Página 1 de 15 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

PCC



  1. #1

    Padrão PCC

    ALGUEM JA USOU ESSA NOVA FERRAMTA DE BALACEAMENTO DO MIKROTIK PCC MATCHER VEIO EMBUTIDO NA VERSAO 3.24 ESTAREI TESTANTO PRA VER SUA PERFORMACE SE ALGUEM JA TESTOU POSTE TB OS PROS E CONTRAS.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

  3. #3

    Padrão PCC

    Opa Sergio e que uso terminal aki e acabo esquecendo de desativar ele pra nao sair em maisculo blz.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    Opa Sergio e que uso terminal aki e acabo esquecendo de desativar ele pra nao sair em maisculo blz.
    Valeu aprinou, obrigado por entender. Estamos tentando conseguir um padrão visual melhor para os fóruns.

  5. #5
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão PPC - Per Connection Classifier

    Eu ja uso sim e funciona bem.... muito bem.

  6. #6

    Padrão PCC

    opa minelli posta o que vc achou quais os ganhos eu estou doido pra testar mais sem tempo essa por mudanças de links aki na empresa a ferramenta me parece otima pelo que li no wiki da mikrotik.

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão PPC - Per Connection Classifier

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    opa minelli posta o que vc achou quais os ganhos eu estou doido pra testar mais sem tempo essa por mudanças de links aki na empresa a ferramenta me parece otima pelo que li no wiki da mikrotik.
    Como falei aqui funciona sim perfeitamente. Não tem como te passar ganhos.... pois cada local é um local. Achei melhor do que da forma tradicionalcom NTH, deixou mais rápido aparentemente.

  8. #8

    Padrão

    Ola amigo aprinou,

    já estou usando o loadbalaced via PCC e esta funcionando muito bem, melhor doque qualquer outro balanceamento que a mikrotik disponibiliza hoje, "por ECMP, por rotas. por NTH" etc. Como você mesmo já levantou a questão existe mesmo alguns pros e contras. Já tem no forum internacional da mikrotik uma discução em relação a isso, meu usuário lá é "tiagom" vou postar o link para que vc possa acompanhar o que esta acontecendo, te adianto algumas coisas.
    Esse novo balanceamento na mesma maquina que se faz o balancemanento usando os exemplos do wiki da mikrotik n da para funcionar servidor hotspot na mesma maquina, mas um usuário da mikrotik fez umas mudanças e em cima das mudanças deles fiz outras e postei la tmb e desta forma esta funcionando na mesma maquina um balanceamento que fiz a um cliente em são paulo com 7 link da speed se n me engano e todos estão funcionando muito bem, outro problema que esta acontecendo é q na mesma maquina que se faz o balanceamento tmb n da para funcionar um servidor pppoe, e isso ainda n tivemos solução pelo menos ate o momento desta postagem.

    vou postar algumas imagens deste servidor e o link para vcs poderem acompanhar os acontecidos.

    abraços

    http://www.linuxap.com.br/images/loadbalaced.jpg

    http://www.linuxap.com.br/images/loadbalaced_II.jpg

    Forum da mikrotik: http://forum.mikrotik.com/viewtopic....31415&start=50
    Última edição por tiagomatias; 30-06-2009 às 14:36.

  9. #9

    Padrão PCC

    opa tiago blz cara pois é como vc falou fui fazer um teste rapido hoje kai e vi que ele nao rodou com hotspot no mesmo micro e nem com pppoe o que nao entendi ainda direito como ele dividi essa carga por varios links pois acho uma ferramenta interrante pra cuidar de varios links, outra coisa usando essa forma de balanceamento ainda podemos tratar certas portas e protocolos por outro link usando o mangle. voua cessa o forum internacional e ficar ver como anda essa nova ferramenta.

  10. #10

    Padrão PCC - Per Connection Classifier - Loadbalaced

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    opa tiago blz cara pois é como vc falou fui fazer um teste rapido hoje kai e vi que ele nao rodou com hotspot no mesmo micro e nem com pppoe o que nao entendi ainda direito como ele dividi essa carga por varios links pois acho uma ferramenta interrante pra cuidar de varios links, outra coisa usando essa forma de balanceamento ainda podemos tratar certas portas e protocolos por outro link usando o mangle. voua cessa o forum internacional e ficar ver como anda essa nova ferramenta.

    Cara esta show de bola, ele marca a conexão do cliente do inciio ao fim, desta forma n acontece o problema de perca de conexão em arquivos grandes ao ser baixados ou conexoes do tipo P2P como o MSN etc, utilizando a marcaçào como both-address and both ports se pode somar os link se utilizando uma ferramente de gerenciamento de download como esta em uma das figuras postadas, mas ele se encontrou com alguns problemas de exiparação de oaginas etc, agora mude para both-address apenas e tudo flue como uma maravilha, exte algumas coisasinhas basicas q n chega a ser dor de cabeça. como o proprio nome já diz Per Connection Classifier é classificado por conexão desta forma a conexão é marcada com um nome via mangle e não se perde ate o termino
    No site internacional tem postado por mim os script para se colocar 7 links

    abraços

  11. #11

    Padrão PCC

    lendo o forum internacional deu pra entender como ele trabalha acho que ele veio pra ficar...

  12. #12

    Padrão PCC

    realmente vi no forum pra mudarem pra both-address que resolveu certos problemas ai pra vc resolveu a questao do youtube la vi seu script pra 7 links, outra duvida a questao dos downloads se usar um programa de downloads e possivel somar os link mais mesmo com controle de banda ele faria ou faria mais limitado a sua velocidade fornecida no sistema, outra duvida no seu script a primeira linha vc usa um add action=accept chain=prerouting comment="out load DST" disabled=no dst-address-list=rede-interna in-interface=ether9-Clientes nela vc colocou sua faixa de ips interna dos clientes. no ip firewall address-list.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    realmente vi no forum pra mudarem pra both-address que resolveu certos problemas ai pra vc resolveu a questao do youtube la vi seu script pra 7 links, outra duvida a questao dos downloads se usar um programa de downloads e possivel somar os link mais mesmo com controle de banda ele faria ou faria mais limitado a sua velocidade fornecida no sistema, outra duvida no seu script a primeira linha vc usa um add action=accept chain=prerouting comment="out load DST" disabled=no dst-address-list=rede-interna in-interface=ether9-Clientes nela vc colocou sua faixa de ips interna dos clientes. no ip firewall address-list.
    aprinou a respeito de somar os link como esses software de gerenciamento de download como eles divide o download em varias partes para fazer varias downloads ao mesmo tempo o mikrotik subemtede q é varios downloads e joga um pacote para cada circuito de link, desta forma ele chega a somar todos os link e dar uma taxa de donwload grande. A respeito da banda do cliente com certeza o cliente é limitado a banda contratada pelo proprio mikrotik, mas n deixa de dividir os pacotes entre todos os links que se esta fazendo o balancemaneto.

    Aprinou esta regra do DST fiz devido esse balanceamento colocar as proprias redes dos links para acesso dos clientes externamente, exemplo:
    imagina que estou usando dois link BRT e EBT

    BRT 201.201.201.1
    EBT 200.200.200.1
    e Clientes 192.168.0.1/24

    imagina que vc tem um servidor proxy com o IP 201.201.201.10
    quando o cliente dar um tracert neste IP do proxy 201.201.201.10 o n tem acesso direto a esse link diretamente como se estivesse na rede interna e sim sai para internet e volta para rede interna, para que isso n aconteça vc precisa tirar todas as faixas de IPs dos seus links e colocar em uma lista que dei o nome rede-interna assim tudo que for destinado a sua propria rede n passa pelo loadbalaced.

    Espero que tenho sido claro para você

  14. #14

    Padrão PCC

    certo entendi questao videos parou os problemas com as mudanças, pelo vi no forum nao tem rota default como nos outros balanceamento e sim check-ping qual a melhor forma vc achou pra cuidar quando um link cair os pacotes desse link nao irem mais pra eles sem usar script. ja que chek-ping vai cuidar interno.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    certo entendi questao videos parou os problemas com as mudanças, pelo vi no forum nao tem rota default como nos outros balanceamento e sim check-ping qual a melhor forma vc achou pra cuidar quando um link cair os pacotes desse link nao irem mais pra eles sem usar script. ja que chek-ping vai cuidar interno.
    aprinou, a respeito dos videos do youtube ainda esta precisando sim dar F5 / Refresh as vezes para que os videos abrem, mas isso esta sendo detalhe, o restante esta ok.

    a respeito de rota padrão acho q n viu com cuidado mas para cada link existe sim uma rota padrão.

    eu n uso check-ping e sim netwatch para testar o link e rodar os script quando o link cair

    abraços

  16. #16

    Padrão PCC

    eu tb uso netwatch sim percebi a questao da rotas sim default pra cada uma com as distancias...e tb acho que deva ser lagum detalha essa questão dos videos mais semana que vem ja deva esta com os novos servidores e testar tb em bancada aki...mais valeu tiago pelas dicas ai vou ficar de olho no forum internacional e quando fazer postar aki no under vlw.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    aprinou a respeito de somar os link como esses software de gerenciamento de download como eles divide o download em varias partes para fazer varias downloads ao mesmo tempo o mikrotik subemtede q é varios downloads e joga um pacote para cada circuito de link, desta forma ele chega a somar todos os link e dar uma taxa de donwload grande. A respeito da banda do cliente com certeza o cliente é limitado a banda contratada pelo proprio mikrotik, mas n deixa de dividir os pacotes entre todos os links que se esta fazendo o balancemaneto.

    Aprinou esta regra do DST fiz devido esse balanceamento colocar as proprias redes dos links para acesso dos clientes externamente, exemplo:
    imagina que estou usando dois link BRT e EBT

    BRT 201.201.201.1
    EBT 200.200.200.1
    e Clientes 192.168.0.1/24

    imagina que vc tem um servidor proxy com o IP 201.201.201.10
    quando o cliente dar um tracert neste IP do proxy 201.201.201.10 o n tem acesso direto a esse link diretamente como se estivesse na rede interna e sim sai para internet e volta para rede interna, para que isso n aconteça vc precisa tirar todas as faixas de IPs dos seus links e colocar em uma lista que dei o nome rede-interna assim tudo que for destinado a sua propria rede n passa pelo loadbalaced.

    Espero que tenho sido claro para você
    aprinou,

    a respeito doque disse acima sobre essa regra que fiz no mangle sobre as redes internas dos links a propria mikrotik já atualizou no wiki corrigindo essa falha que tinham deixado passar, a mesma se encontra aqui abaixo:

    add chain=prerouting dst-address=201.201.201.0/24 action=accept in-interface=Local
    add chain=prerouting dst-address=200.200.200.0/24 action=accept in-interface=Local

    With policy routing it is possible to force all traffic to the specific gateway, even if traffic is destined to the host (other that gateway) in the connected networks. This way routing loop will be generated and communications with those hosts will be impossible. To avoid this situation we need to allow usage of default routing table for traffic to connected networks.
    Última edição por tiagomatias; 30-06-2009 às 17:57.

  18. #18

    Padrão PCC

    sim verifiquei la to doido pra testar logo isso sim vlw ...

  19. #19

    Padrão Youtube

    Ola Thiago,

    Por Recomendação do Grande Sérgio, to testando aqui o PCC, nos meus testes preliminares não tive problemas com o YOUTUBE, será que no seu caso ai não poderia ser problema no cache?? vc usa o thunder (e estaria dando o bom e velho erro no youtube)?

    vamos deixar esse balanceamento 100%, BOA SORTE !!!!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hodnyldo Ver Post
    Ola Thiago,

    Por Recomendação do Grande Sérgio, to testando aqui o PCC, nos meus testes preliminares não tive problemas com o YOUTUBE, será que no seu caso ai não poderia ser problema no cache?? vc usa o thunder (e estaria dando o bom e velho erro no youtube)?

    vamos deixar esse balanceamento 100%, BOA SORTE !!!!

    Amigo, estou fazendo este balenceamento com link de 4 mb e um de 6mb, tem como manipular esta carga, pq o de 4mb ta fica sempre no talo. Obrigado