+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Reestruturação de provedor Wireless - Ajuda

    Olá pessoal.

    Vamos lá...

    Tenho atualmente aqui um pequeno provedor de internet e quero regularizar a situação.

    Já estou abrindo empresa e pesquisando link dedicado, afim de me regularizar junto a Anatel.

    Tenho atualmente 70 clientes e minha estrutura é a seguinte:

    20 clientes se conectam via cabo, através de um Switch 3com 10/100 ... Esses são sem stress, tranquilo.

    Sobraram 50 clientes via Wireless, pico de no máximo 30 online.

    Minha rede Wireless é composta de uma antena Hiperlynk 15 DBI e um Aprouter em Modo Bridge, já que tenho Mikrotik PC rodando Hotspot , Proxy com Cache Full e controle de banda embaixo.

    Já está saturando. Não pelo meu link ADSL de 2MB, mas acho que o AP e Omni já não me atendem como antigamente.

    Pois bem, para regularizar, tirar licença SCM sai caro, muito caro. Por isso estou me juntando a outro pequeno provedor que tem as mesmas idéias que as minhas, isto é, também quer se regularizar. . Esse provedor tem 3 bases, cada uma com link ADSL de 2, 4 e 2mb ...

    Vamos nos tornar sócios e formar uma só empresa.

    Somando todos os clientes de meu futuro perfaz o total de aproximadamente 70 usuários.

    Vale ressaltar que o perfil de todos os usuários nas redes acimas citadas é de 256/64 , download e upload simultaneamente controlados pelo MK.

    Bom, minha antena fica no ponto mais alto aqui, onde moro, por isso pretendemos montar a base inteira aqui.

    Quero que me dêem opiniões.

    Minha idéia e jogar todos os links ADSL pra cá.. somando 10mb de ADSL + o link dedicado de 2 ou 4mb , para começar.

    Precisarei fazer um load balance, o farei pelo MK ou talvez via hardware, já que vi alguns aparelhos que fazem isso ... da Planet com 4 portas Wan e 1 Lan...

    Até aí tudo bem... juntar todos os links aqui...

    Mas qual infra-estrutura devo montar?

    RBs com cartões e painéis setoriais Hiperlink 17dbi homologados.. ok... mas são 4 painés e 4 cartões, ok? Colocando aí 50 clientes online ao mesmo tempo em cada cartão.. dá 200 clientes,,, já temos 140 clientes atualmente... e aí?

    Qual é o meio de montar uma estrutura para uns 100 clientes? Mais placas RBs futuramente e mais painéis?

    Lembro que dos pontos de onde estarão sendo enviados os sinais ADSL para minha torre, pretendo montar repetidoras no local, pois atualmente nesses pontos o Sinal ADSL está sendo distribuido via Omni. Então seria assim: no ponto onde tem linha telefonica, sinal ADSL ele não vai mais rotear nada. VAi jogar o sinal para minha torre, onde o link se juntará com mais 4 links... vou jogar o sinal de volta para esse ponto que será uma repetidora...

    Entenderam?

    Minha idéia faz sentido ou tem algo melhor?

    Lembro que todos os nossos atuais 140 clientes estão com antenas 2.4ghz 25dbi e placa USB.. sinal mínimo -70 ... e distância máxima 3 km , então não seria viável mudar toda a rede para 5.8 ...

    Se eu estiver correto, por favor me indiquem o que utilizar na minha Torre e nas repetidoras, e para quantos clientes aguenta...

    Muito obrigado!

    Detalhes do Google Earh:

    http://www.ogigante.com/earth.jpg

    http://www.ogigante.com/earth.jpg

    O ponto mais distante entre minha casa e meu sócio é 1.7km.

    Já ouvi falar em Roaming... seria bom no meu caso? Como fazer? Quantos clientes? Como funciona?
    Última edição por seiskneko123; 30-06-2009 às 22:50.

  2. #2
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Amigo eu não sou a pessoa indicada pra te responder essa parte sobre licença e sociedade..
    Mas, seria interessante você arrumar outra forma de mandar internet pra esse pessoal que pega hoje em dia onde estão os links, digo isso porque até onde sei, cada local que você retransmitir seu sinal é considerado uma repetidora, o que gera os custos de 1300.. da licença da repetidora, mais engenheiro..
    Independente de ser um radinho ou outra torre, então teria que encontrar outro local estrategico para fazer apenas uma repetidora e abastecer a todos.. (já que não é possivel do seu principal).
    Ou avaliar se o local tem esse campo, (de clientes) ai compensa registrar todas as torres.
    Boa sorte no seu projeto!
    abraços,
    Última edição por ddllss; 30-06-2009 às 22:55.

  3. #3

    Padrão Repetidoras

    Amigo, cada uma dessas bases vai me mandar o sinal ADSL para minha casa, aí vou juntar os links e retransmitor para as repetidoras, juntamente com o dedicado.
    Entretanto, pelo que sei, as repetidoras precisam apenas estar cadastradas na Anatel, não gera custos.
    Se o ponto apenas repetir o sinal, não tem problema...

    Me corrijam se estiver errado...
    Obrigado!

  4. #4
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Amigo, cada uma dessas bases vai me mandar o sinal ADSL para minha casa, aí vou juntar os links e retransmitor para as repetidoras, juntamente com o dedicado.
    Entretanto, pelo que sei, as repetidoras precisam apenas estar cadastradas na Anatel, não gera custos.
    Se o ponto apenas repetir o sinal, não tem problema...

    Me corrijam se estiver errado...
    Obrigado!

    Eu tambem sou um pouco leigo nesse assunto mas segundo um engenheiro que consultei me informou que cada repetidora tem um custo de 1300.. e pouco, e mais a parte dele (assinatura) pela torre.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Amigo eu não sou a pessoa indicada pra te responder essa parte sobre licença e sociedade..
    Mas, seria interessante você arrumar outra forma de mandar internet pra esse pessoal que pega hoje em dia onde estão os links, digo isso porque até onde sei, cada local que você retransmitir seu sinal é considerado uma repetidora, o que gera os custos de 1300.. da licença da repetidora, mais engenheiro..
    Independente de ser um radinho ou outra torre, então teria que encontrar outro local estrategico para fazer apenas uma repetidora e abastecer a todos.. (já que não é possivel do seu principal).
    Ou avaliar se o local tem esse campo, (de clientes) ai compensa registrar todas as torres.
    Boa sorte no seu projeto!
    abraços,
    Seguinte eu nuh sei muito sobre isso nao, mas até onde eu vi, repetidora nao precisa de licenca, só precisa de licenca onde está o servidor.
    e qnto ao seu link, se for adsl, por exemplo oi velox, amigo vc nao pode vende-lo, loca-lo nem subloca-lo. vc só pode vender link dedicado.
    tb tou qrendo montar um provedor em minha cidadea cidade é pqna, mas parece q aki nao recebe fibra otica, entao vou ter q busca-lo a 45km por radio.
    sei q nao foi de muita serventia, mas ta ai.

  6. #6

    Padrão Ok

    Valeu amigos pelas respostas...
    Sei que ADSL não pode revender... mas vejo muita gente que está começando e pega um link dedicado de 1 ou 2mb e dá uma ajudinha com o DSL fazendo balance...
    É o que pretendo, pois inicialmente não dá para pagar 8mb dedicado... muito caro...
    Valeu!

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Valeu amigos pelas respostas...
    Sei que ADSL não pode revender... mas vejo muita gente que está começando e pega um link dedicado de 1 ou 2mb e dá uma ajudinha com o DSL fazendo balance...
    É o que pretendo, pois inicialmente não dá para pagar 8mb dedicado... muito caro...
    Valeu!

    Se fosse só quem está começando tava bom!!
    Todos que conheço (legalizados) fazem isso, o problema não é com a anatel e sim com a operadora que vende o adsl, (segundo um amigo do forum que não me recordo o nome), disponibilizou uma carta (resposta da anatel), sobre essa pergunta se pode ou não usar adsl, o retorno foi que da parte deles, o importante é você ter a licença, tudo homologado etc..
    abraços,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Valeu amigos pelas respostas...
    Sei que ADSL não pode revender... mas vejo muita gente que está começando e pega um link dedicado de 1 ou 2mb e dá uma ajudinha com o DSL fazendo balance...
    É o que pretendo, pois inicialmente não dá para pagar 8mb dedicado... muito caro...
    Valeu!
    é realmente, vc ta certo, é muito caro se eu for pegar um dedicado, vou pagar 1342 de 1mb full, e alem do mais nos primeiros meses vai ter q sair do meu bolso, ai pesa, tava pensando em faazer um teste aki, pegando do telefone 300k(a oi só oferece até essa velocidade em minha cidade) e oferecer a uns 10 clientes.
    pode passar seu msn pra trocarmos umas ideias?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Valeu amigos pelas respostas...
    Sei que ADSL não pode revender... mas vejo muita gente que está começando e pega um link dedicado de 1 ou 2mb e dá uma ajudinha com o DSL fazendo balance...
    É o que pretendo, pois inicialmente não dá para pagar 8mb dedicado... muito caro...
    Valeu!
    amigo vc eh q de lugar de sp ?? c quiser ajuda... me add no msn... e depois c minha ajuda for boa.. posta no forum obrigado

  10. #10

    Padrão

    Sou de Mauá..

    Já te add...

    Valeu!

  11. #11
    ghzantenas
    Visitante

    Padrão antenas

    boa noite, somos fabricantes de antenas para internet, gostaria de colocar nosssos produtos a sua disposicao. por favor entre em contato com [email protected] e lhe mandaremos nossos folders.

    grato

    roberto 1281651940

  12. #12

    Padrão

    Repetidora não paga licença. mas um detalhe a Anatel quer saber onde chega o link que equipamentos de rede vc usa e se são homologados exemplo roteadores hubs swits. quando vc tira uma SCM para operar em espectro aberto 5.8ghz 2.4ghz 900mhz eles não querem saber de seus aps e sim de seus equipamentos de rede roteador ou servidor onde chega o link pois a anatel não pode licenciar freqüências abertas então no caso de vc usar somente freqüências abertas eles vão licenciar seu roteador ou servidor em fim o que vc usar. é lógico que temos que ter cuidado e usar equipamentos homologados de transmissão mas eles nunca vão subir na sua torre para ver o que tem dentro da sua caixa hermética. Eles só vão olhar seus aps se vc usar freqüências fechadas. canais que vc aluga da Anatel para seu uso ok espero ter esclarecido um pouco

  13. #13

    Padrão

    se você for pego revendendo ADSL é um "Grande" Problema,

    procure por associações meu caro,
    ANID , UNOTEL etc etc etc..
    quem sabe você não consegue ?
    sorte aí.

  14. #14

    Padrão Ok...

    Mas a minha dúvida principal ninguém esclareceu... estrutura para 400 ou 500 clientes...
    Torre alta, vários painéis em alturas diferentes???
    Por ex: 1 RB com 4 painéis e 4 cartões baixa...
    Os mesmos equipamentos com quantos metros mais acima?
    É assim mesmo que se faz?

  15. #15

    Padrão

    Eu sei, to dzendo q tava pensando, mas assim, tem gnt dzendo q usa ha mais de 4 anos e até hj nao deu em nada

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Mas a minha dúvida principal ninguém esclareceu... estrutura para 400 ou 500 clientes...
    Torre alta, vários painéis em alturas diferentes???
    Por ex: 1 RB com 4 painéis e 4 cartões baixa...
    Os mesmos equipamentos com quantos metros mais acima?
    É assim mesmo que se faz?
    Usando antenas de 90º eh complicado vc colocar essa quant de clientes num mesmo ponto, vc poderia ate maximizar isso usando 2 RB, 6 cartoes e 6 paineis de 60º... a quantidade de cliente por cartao vai depender muito do perfil de cada cliente e quais cartoes vai usar... com qualidade isso pode variar de 25 e ha quem diga q ate 50, eu mesmo nao boto fé mas dizem q colocam... ou seja vc teria em teoria capacidade pra atender 300 clientes... vc pode ate tentar montar montar uma outra estrutura na mesma torre usando polarizaçoes dif, mas na minha opiniao vc vai acabar poluindo vc mesmo, entao sujiro q monte outros pontos de acesso para setorizar seus clientes, fazendo isso vc pode usar baixas potencias, melhorando assim a qualidade so seu sinal... com relaçao a licensa desses pontos vc tem que cadastra-los na Anatel, ate onde sei nao gera custos, somente sua base gera... espero ter ajudado, abraço

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    é lógico que temos que ter cuidado e usar equipamentos homologados de transmissão mas eles nunca vão subir na sua torre para ver o que tem dentro da sua caixa hermética. Eles só vão olhar seus aps se vc usar freqüências fechadas. canais que vc aluga da Anatel para seu uso ok espero ter esclarecido um pouco
    amigo, a coisa nao eh bem assim nao... aki na minha regiao o negocio eh mais em baixo hein, alem de subir em torres eles chegam em umas vans com uma parafernalha em cima e dentro dela equipamentos que pegam ate o zumbindo do mosquito que ta passando na hora... ou seja, nao da pra confiar de deixar equipamentos nao homologados na torre, eu pelo ao menos nao arrisco...