+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atualizar RB, tem que pagar a licença?

    Desculpe a minha falta de conhecimento em Rb.....
    mas eu comprei uma Rb433ah ....e nao estou gostando da versao ..3.15 .... gostaria de atualizar...por uma melhor ...enclusive ja ate aprendi como fazer isto aqui nos foruns..... ,
    mas tenho uma duvida.... eu nao teria que comprar alicença ???
    comprei uma RB433AH com tres cartoes r52h.....confeço que estou decepcionado com o desempenho... o meu PCAP com 3 dlink g530 com 2.9.27 ....era melhor...

  2. #2
    Avatar de luapufo
    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Alcantara - São Gonçalo - Rio de Janeiro
    Posts
    97

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedroso Ver Post
    Desculpe a minha falta de conhecimento em Rb.....
    mas eu comprei uma Rb433ah ....e nao estou gostando da versao ..3.15 .... gostaria de atualizar...por uma melhor ...enclusive ja ate aprendi como fazer isto aqui nos foruns..... ,
    mas tenho uma duvida.... eu nao teria que comprar alicença ???
    comprei uma RB433AH com tres cartoes r52h.....confeço que estou decepcionado com o desempenho... o meu PCAP com 3 dlink g530 com 2.9.27 ....era melhor...
    que eu vi por ai, se for pela mesma serie, não precisa de licensa nova, so se fosse para a 4.X

    sobre o PC, não tem comparação, eu uso RB somente como bridges e controles pequenos, o grosso fica no PC

  3. #3
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Não é necessario pagar licença novamente para atualizar sua RB a não ser como disse o amigo se vc for optar pela versão 4.x, ja o desempenho com certeza um pc terá mais, visto que tanto em processamento, quanto em memoria, HD e etc... ele é melhor que a rb. Ja em transmissão de sinal a rb tem uma qualidade muito maior. visto que ela ja é projetada para fornecer a energia necessária para os cartões (desde de que esteja usando uma fonte de energia robusta), esses cartões r52h são bons, por experiencia prorpia ja tive até 40 clientes conectados simultaneamente e ele guentou legal o tranco, porem prefiro o r52 ou o cm9, eles tem menos potencia porem uma qualidade muito maior.

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedroso Ver Post
    Desculpe a minha falta de conhecimento em Rb.....
    mas eu comprei uma Rb433ah ....e nao estou gostando da versao ..3.15 .... gostaria de atualizar...por uma melhor ...enclusive ja ate aprendi como fazer isto aqui nos foruns..... ,
    mas tenho uma duvida.... eu nao teria que comprar alicença ???
    comprei uma RB433AH com tres cartoes r52h.....confeço que estou decepcionado com o desempenho... o meu PCAP com 3 dlink g530 com 2.9.27 ....era melhor...
    amigo , esses equipamentos sao muito bons, realmente seu problema deve ser configuração, ou fonte fracquinha.Quanto a pagar a licensa nao precisa nao, é so baixar o pacote npk combinado jogar files e rebootar..

  5. #5

    Padrão

    qual fontes vcs recomenda para rb 433 e a rb 433 ah com um cartao ?

  6. #6

    Padrão

    18 ou 24 volts com 3 amper ja fica bom.

  7. #7

    Padrão

    Eu aqui uso fontes de 3 Amperes por 12v funciona muito bem.
    Aconselho fontes acima de 2Amperes, Lembrese sempre ao comprar fontes de um detalhe,
    No brasil as fontes são vendidas com base em pico maximo. ou seja uma fonte de 2 amperes na verdade não dá nem 1,5 amperes constantes. por isso siga o penssamento de melhor sobrar do que faltar.
    abraços

  8. #8

    Padrão

    concordo com tigo, que que tem compra uma fonte de 3 amperes né as rbs são + caro que isso .. ..to usando uma fonte de 18 volts com 1 amperes .. para um cartao .. mas so coloquei provisorio ate axa um bao

  9. #9

    Padrão

    Obrigado amigos pela dika.....pois acho que estou apanhando na configuraçao da Rb pois estou com uma fonte de 18volts 3A...creio que e suficiente pelo oke liii aqui nos posts...... nao estou achando a aba de potencia....e configuracao wireless........
    obrigado a todos ....fikem com DEUS..... Abraçoss

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedroso Ver Post
    Obrigado amigos pela dika.....pois acho que estou apanhando na configuraçao da Rb pois estou com uma fonte de 18volts 3A...creio que e suficiente pelo oke liii aqui nos posts...... nao estou achando a aba de potencia....e configuracao wireless........
    obrigado a todos ....fikem com DEUS..... Abraçoss
    Para ter a aba Tx power , tem que usar a opção advanced no wireless. abraço

  11. #11
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Não é muito bom aumentar a potencia do cartão nao, o melhor é deixar em default vc terá uma qualidade de conexão melhor, o ideal mesmo é conferir cabos, conectores e pigtail para ver se nao tem nada de errado, uma boa antena tbm ajuda.

    Renato Costa.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    E pra mim que no caso tenho uma rb153 com a versao 2.9.38 teria que pagar pra atualizar para a versao 3x ??
    E qual delas seria melhor, no site da mk só tem 3.23 e 3.26 e a 4 beta
    to com ela aqui parada e quero por pra rodar
    Vou usar uma fonte de 24volts por 3 ampres de notebook
    Última edição por edcomrocha; 16-07-2009 às 18:39.

  13. #13

    Padrão boa , tb quero saber...

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    E pra mim que no caso tenho uma rb153 com a versao 2.9.38 teria que pagar pra atualizar para a versao 3x ??
    E qual delas seria melhor, no site da mk só tem 3.23 e 3.26 e a 4 beta
    to com ela aqui parada e quero por pra rodar
    Vou usar uma fonte de 24volts por 3 ampres de notebook

    eu to com uma rd192 com versao 2.9......

    tb to querendo saber se pode atualizar pra 3.... sem custo ???

  14. #14
    Avatar de luapufo
    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Alcantara - São Gonçalo - Rio de Janeiro
    Posts
    97

    Padrão

    sim
    da serie 2 para 3 , paga
    da 3 para 4 paga
    acho que da 3 para 2 não paga

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luapufo Ver Post
    sim
    da serie 2 para 3 , paga
    da 3 para 4 paga
    acho que da 3 para 2 não paga
    Posso estar enganado. mais acho que não paga da 2.x para 3.x não, pois tenho 4rbs 150 que veio com versão 2.9.48 atualizei na boa para 3.25 e 3.13
    Pode não ser uma regra geral mais minhas rbs tão funfando. abraço

  16. #16

    Padrão

    nao tenho certeza ela nao vai fica funcionando por um tmpo depois ela broqueia por falta de licensa ..da uma pesquisada

  17. #17

    Padrão

    Perguntei pro pessoal da mikrotikbrasil, eles falaram que licença para 2.x e 3.x são a mesma. ou seja pode se usar qualquer versão, eles deram um exemplo seguinte,
    Quando compramos o mk não definimos se é 2.x ou 3.x baixamos e uzamos.
    só muda se a ID mudar. tipo segundo eles o que vale é a identificação do disco. só se mudar a identificação a licença para de valer.
    Abraços

  18. #18