+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como ligar 4 adsl em um server Mikrotik?

    Pessoal,


    Estou com um server itautec 160GB/1GB ddr2-667mhz/opteron 1.8Ghz mk com 4 pcis e estou precisando usar dessas 4 3 pois uma é para wan, outra para LAN e a teceira para ligar no cache linux mas vou ter que adquiir 4 links adsl de 1MB então como faço para colocar esses links no mk? pensei no roteador d-link mas ele só tem 2 wan.

    teria mesmo que ter cada link em uma pci do MK?

  2. #2

    Padrão

    como é Apenas 1mbps, você pode comprar os 4 modens, ROTEA-LOS,
    colocando por exempli moden A : 192.168.33.1 moden B: 192.168.33.2
    de assim em diante e depois fazer o load balance no Mikrotik..

    mas a perfomace do link adsl é muito melhor quando trabalhado em modo Bridge,
    se não me engano existe umas placas pci da propia routerboard que tem 4 saidas..
    mas sinceramente eu nunca vi nenhuma em funcionamento.

    sorte aí.

  3. #3

    Padrão

    Tambem tava interessado nessas placas com 4 saidas acho que é rb14....se tiver alguem que usa da uma opinião ai ...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Pessoal,


    Estou com um server itautec 160GB/1GB ddr2-667mhz/opteron 1.8Ghz mk com 4 pcis e estou precisando usar dessas 4 3 pois uma é para wan, outra para LAN e a teceira para ligar no cache linux mas vou ter que adquiir 4 links adsl de 1MB então como faço para colocar esses links no mk? pensei no roteador d-link mas ele só tem 2 wan.

    teria mesmo que ter cada link em uma pci do MK?

    Creio que sim,uma para cada link,pois quando vc for criar o nat, na opção Out interface vc devera colocar a interface do modem, e como todas as interfaces se chamariam "Link"(Caso vc use um Swith) então o mk entraria em parafuso, a menos que no nat , alem de marcar Out interface ,pudesse colocar a faixa de ip do modem desejado, mas ai ja é outra historia neh...

    Faça uns testes ai...

    Ou siga meu modelo de balance, Loadbalance paralelo...

    Nesse caso de balance paralelo,vc monta um pc basicão,pelo custo beneficio,pode ser um intel 478,512 de ram que tenha 6 slots pci...ai vc espeta 6 pci 3com ,uma ficaria para fazer a conexão entre os 2 mk e 5 livres para links.

    Numca usei adaptador Pci com 4 redes,então não posso opinar...

    Mas va pela dica de usar loadbalance paralelo,é muito eficaz!!!

    E caso vc goste,vc compra 5 adaptador PCI DE 4 REDES CADA,e coloca tudo no mk paralelo de loadbalance,ai vc tera 20 saidas de rede rsrs
    Pronto seja feliz e numca mais tenha problemas por falta de entrada de rede!!!!

    Chega a ser ilário esse cenário,mas o pior é que funciona!!!

  5. #5
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    eu ja usei desta forma
    link1-----\
    link2------\
    link3-------\
    link4---------- hub-----mikrotik
    dai no mk faz qos com load
    fica show , no caso do roteador usa modem recomendo o speedstrem ou dlink
    Queue Tree/QoS - mais de uma interface publica... como fazer??