+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão root e sudo

    Ola pessoal, desculpem minha ignorancia no assunto, mais linux pra mim ja nao é nada facil, não teria um jeito para eu nao ter que colocar mais o maldito "sudo" na frente de tudo, eu quero logar como root, nao aguento mais o sudo na minha vida ou seria melhor mesmo eu muda de distro para um qq que consiga logar em root?

  2. #2

  3. #3

    Post root e sudo

    Olá amigo tudo bem ? Então você usar como root não te aconselho viu , pois assim você sempre vai dar oportunidade de algo ser intalado indevidamente como virus entre outros ......
    Agora se você quer mesmo usar como root so digirar su - e a senha do root pronto só isso ai vc passa a ter todos os privilegios da maquina . Se não tiver a senha do root so criar , digite sudo passwd root .. e digitar a senha do root ... Espero poder ter ajudado ...

  4. #4

    Padrão

    no meu caso qd eu ponho a mão no linx é para configurar mesmo, e em varias situações, por ex. navegando pelo nautilus, quero copiar, excluir, editar um texto e etc... não posso, vo no console e rodo um comando, "accesso negado.." ai la vai eu sudo su.., fecho o console qd abro de novo "sudo su..."

    eu mudei a senha do root, mas nao consio logar com ele, da uma msg dizendo que nao posso, qd a segurança nao teria probls, pois nao uso a maquina para nada, nem monitor ela tem.

  5. #5

    Post root e sudo

    Então amigo por padrão o linux não loga diretamente como root. Mais como você quer ai vai a dica ok ...

    =>na barra de tarefas clique em Sistema/submenu /administração/janela de inicio de seção.
    =>abrirá a caixa de configuração de preferência de inicio de sessão
    =>na aba segurança marque permitir o inicio de sessão do administrador
    => crie um usuario comun
    => depois disso vá até a pasta /etc e procure o arquivo passwd edite - o com o =>gedit ou qualquer editor de sua preferência procure pela linha onde está seu =>nome ex: nomedousuario:x:1000:1000::/home/nomedousuario:/bin/bash
    =>depois altere o 1000 para 0:1000 a linha final ficará assim
    =>nomedousuario:x:0:1000::/home/nomedousuario:/bin/bash

    Espero poder ajudar ....