+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Todos os clientes desconectaram do Mikrotik com 3 PCIs e overall-tx-ccq ficou em 33%

    Olá amigos!

    No desespero estou enviando esta mensagem para vocês. Tenho um PC na torre com 3 PCIs que está no ar há 2 anos. Ontem a tarde, em uma das redes simplesmente todos os clientes desconectaram ao mesmo tempo e não voltaram mais a conectar, não tinha muito no que mexer, a não ser olhar logs e o que me assustava era praticamente infinitas linhas de "sent deauth", mas com os MACs de meus clientes mesmo, não MACs alienígenas. Logo depois, nas outras duas redes ocorreu o mesmo problema, todos os clientes desconectaram, ou seja, nenhum cliente estava conectando com a torre naquele momento. De novo visualizando o log, diversas conexões aconteciam com a desconexão logo depois, ou seja, ninguém mantia-se conectado nem por um minuto.
    Foi então que resolvi dar um /int wire pr e /int wire mon 0 para visualizar informações sobre a placa PCI e estranhamente, sem tráfego e sem cliente algum conectado o overall-tx-ccq ficava variando de 27% a 33% na interfaces. Estava com dfs-mode=none, alterei primeiros os canais das redes sem nenhum sucesso, depois alterei o dfs-mode para radar-detect e nada de resultados imediatos também.
    Já estava convencido de que alguém estava fazendo algo para derrubar minhas redes e conseguira, então parti para montar outro PC com outras placas para por na torre com Mikrotik 3.13, o anterior era 2.9.27 (e foi o que realmente fiz a noite passada, aprontei outro PC para por na torre hoje, logo que ocorrer o problema novamente, ou mesmo logo que puder subir na torre e tentar evitar que ocorra este probema novamente). Só que dentro de umas 2 horas desde o início do problema, uma das redes voltou a ter clientes conectados, o overall-tx-ccq voltou a variar de 90% para cima, enquanto que as demais redes continuavam sem clientes conectados, depois de 1 hora que a primeira rede voltou ao normal, as outras duas redes também voltaram.
    Fiquei alegre no sentido de poder ter meus clientes voltando a utilizar por algo que pagam, pois sinceramente meu objetivo é prestar um bom serviço e ter meus clientes satisfeitos o que não estava conseguindo naquele momento.
    Depois ficou um sentimento ruim de impotência, porque isto pode acontecer novamente, mesmo que eu venha a atualizar meu PC na torre e não tenho a mínima idéia de como agir para corrigir ou contornar isto.
    Agradeço a todos pela leitura do desabafo e fico na esperança de que alguém consiga me ajudar a entender este cenário e previnir novos problemas.

  2. #2

    Padrão

    Flávio,
    quando o CCQ fica muito abaixo do real (100%), pode ser algum problema no TX do seu cartão. Faça um teste usando o bandwidth test, com receive e depois com send... e verá uma grande diferença entre os 2. Se isso se confirmar, há uma grande chance de o TX do seu cartão ter danificado. Aí vc pergunta, mas os 3 ao mesmo tempo. Sim, pode acontecer isso. Por exemplo numa descarga indutiva, um aterramento errado, e pronto, o TX vai embora. Outra pratica tb que faz com que os TX queimem é forçar o cartão a trabalhar num potência superior ou ainda a temperatura de trabalho execeder muito ao limite.
    CCQ entre 80% a 100% eu considero normal. O que nao pode é ficar abaixo disso e por tempos prolongados.
    []'s