+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida dbm, % e -dbm

    Galera eu sei que já tem um monte de posts sobre isto mas é que eu tenho uma duvida devido a grande quantidade de AP's e firmwares no mercado. eu já encontrei ap's que para a fazer um scan me reotrna dados com % com dbm e com -dbm(dbm negativo). eu gostaria de saber como eu faço para ter uma relação destas unidades de medidas visto que % como já vi no forum não da pra considerar com unidade de medida de wireless.

    Por exemplo estou com um zinwell g220 assim
    RSSI - Quality
    35 (-75 dbm) 95

    já em um ns2 ele tem na tela de scan

    -72 dbm

    Na primeira opção eu vejo que está com um sinal bom pois qualidade de 95 pode ser consideravel bom. Será mesmo???????
    Na segunda opçãp tenho -72 dbm não faço nem ideia se isso seja bom ou ruim pois eu já vi este esquema de - dbm nos ap's mas nas opções de envio tipo assim se o ap mostrar em seu datashet -89 dbm ela não vai conectar com menos que isso. Isso é correto???
    Se puderem me ajudar agradeço demais.!!!!

    Desde ja agradeço

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Malverick, não desmerecendo sua resposta mas já li este material e continuo sem entender.

  4. #4

    Padrão

    Vamo lá então!!
    Não tenho nehum g-220 mas vou tentar sem objetivo a grosso modo.

    RSSI Quality
    35 (-75 dbm) 95

    Eu imagino que seria assim né que e apresentado pra vc ai, bom o sinal que vc recebe no caso RSSI (Received Signal Strength Indicator) e de 35 pontos a sensibilidade do equipamento está dentro dos -75 dbm , isso indica a velocidade média de conexão, no datasheet vc vai ver algo tipo:
    -75dbm 11mbps
    -80dbm 5.5 mbps
    -85dbm 2mbps
    -90dbm 1mbps
    Nesse caso e como se o equipamento precisase de pelo manos -90dbm pra funcionar a no máx 1mbps

    No caso de quality e a qualidade desse 35 pontos de sinal, vc poderia ter ai 50 pontos com qualidade de 10, ai mesmo conectado a velocidade real seria muito baixa, e as vezes poderia perder o link, isso acontece quando tem muito ruido no canal.

    Basicamente quando se trata de 17 dbm por exemplo, fala-se em potencia de tranmissão, quanto mais baixa melhor.
    De -75dbm sensibilidade de recepção, quanto mais perto de zero melhor, ou seja quando mais alta pq -10 e maior que -20.
    E de % de qualidade, a qualidade do link quanto mais alta melhor.
    Espero que tenha ajudado pq mais esplicado que isso impossível!

  5. #5

    Padrão

    Malverick, poxa cara agora entendi é que eu sou meio lerdo sabe e lá no material que você me passou eu até entendi o que estava lá mas não tinha conseguido passar para a minha situação agora com sua explicação em cima do meu caso deu pra entender muito bem mesmo.
    Foi de muita ajuda sua resposta. acredito qur possa trancar o tópico só não sei como ainda mas vou procurar.

    valew muito obrigado

  6. #6

    Padrão

    Por nada!! o tópico quem tranca são os moderares!!

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Locked!