+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Enlace de boa qualidade para repetidoras

    Olá pessoal do fórum, boa noite a todos.
    bom possuo duas torres aqui em minha cidade e cada uma tem seu proprio servidor e seu proprio link, esta uma maravilha, mas pretendo colocar 2 ou 3 torres na cidade a mais, dai penso em criar apenas um servidor e com uns 2 ou 3 links fazendo um load balance, enfim, vou colocar uma central fixa, desta torre base quero fazer os ponto-a-ponto para as repetidoras... coisa de 2 á 4 km no máximo, quero saber pela experiencia de vocês quais as melhores antenas ? visto que a maioria aqui faz seu ponto-a-ponto com antenas de grade mesmo em 5.8ghz, e sei que eles não tem link de qualidade, quero uma idéia de vocês, qual potencia ? 100mw é suficiente ? qual melhor cartão? montar enlace com antenas yagi tipo as da hyper compensa ? enfim toda essa estrutura para 300 clientes o que vocÊs me sugerem ? aguardo respostas...até mais.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vamos por partes Megalinktelecom...
    Quem lhe disse que antenas de grade nao tem qualidade amigo???????Estas totalmente equivocado nesse quisito meu amigo. Se bem instalada, uma antena de grade , ainda mais em 5.8, faz muitos Km com muita qualidade,ok.
    Bom, respondido a primeira parte , vamos a segunda....
    100mw pra 2 a 4km eh meio disperdicio. Usa de 32 a 70mw tche, nao adianta tu jogares potencia e nao ter estabilidade. potencia alta gera ruido, tem casos e casos pra vc estudar de links a 32mw, 50mw, etc aqui no forum.
    Se tiver visada 100% entre suas torres, usa RBs+XR5 ou outro cartao de qualidade em 5.8ghz pra interligar elas.
    Antenas , podes usar de disco da OIW, da aquario de disco(esta entrando no mercado em breve)da hiperlink,Idealantenas,zirok, entre outras. as TSM off-set sao otimas tbm pra esses PTP entre torres. basta saber instalar.
    enfim, tens uma vasta lista de possibilidades, vai de quanto pdes gastar nesse projeto,ok.
    Boa semana.
    Abraco.

  3. #3

    Arrow

    então, a idéia é essa mesma, usar baixa potencia, 32mw derrepente, 5.8ghz tb, pq 2.4ghz aqui esta muito poluido, sei que as grades são boas sim para enlace, mas tb sei que há outras muito melhores que ela, tipo as offset, pela questão da relação frente-costa, mas tb 2 á 4 km creio que 20 ou 25 dbi é muito, usarei uma menor, mas outra pergunta: na questão de um alto troughput, o que achas das offset 5.8 parabola duplo dipolo ? não sei se ha no mercado pequenas, mas vi uma de 30 dbi assim...mas creio que deve ter...o que achas de também de usar 2 setoriais da aquarios 12 dbi 60° ?
    e a antena yagi: .:: OIW - Telecom Solutions ::.
    alguém tem experiência com ela ?
    agradeço a contribuição de vocês.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    off-set 5.8 duplo dipolo???
    Caraca mano, vc quer um canhão???
    Não !!, esquece isso ae tche.
    Usa TSM 24, 27dbi ou similar que vc terá um ótimo enlace.
    Nessa distancia se for visada 100% Até nano station faz 20mbps!!!!!!ou mais!!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MegalynkTelecom Ver Post
    Olá pessoal do fórum, boa noite a todos.
    bom possuo duas torres aqui em minha cidade e cada uma tem seu proprio servidor e seu proprio link, esta uma maravilha, mas pretendo colocar 2 ou 3 torres na cidade a mais, dai penso em criar apenas um servidor e com uns 2 ou 3 links fazendo um load balance, enfim, vou colocar uma central fixa, desta torre base quero fazer os ponto-a-ponto para as repetidoras... coisa de 2 á 4 km no máximo, quero saber pela experiencia de vocês quais as melhores antenas ? visto que a maioria aqui faz seu ponto-a-ponto com antenas de grade mesmo em 5.8ghz, e sei que eles não tem link de qualidade, quero uma idéia de vocês, qual potencia ? 100mw é suficiente ? qual melhor cartão? montar enlace com antenas yagi tipo as da hyper compensa ? enfim toda essa estrutura para 300 clientes o que vocÊs me sugerem ? aguardo respostas...até mais.
    Eu aqui uso rb + hyperlink disco 24dB + R52H em 32mW... 4km = 20mb fullduplex....
    Acho que é mais que suficiente para uma repetidora..rsrs...
    Abraços

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Airmux-200 5.4 GHz com antena integrada, rodando o firmware 1.8.05 ou posterior.
    Tem muitos canais para escolher, alta resistência a interferência, possibilidade de recuperar o enlace remotamente em praticamente qualquer condição.
    Nessa distância vai dar 18 Mbps de throughput real (18 para cado lado, 36 se for seguir como alguns registram aqui no fórum), com qualquer tamanho de pacote (mesmo 64 bytes, não é só Iperf de 18 Mbps).

  8. #8

    Padrão

    Se o problema for antenas, tenho um lote da Andrew