+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Eu encontrei a algum tempo no site da Anatel, uma área de acesso aos fiscais, não sei como foi parar na consulta do google. Mas dá medo de ler o que está escrito lá pelos fiscais. Tem muita sugestão de aprimoramento de serviços, e até estas questões controversiais.
    vou ver se acho novamente e posto o link. Eu achei no google, então não dá para encarar como sigiloso.

    E é interessante este posicionamento da Anatel quanto a outros tipos de serviços. Mas com relação a SVA ela já foi clara. O Kleber que também gosta de analisar os aspectos legais, postou aqui um parecer se não me engano do Dirceu Baraviera sobre SVA. E realmente a Anatel não faz este tipo de fiscalização nos provedores. Daí dá para usar. A questão ainda é a qualidade que as teles entregam isso como o Neto falou.
    Mas tem fiscais que ainda insistem em fiscalizar isso.
    E quanto a um sindicato patronal, O Rogério aqui no forum também tentou lançar a idéia mas não colou muito.
    Infelizmente todos nós estamos assoberbados de serviço. E no caso de sindicato de empregados, o sujeito assume uma diretoria e se licencia do emprego. Nós não podemos fazer isso. Acho que é por aí que fica mais difi´cil a participação ativa.
    Quanto a questão das outorgas, já chegou a procurar no menu "notícias", no site da Abramulti, lá pelo mês de abril do ano passado? Tem vários tópicos mas nunca mais a Abramulti voltou ao assunto. E ela está aí para defender os interesses da classe também.

  2. #82

    Padrão

    Aqui está o documento que citei sobre fiscalização.
    Tem muita coisa interessante, só precisa de tempo para ler tudo.
    Dá para sentir como os próprios fiscais estão confusos.
    Tive que converter para texto pois paginas html não vai como anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  3. #83

    Padrão

    Carlos,

    Vc tocou no assunto que vi o Rogério lutar muito - inclusive faz tempo que não vejo aquele guerreiro por aqui - mas o sindicato patronal para sair do papel precisa do tripé que toda entidade constituída passou: sacrifício, união e objetivo... Alguma coisa falta entre nós, não sei o que é, só sei que estamos perdendo muito em não ter uma entidade política que nos represente.

  4. #84

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aqui está o documento que citei sobre fiscalização.
    Tem muita coisa interessante, só precisa de tempo para ler tudo.
    Dá para sentir como os próprios fiscais estão confusos.
    Tive que converter para texto pois paginas html não vai como anexo.
    Se ajudar:

    http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/R...1&PostID=C1197

    Aqui o documento só abriu no Word.

  5. #85

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Se ajudar:

    http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/R...1&PostID=C1197

    Aqui o documento só abriu no Word.
    Valeu Lauro. Assim ele ficou muito melhor para ler este calhamaço de matéria.

  6. #86

    Padrão

    Deu para sentir que os fiscais estão tão inseguros quanto nós com relação a alguns pontos.
    E deu para ver também que muitos deles dão sugestões de como melhorar o serviço deles. Eles estão focando muito na questão fiscal, para provar se há realmente uma prestação de SCM pelo outorgado e SVA pelo terceirizado.

  7. #87

    Padrão

    Podemos dar um baile nessas sugestões pobres e mal fundamentas, já fiz algumas réplicas em cima dessa documentação, sei que nada vale agora, estamos mais preparados em sugerir melhorias do que a fiscalização da Agência, que tem raiva de PSCM e deixa de lado o verdadeiro objetivo deles, que é fiscalizar em favor dos brasileiros e não das teles.

  8. #88

    Padrão

    Eu não sei se estou me enrolando mas...
    quando compro 1 mega full, eu tenho 1024 de up e 1024 de down.

    Quando eu compro 1 mega adsl eu tenho até 1024 de down mas não tenho a garantia de ter sempre os 1024. E pior, eu tenho até 300 de up e também não tenho a garantia de ter sempre os 300.
    Mas como o full, que é outra qualidade de serviço fica muito caro, daí o provedor apela para o adsl e o serviço fica péssimo, pois o assinante não vai querer ficar nos supostos 10% de garantia.

    Agora imaginemos que neste 1mega full eu coloco 20 assinantes, e dou um plano de 300kbps para cada um. Vendo esta assinatura por 60,00. Já estou no prejuízo. Pois o meu mega ainda é dos antigos e pago 1450,00. Então, não posso ficar só com os 20 assinantes.

    A teleoperadora vai e vende o mesmo mega full em pedaços para vários assinantes e dá uma garantia simbólica de 10% de banda, que segundo dizem é o permitido pela Anatel, apesar de eu nunca ter lido isso no site da Anatel.
    Só que para eles este mega não custa 1.450,00. Custa muito menos. Daí eles colocam 10 assinantes e vendem o mega por 89,00 e ainda por cima fazem venda casada com telefonia fixa. Mas parece que eles estão colocando muito mais de 10 assinantes por mega. Então o lucro deles com venda de adsl é fantástico. Para que então eles vão perder tempo e dinheiro vendendo link full para nós?

    Porque fiz toda esta ladaínha? Para expor uma realidade. De nós o assinante exige um serviço 100% de qualidade e das teles eles se contentam com menos. Porque diabos nós temos de aguentar isso do assinante?
    Hoje mesmo, um assinante me liga perguntando se eu tinha alterado alguma coisa na rede, pois a internet dele estava excelente e de repente ficou lenta.
    Ele não aguentou 5 minutos e logo me ligou.
    Fui lá no winbox e vi que havia muita sobra de banda. E outros estavam navegando normalmente.
    Então não era gargalo na minha rede. Eu disse para ele que a internet é assim mesmo, que há momentos em que a coisa estrangula lá fora em algum servidor. Que ele tentasse em outro site para ver se não andaria melhor, etc etc.
    Não deu outra, dali a 10 minutos ele estava bombando de novo. Mas não foi capaz de me ligar novamente para pelo menos pedir desculpas.

    Será que ele faria isso com a OI?
    O que eu mais me preocupo aqui é com a qualidade do serviço. E fico irritado quando vejo uma assinante assim, mas sei por outro lado que ele me é necessários para ajudar a pagar o link full no final do mês. Então vamos tocando o barco assim mesmo.
    Se eu tivesse usando ADSL eu até iria ficar desconfiado que em vários momentos poderia mesmo acontecer de o assinante ficar muito lento, afinal eu teria só 300 kbps de up , mesmo num link de 2mega. 8mega está dando um up de até 600kbps. Nâo tem como garantir a qualidade do serviço, pois os links não são feitos para isso.

    Por isso eu acho que não tem como questionar legalmente a isonomia de preços entre link full, simétrico, sem controle de conexões, com os preços de adsl, que são assimétricos e tem controle de conexões.

  9. #89

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    No final das contas o Al Capone foi preso por sonegação e não pelo contrabando, pelos assassinatos, etc. Cobrar 5 reais pelo SCM e 50 (ou mais) pelo SVA. Tá bom... Algum de vocês que tomam decisões relativas à suas vidas (e de seus entes) baseados nos posts daqui, de partes interessadas no seu dinheiro e suor, já ligaram na Anatel e explicaram o que têm em mãos (proposta de parceria) e viram a resposta, antes de fechar o acordo? Pra não ter dúvida, liguem para a PVSTA da Anatel Brasília, liguem pro escritório de São Paulo, pra um do Sul, um no NE e outro no norte e façam a média. Agora, se basear somente nos posts daqui e de outras fontes, que não são provenientes de nenhum órgão oficial de nada e sim de pessoas com interesses econômico-financeiros é arriscado demais não? Se a casa de um cai, cai a de todo mundo. Depois quero ver provar que agiu de boa fé...

  10. #90

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Citação Postado originalmente por paocram Ver Post
    Cobrar 5 reais pelo SCM e 50 (ou mais) pelo SVA.
    Sabe-se que SCM é o transporte e SCI é o valor agregado dentro desse transporte. Dá uma olhada na sua conta de energia e veja no quadro composição de preço e faça uma analogia. Essa questão levantada por ti é interessante, aguardo sua resposta!!

    Abraços!!

  11. #91

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Engraçado que pra falar em furto de sinal não se pode fazer analogia com a energia elétrica. Agora pra justificar o valor do SVA pode... Não se pode comparar coisas tão distintas assmi. O maior custo da energia elétrica é com a geração (o SVA no caso), diferentemente de tráfego de Internet onde o maior custo é na transmissão (banda). Eu tenho um provedor de SCM e um provedor de SVA. Pro SCM pago 70 reais por 2Mbps e pro SVA 8 reais por 3 contas de email, disco virtual de 10GB e a tal autenticação que o SCM faz também, de graça e eu poderia até cancelar o meu SVA. Isso é o que sei. E em todo ambiente normal é assim. Agora no País das Maravilhas o cliente paga os mesmos 78 reais pelas mesmas coisas (2Mbps e os serviços de valor adicionado, que inclusive, existem aos montes de graça) e por isso fica feliz a atendido plenamente igual a mim. Porém nesse lugar o SCM é baratinho e o SVA caríssimo. Tem lugares assim onde o SCM é até de graça!!! É, tem filantropo fazendo inclusão digital antes do Governo. Mereciam uma medalha ou algo assim, não? Não sei se é isso que vão ganhar...

  12. #92

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Citação Postado originalmente por paocram Ver Post
    Engraçado que pra falar em furto de sinal não se pode fazer analogia com a energia elétrica. Agora pra justificar o valor do SVA pode... Não se pode comparar coisas tão distintas assmi. O maior custo da energia elétrica é com a geração (o SVA no caso), diferentemente de tráfego de Internet onde o maior custo é na transmissão (banda). Eu tenho um provedor de SCM e um provedor de SVA. Pro SCM pago 70 reais por 2Mbps e pro SVA 8 reais por 3 contas de email, disco virtual de 10GB e a tal autenticação que o SCM faz também, de graça e eu poderia até cancelar o meu SVA. Isso é o que sei. E em todo ambiente normal é assim. Agora no País das Maravilhas o cliente paga os mesmos 78 reais pelas mesmas coisas (2Mbps e os serviços de valor adicionado, que inclusive, existem aos montes de graça) e por isso fica feliz a atendido plenamente igual a mim. Porém nesse lugar o SCM é baratinho e o SVA caríssimo. Tem lugares assim onde o SCM é até de graça!!! É, tem filantropo fazendo inclusão digital antes do Governo. Mereciam uma medalha ou algo assim, não? Não sei se é isso que vão ganhar...

    Primeiramente ninguém está falando em furto, ADSL é uma tecnologia e a ANATEL não interfere nisso, tanto é que conheço empresas que usam "dedicado" com modem ADSL. Outra coisa, SVA é o grande valor do serviço de internet a rádio, tanto é que basta fazer as contas. Quanto se gastaria para montar uma rede para prover SCM 10 Mb "garantido" e qual o custo da manutenção mensal dessa rede? Qual o custo de um link de internet de 10 megas "garantido"?

    Só conseguirá um resultado mais vantajoso do SCM se manipular os números.... Então, deixamos de ser hipócritas na maioria das vezes (99%) SVA será mais preciosos!

  13. #93

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    "SVA é o grande valor do serviço de internet a rádio". Isso tá errado. É mentira e é disso que estou falando. Chamar o SCM de SVA não o torna SVA. Colocar no contrato uma coisa e praticar outra não legitima a ação. Então é isso: presto SCM e chamo de SVA e tá resolvido? É por isso que a Anatel tá atrás desse tipo de prática. E ainda tem o lance dos tributos... Quem faz isso não tem que se preocupar somente com a Anatel. Tem sim num primeiro momento mas a médio ou longo prazo o buraco é bem mais embaixo e a trolha é bem maior. E isso não dura muito tempo. Por enquanto tá funcionando pq talvez não tenha dado tempo de subir bastante, pra esferas superiores. A justiça é lenta porém tarda mas não falha.
    Kleber, nada pessoal hein! Não falo aqui baseado em nenhum caso real, só baseado no meu entendimento adquirido neste vasto fórum e analisando as regras oficiais (Leis, Regulamentos, etc.). É a minha interpretação e meu ALERTA.

  14. #94

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Citação Postado originalmente por paocram Ver Post
    "SVA é o grande valor do serviço de internet a rádio". Isso tá errado. É mentira e é disso que estou falando. Chamar o SCM de SVA não o torna SVA. Colocar no contrato uma coisa e praticar outra não legitima a ação. Então é isso: presto SCM e chamo de SVA e tá resolvido? É por isso que a Anatel tá atrás desse tipo de prática. E ainda tem o lance dos tributos... Quem faz isso não tem que se preocupar somente com a Anatel. Tem sim num primeiro momento mas a médio ou longo prazo o buraco é bem mais embaixo e a trolha é bem maior. E isso não dura muito tempo. Por enquanto tá funcionando pq talvez não tenha dado tempo de subir bastante, pra esferas superiores. A justiça é lenta porém tarda mas não falha.
    Kleber, nada pessoal hein! Não falo aqui baseado em nenhum caso real, só baseado no meu entendimento adquirido neste vasto fórum e analisando as regras oficiais (Leis, Regulamentos, etc.). É a minha interpretação e meu ALERTA.
    SCM e SVA são serviço distintos, o primeiro é regulamentado pela Resolução 272/2001 da ANATEL e o segundo é conceituado pela Norma 004/1995 do Ministério das Comunicações. Vc tá confundindo!

    A própria ANATEL o distingue em painéis apresentados por ela em eventos, da uma olhada nesse POST https://under-linux.org/f197/pesquis...-e-scm-130578/

  15. #95

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Obrigado mas eu já sei tudo isso. Resumindo, o que eu quero dizer é que o menor problema de que faz isso será com a Anatel. Não é razoável o SVA ser mais caro que o SCM. Quanto mais de graça, como existe por aí. Não é real. E deve ter gente (órgãos distintos) vendo isso. O que temos é uma atividade de SCM que opera no 0 a 0 ou perto (na prestação do próprio serviço) e uma de SVA extremamente lucrativa, fora da realidade. Tudo pq não paga os tributos incidentes no SCM e abusam das isenções do SVA. Agora me digam: até quando o Poder Público vai permitir isso? Como eu escrevi antes, eles tardam mais não falham. E não tem súmula ou publicação da Anatel que legitime uma prática que não seja de seu escopo. A Anatel falar que a parceria é permitida não corrobora eventual evasão fiscal. Ou seja, se tem gente enriquecendo ilicitamente e sonegando, não vai ser um documento da Anatel (técnico) que vai livrar alguém do processo tributário ou criminal que não seja de telecom.
    Última edição por paocram; 14-07-2010 às 10:52.

  16. #96

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    O que me parece é que está havendo um engano quando cita sva por 70 e poucos.
    Para um provedor sério prover o acesso ele deverá ter um link dedicado que custa o olho da cara.
    Pode usar adsl para baratear? Pode, mas a qualidade do serviço prestado cai.
    Manter o SVA é muitíssimas vezes mais custo do que manter a SCM.
    Já para manter o tráfego dentro da rede própria, é questão de investimento , torres, equipamentos, etc que sofrem uma depreciação com o tempo, mas não estão ali todos os meses somando nas despesas. Mas o link dedicado está todo mês presente.
    Então é sob esta ótica que o SVA tem que ser mais caro para o provedor.
    Para os sangue-sugas da vida como terra, uol e outros que proveem autenticação dos links de adsl, a 9,90 ou até de graça como tem alguns, ainda é uma mina de dinheiro pois o faturamento deles está condicionado a publicidade nos portais.
    Um portal Terra que por sinal não é nacional, mas pertence a Telefonica espanhola é visto por milhões. Um portal do meu provedor só é visto pelos meus assinantes.
    E por falar nisso, o Terra nem poderia estar no ar com o conteúdo jornalístico, já que a lei diz que toda empresa do setor jornalistico tem que ter no máximo 30% de capital estrangeiro.
    Mas isso já é outro papo.

  17. #97

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Para os sangue-sugas da vida como terra, uol e outros que proveem autenticação dos links de adsl, a 9,90 ou até de graça como tem alguns, ainda é uma mina de dinheiro pois o faturamento deles está condicionado a publicidade nos portais.
    Um portal Terra que por sinal não é nacional, mas pertence a Telefonica espanhola é visto por milhões. Um portal do meu provedor só é visto pelos meus assinantes.
    E por falar nisso, o Terra nem poderia estar no ar com o conteúdo jornalístico, já que a lei diz que toda empresa do setor jornalistico tem que ter no máximo 30% de capital estrangeiro.
    Mas isso já é outro papo.
    Carlos,

    Essa confusão de provedores que fazem parte do modelo de negócio do ADSL é conseqüência de uma decisão arbitrária das TELES e esse modelo está errado. O SVA não agrega internet, mas sim conteúdo ou suporte técnico, por isso que é tão desproporcional o valor do SVA - que não é SCI - com o SCM das teles. Se houvesse a possibilidade das TELES somente explorar o SCM, iria surgir uma inversão de valores e as taxas dos provedores seriam mais altas.

  18. #98

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Poderia em outro post nos falar mais e como configurar esse backup e balanceamento de lixo? Grato.
    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Amigo ADSL é TECNOLOGIA. A Anatel não quer saber de onde vem seu link de forma geral (ele pode ser via agua, dsl, cabo, fibra, wireless, satélite, etc). Realmente você tem que apresentar relatórios mostrando qualidade dos seus serviços (isso você consegue com a maioria das tecnologias, mesmo com ADSL);

    O problema é como o Marcelo falou, há uma quebra de contrato entre você e a operadora, porque a maioria dos ADSL não podem ser revendidos (eu disse a maioria, não todos). Só vou discordar do Marcelo no sentido que ADSL não tem qualidade. Tem sim e muitas vezes melhor que Link Dedicado (no caso comprovado de links dedicados via satélites). Hoje no mercado assim como provedores meia-boca, também tem dezenas de empresas que revendem link dedicado meia boca também. Isso é fato! Eu quase quebrei das pernas quando iniciei as minhas atividades a 4 anos atrás como provedor. O tal link dedicado era uma bomba e além da grande latência, caia a todo momento. Com ADSL naquela época nunca tivemos estes problemas.

    Esse assunto é polemico, mas a verdade verdadeira disso tudo é o que o seu contrato diz. Tenho casos em que LINK DEDICADOS são proibidos por contrato de serem revendidos e casos de ADSL que podem ser revendidos (nesse caso você mesmo pode usar a tecnologia na sua rede e permitir seus clientes revenderem).

    Conheço dezenas de provedores legalizados junto a Anatel que possuem ADSL e já forum fiscalizados e nunca tiveram problemas.

    Agora devemos considerar que isso é questão de cultura também. No RJ qualquer coisa é ilegal e eu mesmo já vi empresas com LINK DEDICADO e licenças com a PM enchendo o saco, tentando dizer que era pirata... Vai entender... Acoisa mais comum que você irá encontrar, certo ou errado, é provedores licenciados, usando link dedicado, mas com o ADSL como backup ou para balanceamento de lixo. Isso é comum... Inclusives grandes provedores fazem isso...

    Só lembrando que o assunto ADSL causa um certo mal estar, pois tem gente aqui que paga 2mil em 1mb dedicado e não gosta (com toda certeza) de gente que fica falando que paga 100 reais nos mesmos 1mb ADSL.

  19. #99

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Essa discussão em relação aos valores de SVA e SCM, passa por uma simples exposição de custos de cada um deles.

  20. #100

    Padrão Re: SCM com adsl é permitido?

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Essa discussão em relação aos valores de SVA e SCM, passa por uma simples exposição de custos de cada um deles.
    É isso que eu quero dizer.

    Se a Anatel não fiscaliza origem do link, se uso adsl meu SVA tem custo baixo.
    Mas se tenho dedicado meu custo vai lá em cima.
    Como SVA, eu posso autenticar e colocar servidor de email, portal, suporte aos clientes, etc etc. Mas o custo é sempre o link dedicado.
    No caso se duas empresas estão associadas prestando o serviço, o SCM , com certeza o SCM tem um custo muitas vêzes menor.
    Tem SCM aí no mercado querendo estrangular os custos dos SVA. Daí ninguém aguenta.
    Este tipo de política onde o SCM aperta nos seus preços, vai com certeza obrigar os SVA a buscar sua licença própria. Veja bem: O SVA é contratado para dar o suporte, instalação e tudo o mais relacionado com a fruição do serviço de SCM. A SCM vai supervisionar este serviço, mas quem está lá no batente é o terceirizado. E na maioria dos casos o link é do SVA que presta a autenticação para o SCM.
    O SCM tem custos, logicamente que sim. Mas uma estrutura bem montada e enxuta, nunca vai chegar aos pés dos custos do SVA em termos percentuais.
    Com a SCM própria, o SVA que não quizer se preocupar com documentação, contrata uma empresa de consultoría que faz tudo para ele. Tenho um amigo que tem emissora de AM e FM e ele nem toma conhecimento da parte burocrática perante a Anatel. O escritório contratado cuida de tudo.
    Cada caso terá que ser balanceado para ver o que é melhor.
    É a seleção natural chegando no ramo.