+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrar qmail

    Olá, devido a falhas de hardware, preciso trocar meu servidor de e-mail, ja estou com o outro montado e funcionando, mas aí surgiu uma duvida:

    As duas maquinas estão rodando com o qmail-toaster, sob o centos, porem a maquina a ser desativada usa centos 4 e a nova centos 5, alguem conhece alguma forma de migrar as contas e o conteudo das caixas postais de uma maquina para outra? Dei uma pesquisada na internet e não encontrei nada de concreto. Na verdade, o que preciso migrar mesmo é o conteudo das caixas, ja que as contas posso recria-las na mão. Fico grato por qualquer dica.

    Luiz

  2. #2

    Padrão

    Luiz, se os dois servers estiverem usando o qmail mesmo como vc relata teoricamete e só copiar os diretorios onde estão as caixas de um servidor para o outro, a versão do Cent-OS não vai fazer diferença o que vc precisa checar é a configuração da instalação dos dois qmails se são compativeis.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Luiz, se os dois servers estiverem usando o qmail mesmo como vc relata teoricamete e só copiar os diretorios onde estão as caixas de um servidor para o outro, a versão do Cent-OS não vai fazer diferença o que vc precisa checar é a configuração da instalação dos dois qmails se são compativeis.
    Bom, as instalações são compativeis e usam os mesmos compenetes, apenas com versões mais atualizadas, eu ja tentei fazer isso uma vez e tive problemas com permissões, vou tentar novamente, revisando mais atenciosamente, para tentar descobrir onde errei.

  4. #4

    Padrão

    Olá Israel,
    Copiei as pastas de uma das contas e consegui mover todas as mensagens, mas tive outro probleminha, as mensagens foram todas para a nova cx postal, mas eu não consigo mais exclui-las do novo servidor, a unica diferença que vi foi no nome do servidor, pois no antigo as mensagens tem o serguite formato: ssssssss.ttt.servidorx.com.br e no novo servidor sssssss.ttt.servidory.com.br, as permissões e propriedades são as mesmas nos dois servers, essa foi a unica diferança, alem do webmail, pois no antido uso o squirrelmail e no novo estou usando o roundcube. Se vc tiver alguma luz eu agradeceria muito, caso contrario, valeu a tentativa e volto as pesquisas.

    Luiz

  5. #5

    Padrão

    Luiz, não entendi a sua observação com relação a não conseguir excluir as mensagens do novo servidor? Com relação ao formato os arquivos estarem com nomes diferentes nas migrações que eu já fiz aqui acontenceu o mesmo, mais isso não foi problema no meu caso tive problemas foi no caminho das caixas tipo em um servidor as caixas estavam /diretorio1/caixas e no outro ia ficar /diretorio/subdiretorio/nivel1/caixas, dai tive que acertar os caminhos manualmente no arquivo vpasswd.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Luiz, não entendi a sua observação com relação a não conseguir excluir as mensagens do novo servidor? Com relação ao formato os arquivos estarem com nomes diferentes nas migrações que eu já fiz aqui acontenceu o mesmo, mais isso não foi problema no meu caso tive problemas foi no caminho das caixas tipo em um servidor as caixas estavam /diretorio1/caixas e no outro ia ficar /diretorio/subdiretorio/nivel1/caixas, dai tive que acertar os caminhos manualmente no arquivo vpasswd.

    Deix aeu tentar te explicar melhor:

    As mensagens foram copiadas normailmente, os caminhos, diretorios, permissões e propietarios são exatamente os mesmos, mas se acessar a nova conta pelo webmail ( q é a unica diferença) eu não consigo deletar as mensagens q foram copiadas de uma maquina para a outra, se eu receber novas mensagens, eu as manipulo normalmente, tb não consigo mover de uma pasta para outra, isso via webmail, acessei a conta via outlook e as mensagens foram recebidas e apagadas no server normalmente.
    Só me resta esta duvida para botar o novo server pra rodar.
    Mas mesmo assim, agradeço a sua ajuda até aqui

    Luiz

  7. #7

    Padrão

    Bom não sei qual é o webmail que vc usa ai mas no meu caso o webmail é o squirrelmail que faz acesso via imap a caixa dos usuários.