+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RouterBoard 450G nova, ja chegou 8 bad block

    Comprei uma RouterBoard nova em um fornecedor, ela veio com 8 bad block, entrei em contato com o mesmo ele falou que a quantidade era pequena e que não iria atrapalhar o desepenho, perguntei a ele o que provocaria isso em uma RB nova que nem se quer foi usada, ele falou que poderia ser na hora da instalação do MK ou ja veio de fabrica, recomendou que, mesmo não atrapalhando poderia ser corrigido formatando o nand.
    Se alguem puder me ajudar, gostaria de saber o que seria melhor.

    1 usar a RB e ignorar o bad
    2 corrigir formatando a mesma
    3 Devolver para o fornecedor

    Desde já agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Olá kasatek,

    Também possuo uma RB450G e acho o desempenho dela fantástica. A minha está com 4 bad blocks - também já veio assim de fábrica.
    No meu caso eu estou usando ela há algum tempo e não tenho encontrado nenhum problema por causa desses bad blocks mas é claro que tenho acompanhado pra ver se esse problema esta avançando ou não.

    Eu, particularmente,vou ficar com a minha.
    Um abraço...!!!

  3. #3

    Padrão Bad blocks

    No forum internacional mikrotik o pesoal da propia mikrotik diceram que nao tem problemas en cuanto nao for maior que 50 o numero de bad blocks

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kasatek Ver Post
    Comprei uma RouterBoard nova em um fornecedor, ela veio com 8 bad block, entrei em contato com o mesmo ele falou que a quantidade era pequena e que não iria atrapalhar o desepenho, perguntei a ele o que provocaria isso em uma RB nova que nem se quer foi usada, ele falou que poderia ser na hora da instalação do MK ou ja veio de fabrica, recomendou que, mesmo não atrapalhando poderia ser corrigido formatando o nand.
    Se alguem puder me ajudar, gostaria de saber o que seria melhor.

    1 usar a RB e ignorar o bad
    2 corrigir formatando a mesma
    3 Devolver para o fornecedor

    Desde já agradeço a ajuda.

    Eu.. com certeza devolveria... até porque acredito que se eh nova.. precisaria vir 100% OK..

    Mas.. vi em um site que até 100 bad blocks é "aceitável".

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pegasuz Ver Post
    Olá kasatek,

    Também possuo uma RB450G e acho o desempenho dela fantástica. A minha está com 4 bad blocks - também já veio assim de fábrica.
    No meu caso eu estou usando ela há algum tempo e não tenho encontrado nenhum problema por causa desses bad blocks mas é claro que tenho acompanhado pra ver se esse problema esta avançando ou não.

    Eu, particularmente,vou ficar com a minha.
    Um abraço...!!!
    Você sentiu diferença da RB450G para a RB450 ?

  6. #6

    Padrão

    olha colocamos umas dessa 450G aqui e deu pau com 20mb, nem parei pra olhar os bad clock vou ver amanha

    precisamos subistituir por uma 433 e foi embora

  7. #7

    Padrão

    Pessoal, como eu faço para ver se tem bad-block em uma rb ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha colocamos umas dessa 450G aqui e deu pau com 20mb, nem parei pra olhar os bad clock vou ver amanha

    precisamos subistituir por uma 433 e foi embora
    E a 450 não G, deu pau com quanto ?

  9. #9

    Padrão

    O equipamento usado aqui com agente é uma RB 433, gerenciando 160 clientes com 2 repetidoras, sem travamento mas com alto pico de processamento, vou testar agora a 450G pra ver a diferença.
    Última edição por kasatek; 15-07-2009 às 06:14.

  10. #10

    Padrão

    o caminho para verificar os Bad Blocks fica no winbox em system>resources
    Última edição por kasatek; 15-07-2009 às 06:15.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Você sentiu diferença da RB450G para a RB450 ?
    Olá rubensk,

    Não tive a oportunidade de testar uma RB450 'normal'. O que eu fiz foi 'compará-las' através das informações contidas no site da própria Mikrotik.

    Um abraço.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pegasuz Ver Post
    Olá rubensk,

    Não tive a oportunidade de testar uma RB450 'normal'. O que eu fiz foi 'compará-las' através das informações contidas no site da própria Mikrotik.

    Um abraço.
    Os testes de performance que fiz tanto na 450 quanto 450G nem conseguiram terminar, um sintoma que observo em todas as Routerboards (mas não testei a 1000).

    Eu não iria muito pela informação do fabricante não.

  13. #13

    Padrão

    Qual valor estão pagando na RB450G?

    Alguém está usando como concentrador pppoe? quantos clientes?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Qual valor estão pagando na RB450G?

    Alguém está usando como concentrador pppoe? quantos clientes?
    Olá ijr,

    Eu uso com alguns filtros de firewall, marcação de pacotes e autenticação PPPoE. Fiz alguns testes em minha rede substituindo o servidor que uso atualmente pela RB450G. Para minha surpresa o processamento teve picos de 40% (achei baixíssimo). Fiz os testes num momento que haviam poucos usuários on-line (uns 35).

    Outra coisa, antes dos testes atualizei a router para a versão 3.25.
    Um abraço.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, como eu faço para ver se tem bad-block em uma rb ?

    /System - Resources

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pegasuz Ver Post
    Olá ijr,

    Eu uso com alguns filtros de firewall, marcação de pacotes e autenticação PPPoE. Fiz alguns testes em minha rede substituindo o servidor que uso atualmente pela RB450G. Para minha surpresa o processamento teve picos de 40% (achei baixíssimo). Fiz os testes num momento que haviam poucos usuários on-line (uns 35).

    Outra coisa, antes dos testes atualizei a router para a versão 3.25.
    Um abraço.
    Legal, estou pensando em colocar uma dessas para uns 50 clientes e fazer testes com pppoe, caso o resultado seja positvo estarei migrando minha rede toda para pppoe.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Qual valor estão pagando na RB450G?

    Alguém está usando como concentrador pppoe? quantos clientes?

    Eu uso para controlar a rede de meus clientes empresas..

    ou seja.. exatamente como um servidor de internet.. plugo o(s) modem(ns) na rb 450.. e dela parte um cabo para a switch da empresa..

    dae.. faço o que o amigo citou logo depois de sua pergunta... firewall.. queue... marcações... forwards...

    etc..

  18. #18

  19. #19

    Padrão

    Tenho duas RB450 aqui, uma ta gerenciando 90 clientes com banda de 300k e pico de 50 clientes e processamento chega a 40% e ta numa boa aqui, bad a minha veio com 3, uso a 3 meses, só achei q essa 450 precisava de mais memória, uso varios controles no filter e mangle e a memória sempre fica free 8 mb, quase no limite, acabou de me limitar de coloca mais regras, deveria ter uns 64mb.