+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question 2,4GHz canal 12 e 13 , Duvida !

    Olá Amigos do fórum!

    Achei um site que dize que esta liberado para uso o canal 12 e 13 em 2,4GHz, isto procede?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Amigos do fórum!

    Achei um site que dize que esta liberado para uso o canal 12 e 13 em 2,4GHz, isto procede?
    Posta a fonte da informação por favor...

  3. #3

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Posta a fonte da informação por favor...
    Opá !

    Tá na mão!

    Canais utilizados WLAN redes wireless 24 GHz » VIVASEMFIO.com

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Amigos do fórum!

    Achei um site que dize que esta liberado para uso o canal 12 e 13 em 2,4GHz, isto procede?
    Procede sim. Note que a Anatel libera a faixa de 2400 a 2483,5 MHz, assim como a ETSI (regulador europeu), ao contrário da FCC (regulador americano). Vide tabela de frequências em
    Wi-Fi / WLAN channels, frequencies and bandwidths :: Radio-Electronics.Com

    O canal 14 é que não pode.

    A prática de 2.4 GHz mostra que o canal 13 é especialmente bom para se escapar de interferências quando você tem controle da base e das remotas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Amigos do fórum!

    Achei um site que dize que esta liberado para uso o canal 12 e 13 em 2,4GHz, isto procede?
    De uma olhada na homologação do seu equipamento:
    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]

    A Anatel libera, mas alguns equipamentos geram muita interferência nessas freqüências e não consegue ser homologados nesses canais.
    Ou conseguem, mas com potência muito baixa (isso também é um alerta, pois não basta o equipamento estar homologado, ele pode ter sido homologado apenas em potências muito menores que o default, o que obrigaria seu usuário a baixar a potência).

    Se o equipamento for homologado de 2,401 a 2,483Ghz, então os canais 12 e 13 estão liberados. Se for de 2,401 a 2,473Ghz, então o fabricante não conseguiu se comportar bem nesses canais.

  6. #6

    Padrão

    Realmente tem alguns que não tem nem a opção do canal 12 e 13
    Eu uso aqui para escapar das interferencias e o desempenho é muito superior nestes canais.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Realmente tem alguns que não tem nem a opção do canal 12 e 13
    Eu uso aqui para escapar das interferencias e o desempenho é muito superior nestes canais.
    Quais os equipamentos que voce usa com esses canais?
    Usa para clientes ou para ponto a ponto?

  8. #8

    Padrão

    eu aqui, uso os canais
    1-7-11-13 ou 14... mas ja vi q o 14 nao pode... entao passarei a usar somente o 13 entao

    eu uso ap router

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Quais os equipamentos que voce usa com esses canais?
    Usa para clientes ou para ponto a ponto?
    Tenho Nano2, alfa, e GTS. Todos tem como selecionar.
    Uso em clientes e base com Nano, mas estou trocando para 2 RB433AH c/ R52H na base.

  10. #10

    Padrão

    O problema é que o canal 14, além de não permitido, interfere em MMDS.

    Tive um caso que eu fiz uma defesa para um colega nosso de Manaus que teve um rádio da D-link lacrado por utilizar o canal 14 e interferiu no MMDS de lá.

    Para vocês terem uma idéia o pessoal da TV (mmds) tem tanto poder que a ANATEL foi até a estação com um analisador de espectro!! Nunca tinha visto eles utilizando um e nunca mais vi! Era um caso realmente "e$pecial"

    Abraço!

  11. #11

    Padrão

    Gostei do "e$pecial". Muito sutil, Fabricio.

    Agora, conta para nós como é fazer uma defesa destas, quando o canal é realmente fora da faixa permitida? Vai defender o que, né?
    Qual punição pode ocorrer num caso destes?

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    De uma olhada na homologação do seu equipamento:
    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]

    A Anatel libera, mas alguns equipamentos geram muita interferência nessas freqüências e não consegue ser homologados nesses canais.
    Ou conseguem, mas com potência muito baixa (isso também é um alerta, pois não basta o equipamento estar homologado, ele pode ter sido homologado apenas em potências muito menores que o default, o que obrigaria seu usuário a baixar a potência).

    Se o equipamento for homologado de 2,401 a 2,483Ghz, então os canais 12 e 13 estão liberados. Se for de 2,401 a 2,473Ghz, então o fabricante não conseguiu se comportar bem nesses canais.
    Olá!

    Olhando hoje vi que tenho alguns equipamentos na minha rede que só são homologados até o canal 11

    Sua dica é muito útil, pois nem tinha olhado por este lado da questão!!!

    Agora com certeza e sem duvidas, posso fazer uso dos canais 11 e 12 !

    Agradeço a você e a todos que colaboraram neste post !!!