edimax viu.
    experimenta.

  16. #16

    Padrão

    Agora só falta alguem certificar que o mikrotik reconhece ela !

  17. #17
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Agora só falta alguem certificar que o mikrotik reconhece ela !
    Disseram q nao funciona, da uma olhada:
    Zinwell PCI ZWX-G361

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Disseram q nao funciona, da uma olhada:
    Zinwell PCI ZWX-G361

    Gente, PIII 500mhz com 192 de ram + Dlink g520 , rodando somente mikrotik em bridge suporta quantos clientes simultaneamente?

    E outra, essas placas mães mais antigas, reconhecem essas palca wireless ??
    Última edição por smooking; 29-06-2009 às 22:19.