+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Idle timeout

    pessoal estou motando um hotspot e notei algum problema com o idle timeout...deixei ele como none mas quando um usuário se conecta no hotspot ele começa a contar 1,2 e volta para o 0..1,2 e volta para o zero isso é normal?notei que quando ele zera o controle de banda feito no usuário do hotspot 128k/64k zera e começa a funcionar...zera e começa a funcionar..então isso é normal ou tenho que colocar algum valor no idle timeout??

    OBS.: tentei colocar 10 min mas acontece a mesma coisa no idle timeout.
    se não me engano se eu colocar um valor quando ele chegar naquele valor a internet do cara cai então pra mim o certo é deixar em none.

  2. #2

    Padrão

    O idle timeout é usado para desconectar o cliente quando ele fica um certo período sem trafegar na rede. Isto é normal. Quando configuro servidores hotspot deixo esta opção em branco.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    blz...pode trancar esse tópico.
    Não tranca ainda. Agora fiquei curioso

    Se deixar em branco, o usuário não vai ser desconectado mesmo se ficar um tempão sem atividade.
    Mas isso não poderia causar um congestionamento desnecessário na rede, já que mesmo sem atividade notei que fica no gráfio do tráfego aparecendo uma atividade baixa coisa de 5kbps a 10kbps.
    Não deveria ficar totalmente zerado o gráfico?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não tranca ainda. Agora fiquei curioso

    Se deixar em branco, o usuário não vai ser desconectado mesmo se ficar um tempão sem atividade.
    Mas isso não poderia causar um congestionamento desnecessário na rede, já que mesmo sem atividade notei que fica no gráfio do tráfego aparecendo uma atividade baixa coisa de 5kbps a 10kbps.
    Não deveria ficar totalmente zerado o gráfico?

    Com ceteza amigo 1929 ...gera trafego sim .. pouquissima coisa mais gera sim ..por isso existe essa função Keep Alive e Idle Time no profile do Server e dos Clientes uma para desconectar que ainda nem logou que geralmente o tempo é menor e outra para quem ja esta logado que o tempo é maior ... esse pouco trafego mas com uma quantidade grandissima de clientes pode congestionar sim em horarios de pico ..por iso que aqui eu sempre deixo algum valor nunca none ..abraços

  6. #6

    Padrão

    Aqui eu deixo o Keepalive Timeout em 2 minutos, depois disso o cliente é desconectado e a queue dinâmica some, se ele voltar a navegar ai sim a queue volta e ele é conectado novamente mas sem pedir login e senha já que o cookie deixei pra expirar depois de 3 dias.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Aqui eu deixo o Keepalive Timeout em 2 minutos, depois disso o cliente é desconectado e a queue dinâmica some, se ele voltar a navegar ai sim a queue volta e ele é conectado novamente mas sem pedir login e senha já que o cookie deixei pra expirar depois de 3 dias.
    Tchê, eu ainda não consegui entender bem o funcionamento desse trem.
    Fiz mais alguns testes agora que estou sozinho na rede e não funcionou. Fiquei monitorando e eu devia ter sido removido da queue.
    Mas observando o tráfego, notei que fica mostrando atividade entre 3 e 7 kbps. Acho que assim, não vai sair da queue, pois o servidor vai entender que tem atividade?
    Para cair deveria zerar a atividade.
    E isso acontece com todos que estão conectados mas sem atividade. Sem mostra algum resquicio de atividade.
    No log, tenho observado que o assinante foi deslogado by keepalive timeout, mas isso depois de muito tempo.
    O keepalive timeout funciona em harmonia com mais algum parâmetro, para obedecer este dois minutos, ou bastaria só determinar o tempo?

  8. #8

    Padrão

    Eu notei que para o Keepalive começar a contagem para desconectar o cliente, ele precisar estar com 0bps de tráfego, ai sim começa a contar os 2 minutos para ser excluido da lista dos clientes ativos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot.JPG
Visualizações:	297
Tamanho: 	48,9 KB
ID:      	5093  

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Eu notei que para o Keepalive começar a contagem para desconectar o cliente, ele precisar estar com 0bps de tráfego, ai sim começa a contar os 2 minutos para ser excluido da lista dos clientes ativos.
    Eu estava fazendo uma barberagem ao monitorar. Pois estava monitorando pelo winbox da mesma máquina que estava conectado. Assim, não zera nunca, pois o winbox fica enviando.

    Daí conectei com outra máquina e não fiz atividade nenhuma e fui noutra máquina e fiquei monitorando, tráfego zero por 15 minutos e não desconectou. Deve ter outra config que talvez impeça a queda. O idle timeout está como none. Será isso?

    E olhando no log achei outra coisa que não conhecia.
    Só tem um usuário que de hora em hora, exata, ele é desconectato com a mensagem que aparece no log: "host removed: overrided bu static entry" ou seja anulado por entrada estática. Todos os perfis são os mesmos, mas isso só acontece com este usuário. Quando completa um período de 1 hora ele é desconectado. E isso se repete a cada período de uma hora. Sabe porque acontece isso?
    Última edição por 1929; 09-08-2009 às 23:43.

  10. #10

    Padrão

    Coloca o Keepalive no profile do cliente no Hotspot.

    A segunda imagem mostra o log dele saindo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot2.JPG
Visualizações:	363
Tamanho: 	35,1 KB
ID:      	5094   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot3.JPG
Visualizações:	274
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	5095  


  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Coloca o Keepalive no profile do cliente no Hotspot.

    A segunda imagem mostra o log dele saindo.
    O meu profile já está com o tempo 00:02:00. A única diferença entre o meu e o teu é que no meu não tem aquela caixa na frente do tempo para habilitar. Mas isso deve ser por diferença de versão. Estou com a 3.10
    No log aparece frequentemente usuários sendo desconectado por keepalive timeout. Mas na realidade não sei quanto tempo leva para desconectar.
    Por isso fiz o teste comigo mesmo para ter a certeza e com 2 minutos de configuração não desconectou nem em 15 minutos. Daí desisti de continuar monitorando.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O meu profile já está com o tempo 00:02:00. A única diferença entre o meu e o teu é que no meu não tem aquela caixa na frente do tempo para habilitar. Mas isso deve ser por diferença de versão. Estou com a 3.10
    No log aparece frequentemente usuários sendo desconectado por keepalive timeout. Mas na realidade não sei quanto tempo leva para desconectar.
    Por isso fiz o teste comigo mesmo para ter a certeza e com 2 minutos de configuração não desconectou nem em 15 minutos. Daí desisti de continuar monitorando.
    Faz o seguinte, desmarca as opções do profile e seta direto no Hotspot > Servers, o idle e keepalive timeout.