+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como mandar pagina de corte

    Boa tarde pessoal

    Sou novo no mikotik e estou passando por algumas dificuldades e agora recorro aos amigos mais experientes do Under-Linux.

    tenho uma RB1000 aonde entra o link na ether1 e faço NAT para a ether2 onde estao os clientes, minha dificuldade esta no fato de enviar uma pagina de corte para os clientes atraves da RB1000.

    Antes eu tinha um servidor linux q fazia isso, mas agora com o mikrotik estou perdido.
    Ajuda ai, POR FAVOR.


    Valeu.

  2. #2

    Padrão

    Amigo esta faltanto informaçao os clientes sao PPPoe , Hotspot ou ip estatico faz diferença pra fazer a rede de mensagens

    se for ip estatico vc coloca um linux com uma pagina de corte hospedada tipo Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas e cria uma regra no mkt de dsnat pro ip desse servidor :

  3. #3

    Padrão

    amigo
    nao sei como fazer isso no MK...
    mas olha, deixa eu te dar uma dica:
    mto cuidado com o q ira escrever nessa pagina de corte
    isso pode te gerar um problemao...


    visto que, na lei:
    "Art. 42º Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
    Parágrafo único O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável." (Lei 8.078/90, CDC).

    ou seja: colocar essa pagina na restricao, pode ser considerada como constragimento.
    vamos supor que o cliente esteja com visita ou algum fornecedor, e ele abre essa pagina.. e ta la o aviso...
    ele podera entrar ja justica contra vc por uma serie de coisas...


    meu conselho: coloque uma pagina, mas tome cuidado com o que sera dito, algo como: Entre em Contato conosco: telefone tal.... se possivel, ate entre em contato com algum advogado para verificar se tal pagina pode.


  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edu_uti Ver Post
    Amigo esta faltanto informaçao os clientes sao PPPoe , Hotspot ou ip estatico faz diferença pra fazer a rede de mensagens

    se for ip estatico vc coloca um linux com uma pagina de corte hospedada tipo Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas e cria uma regra no mkt de dsnat pro ip desse servidor :

    Os clientes sao ip estaticos, com access list na torre e NAT com proxy no provedor, tudo em RB's, qual seria essa regra de dstnat? testei uma regra aqui e nao funcionou, tipo

    chain=dstnat, src.address=192.168.1.xxx, protocol=tcp, dst-ports=0-65535
    action dst-nat to addresses=200.200.xxx.xxx, to ports=80


    aonde estou errando?

    obrigado

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo
    nao sei como fazer isso no MK...
    mas olha, deixa eu te dar uma dica:
    mto cuidado com o q ira escrever nessa pagina de corte
    isso pode te gerar um problemao...


    visto que, na lei:
    "Art. 42º Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
    Parágrafo único O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável." (Lei 8.078/90, CDC).

    ou seja: colocar essa pagina na restricao, pode ser considerada como constragimento.
    vamos supor que o cliente esteja com visita ou algum fornecedor, e ele abre essa pagina.. e ta la o aviso...
    ele podera entrar ja justica contra vc por uma serie de coisas...


    meu conselho: coloque uma pagina, mas tome cuidado com o que sera dito, algo como: Entre em Contato conosco: telefone tal.... se possivel, ate entre em contato com algum advogado para verificar se tal pagina pode.


    Em momento algum coloque mensagem dizendo que o cara ta devendo e por isso a internet esta cortada! Você pode arrumar pra cabeça, o tal do "nó-cego" é doutorado em direitos do consumidor!
    Coloque mensagem do tipo "Não foi possível fazer a sua autenticação em nosso sistema! Favor entrar em contato com nosso suporte técnico" Ai quando o cidadão ligar você explica a situação, em uma segunda vez que o cara deparar com a mesma tela ele vai saber qual é o problema!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo
    nao sei como fazer isso no MK...
    mas olha, deixa eu te dar uma dica:
    mto cuidado com o q ira escrever nessa pagina de corte
    isso pode te gerar um problemao...

    visto que, na lei:
    "Art. 42º Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
    Parágrafo único O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável." (Lei 8.078/90, CDC).

    ou seja: colocar essa pagina na restricao, pode ser considerada como constragimento.
    vamos supor que o cliente esteja com visita ou algum fornecedor, e ele abre essa pagina.. e ta la o aviso...
    ele podera entrar ja justica contra vc por uma serie de coisas...


    meu conselho: coloque uma pagina, mas tome cuidado com o que sera dito, algo como: Entre em Contato conosco: telefone tal.... se possivel, ate entre em contato com algum advogado para verificar se tal pagina pode.

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Em momento algum coloque mensagem dizendo que o cara ta devendo e por isso a internet esta cortada! Você pode arrumar pra cabeça, o tal do "nó-cego" é doutorado em direitos do consumidor!
    Coloque mensagem do tipo "Não foi possível fazer a sua autenticação em nosso sistema! Favor entrar em contato com nosso suporte técnico" Ai quando o cidadão ligar você explica a situação, em uma segunda vez que o cara deparar com a mesma tela ele vai saber qual é o problema!
    Terminou de completar o q eu queria dizer...

  7. #7

    Padrão

    A meu ver sua regra está correta, uso essa regra aqui mas ao invez de src.address uso src.Address List na aba avançado do MK e criei uma lista de clientes, e em ip-firewall-address list vc adiciona os endereços ip dos clientes e relaciona a uma lista, deixa todos desativados excetos os que devem ser bloqueados...




    Citação Postado originalmente por Yasawa Ver Post
    Os clientes sao ip estaticos, com access list na torre e NAT com proxy no provedor, tudo em RB's, qual seria essa regra de dstnat? testei uma regra aqui e nao funcionou, tipo

    chain=dstnat, src.address=192.168.1.xxx, protocol=tcp, dst-ports=0-65535
    action dst-nat to addresses=200.200.xxx.xxx, to ports=80


    aonde estou errando?

    obrigado

  8. #8

    Padrão RESOLVIDO

    Pessoal,

    Quero agradecer a ajuda de todos, consegui resolver a situação.
    Minha regra da pagina decorte estava na posição errada, agora acertei a situaçao e funcionou.
    Agora ficou assim:

    1 - regra para nat dos clientes
    2 - regra para pagina de corte
    3 - regra de proxy

    e aproveitei a dica do colega PAPUDF e usei adress list, entao a regra ficou assim:

    chain=dstnat action=dst-nat to-adresses=200.200.200.200 to-ports=80 protocol=tcp src-adress-list=bloqueados dst-port=0-65535

    assim fica mais pratico pois nao tenho q fazer uma regra pra cada cliente, uso apenas uma regra e controlo quem vai pro corte ou nao na adress list.

    lembrando que funcionou pra mim que uso ip estatico no cliente.


    Obrigado a todos

  9. #9

    Padrão Repassa ae prum leigo...

    Citação Postado originalmente por Yasawa Ver Post
    Pessoal,

    Quero agradecer a ajuda de todos, consegui resolver a situação.
    Minha regra da pagina decorte estava na posição errada, agora acertei a situaçao e funcionou.
    Agora ficou assim:

    1 - regra para nat dos clientes
    2 - regra para pagina de corte
    3 - regra de proxy

    e aproveitei a dica do colega PAPUDF e usei adress list, entao a regra ficou assim:

    chain=dstnat action=dst-nat to-adresses=200.200.200.200 to-ports=80 protocol=tcp src-adress-list=bloqueados dst-port=0-65535

    assim fica mais pratico pois nao tenho q fazer uma regra pra cada cliente, uso apenas uma regra e controlo quem vai pro corte ou nao na adress list.

    lembrando que funcionou pra mim que uso ip estatico no cliente.


    Obrigado a todos
    Tenho um server(micro com MKT) e 4 rbs em bridge, o servidor controla banda pela queue e amarro os ips na arp(ips este que coloco fixo no ap do cliente.
    Da pra eu setar uma pagina pra um(alguns) clientes que estao em debito, mas diretamente no meu servidor, sem "mexer" nas rbs ?
    Se "sim" please repasse com detalhes( sou iniciante hehe)
    grato

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Tenho um server(micro com MKT) e 4 rbs em bridge, o servidor controla banda pela queue e amarro os ips na arp(ips este que coloco fixo no ap do cliente.
    Da pra eu setar uma pagina pra um(alguns) clientes que estao em debito, mas diretamente no meu servidor, sem "mexer" nas rbs ?
    Se "sim" please repasse com detalhes( sou iniciante hehe)
    grato


    olha a regra é simples, como utilizo ip fixo nos clientes, e esses ips eu "crio" no simple queue amarro esse ip com o mac do cliente em ip-arp

    chain=dstnat action=dst-nat to-address=200.200.200.100 to-ports=80 protocol=tcp src-address-list=Bloqueados dst-ports=0-65535

    essa regra deve ficar entre o nat e proxy

    qualquer duvida posta ai que, dentro do possivel, tento te ajudar